EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Newsletter da Saúde


Newsletter da Saúde


Crioterapia em lesões de tecido mole
Posted: 08 Aug 2011 10:43 PM PDT
http://imagemjc.uol.com.br/coluna/pe-no-chao/imagem/189f181e6fbeadc5ed11e51cd6e623d1.jpg

O tratamento com a crioterapia tem como objetivo retirar calor do corpo ou
do local onde está sendo tratado, causando um resfriamento e diminuído a permeabilidade celular.

A nível metabólico, a crioterapia permite uma diminuição significativa do metabolismo, os tecidos resfriados requerem uma quantidade menor de oxigênio para sobreviver, dessa maneira, o frio decresce a hipóxia tecidual, induzindo a um estado de hibernação que diminui a extensão da lesão secundária. Ocorre também, a redução da neuro-condução; da dor por decréscimo na transmissão das fibras de dor, por diminuição da excitabilidade nas terminações livres e também pela liberação de endorfinas .

E possível perceber uma diminuição da atividade enzimática. Observa-se a redução do espasmo muscular de proteção através da diminuição da entrada sensorial; da descarga fusal; como também a redução da produção de histamina e bradicininas, a qual determina o aumento da permeabilidade dos vasos, objetiva-se também uma ação em conseqüência a uma diminuição na velocidade de propagação dos estímulos nociceptivos e proporciona uma vasoconstrição vascular, impedindo o extravasamento plasmático por ocasião dos traumatismos agudos, e reduz a hemorragia através do aumento da adesividade das células endotelias.

As técnicas de aplicação da Crioterapia são: Imersão em água gelada com
cubos de gelos, panquecas de gelo, compressa de gelo e criogel, jatos ou neve carbônica.

Durante o tratamento da crioterapia deve-se tomar alguns cuidados, a seguir
declinados: pacientes com Doença de Raynaud ou doença vasoespástica; hipersensibilidade ao frio; distúrbios cardíacos; comprometimento da circulação local; ter cuidado as aplicações não passar de 50 minutos para não produzir ulcerações; não aplicar em pacientes paralisados ou em coma, pois vão ter perda da sensibilidade. (Rodrigues,1998)

Em suma, o uso da crioterapia nas lesões agudas de tecidos moles é essencial
para uma boa reabilitação no paciente, uma vez que atenua ou cessa os sinais característicos da inflamação aguda, assim como auxilia na regeneração de vasos e tecidos afetados.

Retirados daqui


Posted: 08 Aug 2011 09:16 PM PDT
http://www.brasilescola.com/imagens/odontologia/dentista.jpg

Cuidar da saúde bucal, desde a mastigação até a estética, é a função do profissional formado em Odontologia. A carreira, ainda ligada à imagem do dentista de jaleco branco e dono de seu próprio consultório, assiste a uma mudança de perfil: com a criação de projetos governamentais, o setor público têm atraído cada vez mais profissionais.

O curso intercala disciplinas teóricas com práticas laboratoriais e clínicas. Os conteúdos incluem anatomia humana, biologia celular, patologia, próteses, cirurgia, odontopediatria, entre outros.

Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca, incluindo o câncer bucal, e ensinar a correta higiene bucal.

"Ao final do curso, o aluno deverá ter adquirido sólidos conhecimentos científicos e habilidades técnicas, assim como formação humanística, postura ética, responsabilidade social e consciência de permanente aprendizado, por meio da formação continuada", diz Suzana Orsini Machado de Sousa, vice-diretora da Faculdade de Odontologia da USP.

Mercado - A odontologia abrange 19 especialidades, que incluem desde cirurgia e traumatologia, ortodontia, odontopediatria, até odontologia do trabalho. "Se tivesse que eleger a área mais promissora, destacaria odontologia em saúde coletiva, por ser a que mais cresceu nos últimos anos", afirma Miguel Nobre, presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

O salário inicial varia de acordo com a região do País, e há um projeto para fixar o piso nacional em R$ 1.400. De acordo com o CFO, pesquisa realizada em 2003 aponta que 72% dos cirurgiões-dentistas do país possuem consultório próprio. A concorrência é acirrada: a cada ano, 15 mil novos profissionais são lançados no mercado.

É pra você? - Odontologia pode ser uma boa opção se você é habilidoso com as mãos, gosta de biologia, tem sensibilidade estética, se interessa por melhorar a saúde e auto-estima das pessoas.

O que vem por aí - Novas tecnologias têm influenciado cada vez mais a profissão, e o implante dentário é visto como uma revolução na área. Já existe, por exemplo, uma técnica capaz de fazer "nascer" um novo dente ¿ até então a única alternativa era a prótese. A pesquisa com célula-tronco também abre uma nova perspectiva para a profissão.

Diferencial - Durante o curso, procure participar dos programas e projetos sociais que existam na sua faculdade. Aproveite as chances de praticar e desenvolver a habilidade com as mãos. "Além disso, o aluno pode se dedicar à pesquisa, trabalhando em iniciação científica na área que mais o interessar. Outros estudantes optam por participar de projetos de assistência", diz a professora Suzana, da USP.


Posted: 08 Aug 2011 06:50 PM PDT
É bastante comum que o paciente receba orientação para fazer exercícios com movimentação exagerada e com força excessiva. No entanto, como esses exercícios não são específicos muitas vezes eles reforçam padrões de movimento inadequados. Instruções como "feche os olhos com toda força" ou "faça um sorriso exagerado" não iráo produzir o movimento desejado e com simetria que seria necessário para normalizar a função. O uso de exercícios com esforço máximo faz um recrutamento excessivo das unidades motoras, produzindo padrões que são muito diferentes da expressão facial normal, que é sutil e delicada.
Massagem com movimentos lentos e profundos também é recomendada. Essa massagem possibilita que o músculo continue macio e flexível enquanto diminuindo a contração e encurtamento do músculo.

Algumas dicas importantes:

- Usar óculos escuros para proteger seus olhos de poeira, poluição e quando sair ao sol

- Evitar ficar em lugares enfumaçados

- Não tomar banhos de piscina e mar sem uma proteção para os olhos

- Pingar colírio várias vezes ao dia conforme orientação médica

- Proteger o olho com tampão para dormir – usar um esparadrapo antialérgico (transpore) cortado em tirinhas de mais ou menos 5 cm x 1 cm formando um "X" em cima do olho paralisado.

- Matigar tudo devagar, dos dois lados e com a lingua limpar a cavidade bucal. Não colocar o dedo para retirar o alimento que pode ficar coletado entre os dentes e a gengiva.

- Passar água de um lado para o outro da bochecha durante o banho e quando escovar os dentes. Se vazar pelo lado paralisado então fazer uma pinça com o polegar e o indicador e segurar os lábios.

- Manter seus olhos bem abertos quando mastigar


Posted: 08 Aug 2011 02:30 AM PDT
Antes de iniciar a atividade física na praia, ainda em casa, é importante comer algo leve e saudável. Se você for iniciar a atividade logo após o café da manhã, lembre-se de colocar na mesa uma porção de laticínios (leite, queijo ou iogurte), uma fruta (pode ser suco), pão integral ou uma caneca de cereais. Lembre-se também de se hidratar: tome água antes, durante e depois do exercício físico. No verão perdemos mais líquido, portanto, a reposição também deve ser maior.

A pele também requer muitos cuidados. Vinte minutos antes de sair de casa e se expor ao sol passe protetor solar. Repasse o produto a cada duas horas. Se o esporte permitir, você também deve levar para praia chapéu e óculos escuros.

Frescobol
O frescobol é um esporte tipicamente praiano. Geralmente ele é praticado por dois jogadores e se assemelha bastante ao tênis. O objetivo do jogo é manter a bolinha o máximo de tempo no ar utilizando apenas as raquetes.

É um ótimo exercício cardiovascular pela intensa repetição de movimentos, exige bastante das articulações devido aos movimentos bruscos e trabalha, principalmente, coxas e panturrilhas, bem como os braços e ombros. Uma hora de frescobol consome cerca de 780 calorias.

Futebol
O esporte preferido dos brasileiros também pode ser praticado na beira da praia, seja em uma quadra na areia, quanto em uma rodinha com os amigos. Dependendo da posição na qual você joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Os riscos de lesões são grandes, portanto o exercício é mais indicado para quem não está sedentário. Uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias.

Vôlei
O vôlei também pode ser praticado em uma quadra na areia ou em uma rodinha com os amigos. A atividade aumenta a agilidade e a massa muscular, principalmente das pernas. Uma hora de jogo gasta em torno de 400 calorias.

Futevôlei
O esporte é uma mistura de vôlei e futebol e é muito popular nas praias do Rio de Janeiro, mais precisamente, surgiu nas areias de Copacabana. Como um exercício intenso, o esporte trabalha os músculos da coxa, panturrilha, glúteos, quadríceps e abdome. Em uma hora de jogo gasta-se cerca de 500 calorias.

Taco
Jogar taco também é uma atividade que tem a cara do verão. A brincadeira, que pode parecer de criança, rende uma boa perda de calorias. Com o movimento dos braços, na tacada, e a corrida para buscar a bolinha (que deve ser a mais rápida possível) o jogo se torna um ótimo exercício físico. Cerca de 400 calorias podem ser perdidas em uma hora.

Caminhada
A caminhada é um ótimo exercício para todos os tipos de pessoas. Os horários mais indicados são começo da manhã e final da tarde, quando sol está mais baixo e a praia mais vazia. Além de estar se exercitando você vai poder contemplar as paisagens litorâneas.

Embora não tenha muitas contra indicações, não caminhe se apresentar problemas em joelhos e pés que lhe causem qualquer desconforto. Uma hora de caminhada rápida queima cerca de 300 calorias

Corrida
Correr melhora as condições cardiovasculares e é um ótimo exercício para perder peso rápido. O exercício trabalha, principalmente, os músculos das coxas, pernas e quadril. Em uma hora de corrida, em ritmo moderado, consomem-se aproximadamente 700 calorias.

Yôga
Praticar yôga é por si só um exercício de relaxamento, se for praticado na praia, ao som do barulho das ondas e em meio as belezas naturais, o relaxamento pode ser ainda maior. A yôga ajuda a reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, e melhorar a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão.

Natação
A natação é um dos exercícios mais completos, pois trabalha diversas regiões do corpo. Também é muito importante para a saúde cardiovascular e quando bem praticado é um ótimo jeito de entrar em forma. Como não apresenta impacto, é muito bom para pessoas que estão se recuperando de lesões de membros inferiores. Uma hora de natação, em ritmo moderado, queima aproximadamente 460 calorias.

Surf
É o esporte preferido de quem adora praia. É um excelente exercício cardiovascular, trabalha com todos os grupos musculares, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora, além de ser um esporte praticado diretamente junto à natureza. Em uma hora de surf gasta-se cerca de 600 calorias.




Nenhum comentário: