EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Alivie as dores causadas pelos primeiros dentes no bebê

Posted: 11 Dec 2012 02:03 AM PST

Comportamento choroso e irritadiço, falta de apetite, febre baixa e fezes mais amolecidas normalmente são sinais de que os primeiros dentes do seu bebê estão nascendo. O surgimento da dentição ocorre geralmente quando o pequeno atinge os seis meses de idade, e a erupção na gengiva pode ser bem desconfortável, por conta da dor e coceira. "O incômodo só acontece na primeira dentição, e o bebê sofrerá com as dores sempre que um dente novo estiver nascendo", explica a pediatra Sônia Liston, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Siga as dicas dos especialistas e veja como aliviar as dores dos primeiros dentes do bebê. 

 

Mordedores

Durante esse período, os bebês sentem necessidade de morder mais, para ajudar a rasgar a gengiva. "A coceira também pode fazer com que eles sintam vontade de ficar constantemente mordendo algo", explica a pediatra Sônia Liston, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Por isso, o ideal é comprar mordedores feitos especialmente para essa fase, disponíveis em diferentes cores e tamanhos. "Outra dica é guardar os mordedores na geladeira - sempre muito bem higienizados - pois a temperatura mais baixa ajuda a anestesiar e aliviar a dor."

pote de gel - Foto Getty Images

Gel anestésico

Se a criança estiver sofrendo muito com a dor, é possível fazer uso de géis anestésicos próprios para o bebê. "Após lavar as mãos, aplique um pouco no gel no seu dedo e massageie a gengiva do bebê", explica a pediatra Sônia. "No entanto, lembre-se que o alivio não é duradouro, e quando o efeito do gel passar o bebê pode voltar a reclamar."

mãe massageando a gengiva do bebê - Foto Getty Images

Massagens na gengiva

Se você não quiser comprar o gel, apenas a massagem nas gengivas já proporciona um alívio no incomodo que o bebê está sentindo. "Envolva o seu dedo em uma gaze embebida em soro fisiológico gelado, para potencializar o alívio", explica o pediatra Vanderlei Wilson Szauter, Coordenador do Pronto Socorro de Pediatria do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo. "Lembrando da importância de higienizar as mãos antes de colocá-las na boca da criança, para ele não correr o risco de contrair infecções ou doenças."

dedeira de silicone - Divulgação

Dedeiras de silicone

Muitas mães usam as dedeiras de silicone para higienizar as gengivas do filho após a amamentação, enquanto os dentes ainda não nasceram. "Esses instrumentos também funcionam como ótimos massageadores quando o bebê reclamar, e podem inclusive auxiliar na aplicação do gel", diz o cirurgião dentista Mario Groisman, da Academia Brasileira de Odontologia. 

bebê escovando os dentes - Foto Getty Images

Não deixe de higienizar

A higiene da boca deve ser feita desde os primeiros dias de vida, usando uma gaze umedecida para limpar a região. Quando o bebê começar a comer, deve ser feita uma escovação suave com uma dedeira de silicone. "Se causar desconforto à criança durante o nascimento dos dentes, é possível dispensar a dedeira e usar apenas a gaze umedecida e fervida, como nos primeiros dias", diz o dentista Mario. Após a erupção, quando o pequeno começa a sentir coceira nas gengivas, a recomendação é voltar a utilizar a dedeira, que une higiene e alívio. "Nascendo um numero maior de dentes, comece a passar uma escova macia apenas com água ou com creme dental sem flúor." 

mãe dando papinha para o bebê - Foto Getty Images

Prossiga com a alimentação

É normal que a criança sinta menos fome enquanto os dentes estiverem nascendo, por conta da dor. No entanto, é importante prosseguir com a alimentação para manter o sistema imunológico do bebê forte. "Prefira manter uma alimentação pastosa e em temperatura fria", diz o pediatra Vanderlei. 

pai brincando com o filho - Foto Getty Images

Tire o foco da dor

Se você perceber que o bebê se queixa muito, tente distrai-lo com brincadeiras, além de utilizar os mordedores e massagens. "Manter o bebê ocupado com outras atividades fará com que ele esqueça momentaneamente a dor, cessando as reclamações", diz Sônia Liston.


Saiba como aliviar as dores na coluna com exercícios e alongamento

Posted: 10 Dec 2012 02:39 AM PST



Estou tento um problema um pouco sério com a coluna, pois trabalho muito tempo sentada à frente do computador. Sem um alinhamento correto de poltrona, cotovelo na linha do teclado e monitor na linha dos olhos. E tudo isso me resultou numa lesão na coluna. O médico não me disse bem que lesão era essa, mas todos os sintomas indicam que é hérnia de disco.



Agora trabalho a base de anti-inflamatórios e analgésicos a espera de uma melhor avaliação do médico para o meu tratamento.

Acredito que esse seja o problema de muitos que trabalham sentados, principalmente no computador. Pensando nisso, vou citar alguns exercícios e alongamentos que você pode fazer mesmo sentado, para evitar estas dores e não ficar igual eu. Claro que nenhum exercício substitui a caminha, a flexão (ajuda a fortalecer as costas, o peito, os braços...) e a corrida, mas evita o D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).



Primeiro passo: Sentar-se corretamente

Procure manter uma postura adequada e, se possível, use uma cadeira confortável. Suas costas devem ficar retas, seus ombros devem ficar para trás e o topo do seu monitor deve estar nivelado com os seus olhos. Procure também apoiar seus pulsos de forma que fique uma linha reta entre seu braço e costas da mão – isto ajuda a evitar a síndrome do túnel carpal. Mantenha suas pernas dobradas nos joelhos de modo que seus joelhos fiquem apenas levemente acima da linha da sua cintura. Os pés devem ficar plantados no chão, de preferência apoiado em algum tipo de apoio específico para os pés.



Segundo passo: Exercícios de alongamento

Pescoço: para alongar o pescoço, flexione a cabeça para frente e para trás, de um lado a outro, e vire a cabeça para esquerda e direita. Isto pode ser feito a qualquer momento para diminuir a tensão. Nunca faça movimentos circulares com sua cabeça; isto pode causar danos às juntas do pescoço.

Ombros: Role seus ombros para frente umas 10 vezes e depois repita para trás. Isto ajuda a liberar a tensãos dos seus ombros.

Pulsos: Role seus pulsos regularmente a cada hora. Faça movimento circular em sentido horário 10 vezes, e em seguida repita em sentido anti-horário. Isto ajuda a evitar o L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo ou Tendinite) de pulso.

Tórax: Se você tem tendência a se debruçar na frente do teclado, utilize este exercício para tirar a tensão do tórax. Abra seus braços como se fosse abraçar alguém, gire seus pulsos para que os dedões apontem pra cima e depois pra baixo. Agora tente jogar seus ombros para trás até o máximo possível sem que doa demais (vá devagar!). Este exercício move seu corpo na direção contrária da sua debruçada e você deve sentir um alívio no tórax.

Abdômen: Contraia seus músculos abdominais e glúteos, segure por alguns segundos e em seguida solte. Repita isto várias vezes durante o dia.

Panturrilhas: Enquanto estiver sentado, levante e abaixe seus pés na base dos dedos (como se estivesse usando um salto-alto). Repita até ficar confortavelmente cansado. Repita 10 minutos mais tarde e continue fazendo este exercício durante uma hora. Isto vai exercitar a batata da perna e ajuda a prevenir coágulos sanguíneos de se formarem em suas pernas, comum entre usuários de computador de meia-idade.


Terceiro passo: Dê umas voltas

A cada meia hora, procure dar uma levantada e ande um pouco pela sala – nem que seja só até o bebedouro ou o banheiro. Isto vai ajudar na sua circulação sanguínea nas pernas e braços, eliminando aquela tensão que se dá por ficar muito tempo sentado. Se você puder tirar pausas maiores, dê uma volta maior em torno da quadra e use as escadas (em vez do elevador) para descer. Além de fazer suas pernas voltarem à ativa, você também poderá respirar um pouco de ar fresco.

 Além destes exercícios, uma coisa que tem dado bastante resultado pra mim é a compressa de água quente. Ela ajuda a aliviar a tensão quando está mais aguda. Faça isso com uma bolsa d'água de 15 a 20 minutos. Mas uma coisa muito importante na hora de fazer isso: nunca faça de barriga pra baixo nem deitada de barriga pra cima. Sempre com a coluna reta. Senão não irá adiantar.

Algumas posições para alongar




Ajuda bastante.
Espero ter ajudado. E tomem cuidado com a coluna. Ela é importante ;)

Nenhum comentário: