EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Drenagem linfática não emagrece

Posted: 28 Aug 2011 09:46 PM PDT

http://lindaecheirosa.com/wp-content/uploads/2009/12/drenagem1.jpg

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.

Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.

A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos.

É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação.

Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.

A drenagem linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem.

De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.

É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.

A drenagem linfática não emagrece pois é uma massagem mais superficial, não tem efeito algum sobre a camada de gordura, ela faz com que o paciente sinta que suas medidas diminuiram pois eliminou o inchaço, o líquid que estava acumulado e nada mais".

A drengagem linfática deve ser utilizada como auxiliar no tratamento para emagrecimento e pode diminuir o aspecto da celulite se ele tiver relacionado com a retenção de líquido tornando a pele com aspecto melhor".


Fisiolinks 69

Posted: 28 Aug 2011 09:04 PM PDT



No jogo contra o Flamengo, o técnico do Vasco sofreu um AVC hemorrágico, que deixará sequelas que fará da fisioterapia essencial na sua pronta recuperação. Vamos fazer pensamento positivo pela recuperação do Ricardo Gomes.

No UFC Rio, depois da vitória, o Minotauro falou da importância da fisioterapia em sua recuperação de uma cirurgia de quadril. Mais um ponto positivo para a nossa profissão.

Mas vamos aos Fisiolinks da semana...

Testes ortopédicos para ombro

Pneumonia Aspirativa

O edema

Sindrome da Fadiga Crônica

Aplicações do Ultrasom

Tratamento de Bursite Trocantérica

Ventilação mecânica não invasiva

Profissionais x Sites de compras coletivas

Vitória da ética e da responsabilidade social

Fisioterapia em dores de cintura escapular

Fraturas de Fêmur

Sindrome do desfiladeiro toracico

Artrite x Acupuntura


Próxima semana tem mais.



Acupuntura ajuda no tratamento de problemas respiratórios

Posted: 28 Aug 2011 08:41 PM PDT

Com a chegada do inverno, o clima passa por mudanças, o que faz com que o surgimento de problemas respiratórios apareça com grande incidência, acometendo adultos e crianças com a mesma intensidade. Geralmente estes problemas levam as pessoas a procurarem os pronto-atendimentos ou os médicos especializados para seus tratamentos. Dependendo do caso podemos ter sintomas de uma simples gripe como também de doenças crônicas que, muitas vezes, impedem que seu portador tenha uma vida normal.

Mediante este quadro, atualmente existe um grande número de pessoas que recorrem aos tratamentos alternativos para prevenção, controle e tratamento destas doenças. A acupuntura aparece neste contexto como um eficiente tratamento complementar para afecções que comprometem as vias respiratórias. 

Nestes casos ela pode ter como efeito a redução de secreções, diminuição de irritação nasal, desobstrução das vias aéreas, diminuição da falta de ar e melhora do sistema imunológico minimizando reações alérgicas, agindo tanto nas fases agudas como no controle dos problemas crônicos.

Cada vez mais indicada como técnica terapêutica, a acupuntura vem ganhando espaço na Medicina Ocidental frente à constatação real de sua eficácia: um número cada vez maior de pessoas recorre à acupuntura como alternativa de tratamento. Sabe-se que muitos dos problemas respiratórios podem estar relacionados à parte emocional e é aí também que a acupuntura é um diferencial nestes tratamentos, agindo positivamente nas doenças que apresentam estas características. 

Partindo do conceito de que a saúde depende da harmonia entre o perfeito estado físico e emocional, a acupuntura através de suas técnicas tem como objetivo o reequilíbrio energético do paciente conseguido em geral pela inserção das agulhas nos pontos específicos do corpo situados em canais chamados de meridianos.

O resultado final é que a acupuntura estimula a cura natural do organismo, promovendo o bem-estar físico e emocional, fazendo com que o corpo funcione melhor e de forma mais saudável. Desta forma, a acupuntura pode ser usada no tratamento da tuberculose, sendo uma grande aliada para ajudar no combate a essa doença infecciosa.

Fonte: Minha vida



Não tem Ginastica laboral no seu trabalho? Faça você mesmo!

Posted: 27 Aug 2011 10:59 PM PDT

Ginástica laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

A ginástica laboral visa um pacote de bem estar: físico, psicológico e social para o trabalhador e grandes benefícios para o empregador, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.

Mas se sua empresa ainda não possui este benefício, não se desespere.

Alguns cuidados com a postura, ou a parada de 15 minutos para exercícios simples podem evitar vários danos causados por horas sentado em frente a um computador.

A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

http://todaperfeita.com.br/wp-content/uploads/2010/07/ginastica-laboral.jpg

No caso dos trabalhadores da web, como designers, programadores e redatores, que passam horas trabalhando sentados e basicamente em uma mesma posição de frente para o computador, tendem a desenvolver problemas posturais, visuais ou musculares.

Exercícios que você pode fazer

Vou indicar aqui alguns exercícios para você repetir sozinho em um pequeno espaço e em pouco tempo.

Exercícios de alongamento básicos, como você fazia na escola antes de começar a educação física, são os mais indicados para você realizar sozinho sem a necessidade de um acompanhamento profissional.

1. Antes de se levantar da cadeira para começar o alongamento, repare na forma que você está sentado. É a mais cômoda ou deixa alguma parte de seu corpo mais tensionado do que outras posturas? Desta forma você pode identificar sozinho a razão daquela dorzinha nas costas.

2. Já levantado, vamos começar com um espreguiçar tentando alongar a maior parte do seu corpo, usando braços, costas, pernas e pescoço. Se aparecer um bocejo, não se preocupe, faz parte do relaxamento de seu corpo depois de horas de tensão.

3. Depois de uma boa espreguiçada, comece o alongamento pelos dedos fazendo o exercício do piano, movimentando todos os seus dedos para cima e para baixo. Agora feche o punho com força e depois abra, alongando o máximo possível, umas 10 vezes.

Alongar os punhos também é fácil, basta com uma das mãos segurar o outro punho para baixo (fazendo como um padre dá a mão para ser beijada). Tente forçar o máximo para baixo. Depois force o mesmo pulso ao contrário, agora com a ponta dos dedos para cima, usando a outra mão para intensificar o esforço. Repita com o outro pulso.

Após esse exercício chacoalhe as mãos deixando os dedos e pulsos bem relaxados.

4. Para os braços, entrelace os dedos à frente de seu peito e curve as costas fazendo uma concha. Repita o mesmo exercício entrelaçando os dedos para trás, desta vez expandindo o peito.

5. Um bom exercício para as costas é o de ir enrolando o tronco de forma lenta para baixo, fazendo com que seus dedos das mãos encostem em seu pé. A volta tem de ser feita da mesma forma, desenrolando de forma lenta deixando a cabeça por último.

6. Alongar as pernas é essencial para quem passa horas sentado. Uma forma básica de se fazer isso é esticar a perna direita e inclinar o corpo para o lado esquerdo. A posição final seria como estar agachado, mas com uma das pernas esticada para o lado de seu corpo. Repita o exercício com a outra perna.

Em pé, puxe uma das pernas para trás segurando pelo tornozelo. Repita o exercício com a outra perna e também fazendo o exercício com a perna para frente abraçando o joelho. Cuidado com o equilíbrio nesse exercício. É bom se apoiar em uma parede ou em uma outra pessoa.

7. Por último vamos fazer um exercício para desfazer a tensão do pescoço, lugar que sofre muito com uma posição estática. Faça um círculo (mais aberto possível) com o pescoço inclinando a cabeça para todos os lados. Faça três voltas para cada lado. Tente encostar o queixo em seu peito, alongando assim a parte de trás de seu pescoço.

Repita o exercício levando a cabeça para trás tentando enxergar o máximo de teto atrás de você sem inclinar o tronco. Tente enxergar o máximo de objetos para o lado direito e depois para o lado esquerdo.

Deite a cabeça para o lado do ombro direito e depois para o lado esquerdo. É importante que este exercício seja feito de forma lenta para que você possa sentir seu pescoço alongar. Caso você sinta alguma dor, não force. Se a dor persistir por alguns dias procure um médico. Dores musculares por esforço repetitivo tendem a passar depois de dois dias no máximo. Conheça seu corpo, seus limites e aprenda a respeitá-lo.

Com esses exercícios, durante 15 ou 20 minutos diários, você consegue aliviar a mente, a vista e relaxar um pouco o corpo.

É importante lembrar que ter uma vida ativa, ao menos nos finais de semana, ajuda a combater os efeitos do sedentarismo. Portanto exercite-se sempre que possível e tente se alimentar de maneira adequada e saudável. Bom trabalho.


Nenhum comentário: