EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Cuide dos joelhos antes, durante e depois dos exercícios

Posted: 04 Aug 2011 10:51 PM PDT


Embora sejam muito positivos ao organismo de maneira geral, alguns exercícios, quando praticados de maneira incorreta, podem gerar efeitos reversos. E as lesões nos joelhos são um caso comum entre os principais problemas que podem ocorrer nesse sentido.

Em grande parte dos esportes, o joelho é uma das articulações mais solicitadas durante a prática esportiva e, como tem limitações de movimento, fica mais suscetível a lesões. E atletas de todos os níveis estão sujeitos a viver o problema

Por isso é crucial para a saúde dos joelhos realizar sempre um bom alongamento antes de qualquer atividade física e, durante os treinos de musculação, e é bom exercitar a musculatura posterior e inferior das coxas de maneira equivalente. A falta de compensação entre as duas regiões aumenta o risco de lesões.

Qualquer pessoa que pratique exercícios com paradas bruscas, saltos, mudança de direção repentina, flexão e rotação pode lesionar a região.  Confira abaixo 4 práticas que exigem cuidados:

Futebol: a cada seis segundos um jogador faz um movimento inesperado, em geral de rotação, que pode gerar lesões graves, com risco de ser necessária uma cirurgia. Esta prática pede um bom aquecimento muscular para proteger os joelhos.

Corrida: falta de alongamento muscular, calçado inadequado e correr de forma errada são as principais causas de lesões por sobrecarga, geradas por este esporte. É recomendado que o iniciante comece a treinar pela caminhada e vá aumentando o ritmo gradualmente. E lembre-se de fazer uma avaliação com um profissional periodicamente.

Ciclismo: como exige movimento de rotação rápido, que pode sobrecarregar os joelhos. Em geral, as lesões não são sentidas na hora, porque o corpo está aquecido. As aulas de spinning, que viraram atração nas academias, pedem cuidado redobrado, pois a cada vez que o aluno aumenta a carga da bicicleta para forçar o ritmo, aumenta a sobrecarga sobre as articulações.

Tênis: exige muitas paradas bruscas e movimentos repentinos, que podem sobrecarregar e desgastar os joelhos, principalmente em quadras duras. Bom preparo muscular é essencial para protegê-los.

Vale lembrar que, mesmo tomando o máximo de cuidados com aquecimento antes da atividade física, o sobrepeso é outro fator que contribui para as dores nos joelhos. Por isso, manter o corpo em forma e fazer exercícios de fortalecimento colaboram para que esse tipo de problema não ocorra. O calçado também exerce influência importante na saúde dos joelhos de qualquer atleta, especialmente os que praticam atividades de grande carga de força ou alto impacto. Portanto, lembre-se de usar tênis com sistema de amortecimento.

A pessoa que sente dores por mais de três dias, deve consultar um especialista. Assim, evitará que o problema se agrave e que providências mais drásticas, como a cirurgia, se tornem a única alternativa para resolver o caso.

Fonte



Exercícios físicos devem ser prescritos como remédios

Posted: 04 Aug 2011 10:50 PM PDT

Nos últimos anos, os exercícios físicos vêm sendo recomendados para prenevir e combater diversos tipos de doenças, que vão do estresse ao câncer e doenças do coração. Apesar dos benefícios que a atividade física regular oferece a indivíduos de qualquer faixa etária, ultrapassando a dimensão física e biológica, é importante haver uma prescrição cuidadosa, além de acompanhamento e avaliação periódica. De acordo com a personal trainer Simone Diniz, antes de uma pessoa definir o tipo de treinamento físico que pretende adotar, é preciso definir junto a um profissional habilitado o programa mais adequado à sua saúde, capacidade física e, inclusive, levar em conta seus fatores genéticos. "É fundamental levantar o histórico de saúde da pessoa, ponderando sobre eventuais lesões que já tenha sofrido, doenças existentes, fatores de risco e, por fim, com que objetivo ela precisa de um programa de treinamento físico".

Simone alerta que o mesmo 'remédio' pode servir para um e não servir para outro. "Um treinamento envolvendo caminhada para um idoso sedentário certamente trará benefícios para sua aptidão cardiovascular, mas não trará melhoras para um indivíduo já condicionado para esse tipo de exercício, que necessitará de uma intensidade maior, característica de um trote ou corrida. Considerando esse mesmo idoso, será que a caminhada será suficiente para reverter perda de massa muscular (sarcopenia), ou perda de flexibilidade?". A personal trainer garante que é necessário que o treino seja diversificado de forma a atender os diversos componentes da aptidão física para a saúde, como a condição cardiovascular, força muscular, flexibilidade e composição corporal. "Hoje em dia, o trabalho de um personal trainer tem de estar totalmente inserido em um contexto multidisciplinar, já que a 'prescrição' de exercícios deve estar alinhada com médicos e fisioterapeutas que eventualmente acompanhem o paciente". Na opinião do médico ortopedista Lafayette Lage, especialista em medicina esportiva e quadril, "nenhuma pessoa sedentária, desacostumada a manter um ritmo de exercícios constantes para fortalecer a musculatura, deve retormar as atividades sem consultar um médico. Além do preparo físico, sua capacidade cardio-respiratória será checada e ele receberá orientações sobre como aquecer a musculatura dos membros mais exigidos no treinamento físico que pretende praticar". Lage diz que grande parte das lesões de quadril e joelho se agravam após esforços intensos por parte de atletas 'de ocasião'.

"O risco é ainda maior quando acreditam que a dor intensa que sentem no dia seguinte se deve apenas à falta de hábito ou ao fato de estarem 'enferrujados'. A essa altura, já pode ter havido algum deslocamento ou comprometimento mais grave que está sendo negligenciado e precisa de cuidados urgentes. A decisão de praticar exercícios nunca deve ser tomada de uma hora para outra".

Fontes: Treinototal.com.br



Tratamento de Bursite Trocantérica

Posted: 04 Aug 2011 09:40 PM PDT

1. Fase aguda

Para Petit (2001) compreende os cinco a sete primeiros dias, durante os quais o tratamento será basicamente antiinflamatório. Estará indicado o repouso relativo, pelo que se pedirá ao paciente que reduza sua atividade e permaneça mais tempo no leito. Somente em casos mais agudos se aconselhará que utilize uma bengala para reduzir o peso sobre a articulação.

Será utilizada a eletroterapia de alta freqüência (microondas e ondas curtas) por ser de maior penetração, já que certas bursites se localizam profundamente. Além de ultra-som pulsátil em baixas doses. Sudek (1993) sugere no caso da bursite trocanteriana a utilização de crioterapia.

 

2. Fase crônica

Esta fase se inicia quando diminui a dor aguda (geralmente após uma semana) e termina com a total remissão do processo agudo. Serão mantidas as mesmas condutas antiinflamatórias da fase aguda até se completarem duas semanas de tratamento. Em caso de haver limitação articular (o que nem sempre ocorre) deve-se iniciar as mobilizações passivas.

Nos casos de bursite trocanteriana Petit (2001) sugere o alongamento dos tecidos, que por ventura apresentam contratura, como o músculo extensor da grande fáscia e iliotibial, assim como exercícios para aumentar a força dos abdutores do quadril massagem profunda para aumentar a flexibilidade da banda iliotibial. A correção do mau alinhamento com órtese para corrigir diferenças de comprimento dos membros inferiores ou falhas do mecanismo da marcha e dos erros de treinamento (superfície da corrida) costumam dar bons resultados.

Nos demais casos se houver uma diminuição da força muscular, o que ocorre sempre nos processos crônicos, deve-se iniciar a tonificação com exercícios resistidos e de facilitação neuroproprioceptiva.

Thompson (1994) refere que a aspiração onde a bursa constitui um problema pode ser uma boa solução, sendo que uma injeção de cortisona pode ser aplicada para reduzir a inflamação.



O histórico da Ginastica Laboral

Posted: 04 Aug 2011 02:31 AM PDT

O primeiro vestígio desta idéia vem da Polônia, datado de 1925 com o nome "Ginástica de Pausa". Anos depois, surgiu na Holanda e na Rússia. Na década de 60, atingiu outros países da Europa e principalmente o Japão, onde ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da GLC - Ginástica Laboral Compensatória. No Brasil, a semente brotou em 1973, na escola de educação Feevale com um projeto de Educação Física Compensatória e Recreação no qual a escola estabelecia uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas (MARCHESINI, 2001).

Foi também por volta de 30 anos atrás que um jovem médico americano tentava fazer entender a classe médica que corridas radicais previnem os males da vida sedentária (problemas cardíacos, obesidade, entre outros). Keneth Cooper entende ter trazido para a medicina o conceito de exercício que dá saúde e alegria às pessoa (MARCHESINI, 2002).

A ginástica laboral está suprindo, ao menos em partes, esta necessidade de um "espaço de liberdade", de uma quebra de ritmo, na rigidez e na monotonia do trabalho. Além disto, a organização do trabalho ataca primeiro e maciçamente a vida mental dos indivíduos. O desgaste neste aspecto é bem maior devido a todo o esforço para manter-se sob controle. Assim ao começarem a participar da ginástica, os trabalhadores descobrem que é um momento, talvez o único do dia. Onde podem ser eles mesmos de forma integrada, expandindo o corpo, a mente e o espírito. É possível, então, relaxar e abrir mão do autocontrole, livres de risco de acidentes, erros e tensão decorrentes. Podem sair das posturas automatizadas, conversar com seus colegas e desligar das pressões aliviando o stress. A ginástica laboral preenche também uma carência de atenção e valorização das pessoas, sendo percebida como uma diferença da empresa para com elas e um sinal de humanização do ambiente de trabalho.Hoje parece dispensável relacionar atividade física e promoção de saúde.

Recentemente, essa modalidade assistiu a um desenvolvimento no Japão, onde, desde 1928, os funcionários dos correios freqüentam sessões de ginástica diariamente.

No Brasil, a ginástica laboral chegou por meio de executivos nipônicos e, após várias experiências, começou a ser retomada na década de 1980, ressurgindo com força total na década de 90. A partir desta fase, foi enfatizada a qualidade de vida e no trabalho, condenando-se o estresse e as lesões causadas pelo trabalho repetitivo como o Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Fonte


Elimine as dores do Ciático

Posted: 03 Aug 2011 10:59 PM PDT


Engana-se quem pensa que as temidas dores no nervo ciático são sintomas de velhice. Há algum tempo, isso era mesmo verdade. Mas hoje em dia cada vez mais jovens sofrem com a dolorida irritação desse nervo. E isso graças, em grande parte, aos maus hábitos rotineiros, como uma postura incorreta e a prática de esportes de maneira inadequada (sem um aquecimento prévio, por exemplo).

"Entre os motivos que levam os jovens a sofrerem com as dores ciáticas estão o hábito de passar muitas horas em uma mesma posição e o sedentarismo generalizado, assim como a sobrecarga física e emocional, que é tão comum hoje em dia", avalia a fisioterapeuta Fernanda Ferrareze, especialista em acupuntura e em RPG. Segundo ela, a incidência do problema, que antes era maior aos 40 anos, hoje se concentra já por volta das 30 primaveras.

O fisioterapeuta Aya Nawa, especializado em shiatsu, explica que a sensação tão indesejada de dor ciática, apesar de bastante comum e normalmente associada aos maus-hábitos posturais, merece uma análise extremamente cuidadosa, já que pode representar problemas mais sérios. "Muitas vezes, o desconforto é um caso de lombalgia (dor na região lombar), que pode estar acompanhada de inflamação ou outra anormalidade relacionada ao nervo ciático, que passa nessa região", diz ele.

No entanto, a reclamação pode representar também um caso de hérnia de disco, o que requer o cuidado de um médico tradicional, já que pode ser necessário até mesmo passar por uma cirurgia corretiva.

A sensação da dor ciática pode ser de formigamento na perna, associado a dores que lembram facadas na região lombar. Ela percorre os membros inferiores e pode se manifestar apenas em uma, como acontece na maioria das vezes, ou em ambas as pernas. É uma dor bastante chata, descrita por quem a sente como "um formigamento pulsante que irradia até o pé".

Fonte


Nenhum comentário: