EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Como aliviar a dor da artrose

Posted: 18 Aug 2011 10:20 PM PDT

A osteoartrite ou artrose (artrite degenerativa, doença degenerativa das articulações), é uma perturbação crónica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso adjacente, que pode causar dor articular e rigidez.

Agricultura Biológica Pode aliviar a dor provocada por esta condição física, usando três campos diferentes, a nutrição, a suplementação e o exercício, que funcionam em sinergia, ou seja, quanto mais fizer, melhor para si.

Nutrição
A artrose é uma doença inflamatória, e por isso deve procurar comer alimentos que ajudem a reduzir a inflamação, e evitar os que agravam essa inflamação.

A dieta mediterrânica (rica em vegetais, e com quantidade moderada cereais integrais, de nozes, sementes e peixes) é óptima para reduzir a inflamação, mas, no geral, deve evitar alimentos processados e obter boas quantidades de ómega-3 (ácidos gordos saudáveis presentes no peixe e óleo de linhaça). Coma também regularmente bróculos e espinafres, que são ricos em antioxidantes, e ajudam a aliviar a inflamação.

Suplementação
Ainda que toma anti-inflamatórios não esteróides, para aliviar a dor, a sua cartilagem vai continuar a degenerar, por isso, deve tomar suplementação para recuperar a cartilagem, aliviar a dor e diminuir a inflamação.

A glucosamina e a condroitina são duas substâncias naturais presentes na cartillagem, e a investigação afirma que são dos melhores suplementos no tratamento da osteoartrite. Tome entre 1500mg e 3000mg de glucosamina por dia e entre 800mg a 1200mg de sulfato de condroitina. Tome também cerca de 2000 UI de Vitamina D, uma vez, que alguns estudos concluíram que doses baixas de vitamina D, estão associadas ao desenvolvimento da osteoartrite.

Exercício
A actividade física vai fortalecer os músculos que suportam as articulações afectadas. O exercício regular também mantém a sua mobilidade e ajuda a evitar o ganho de peso (que acaba por agravar a osteoartrite).

Faça algum exercício fácil para as suas articulações, como caminhada, natação, ioga ou chi kung. No entanto obtenha sempre a aprovação do seu médico para o exercío que vai praticar.

Aliviar as dores e recuperar alguma qualidade de vida é possível, faça o que conseguir destes conselhos e se quiser, comente neste artigo a sua experiência.


Virus é a principal causa da Paralisa Facial

Posted: 18 Aug 2011 01:57 AM PDT

A paralisia facial periférica, transtorno que afeta o movimento principalmente da boca e do olho de um lado do rosto, é uma doença que assusta. Apesar de ser benéfica, pode ser facilmente confundida com o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

?A paralisia facial é o comprometimento do sétimo par de nervos cranianos, que são responsáveis pela mímica do rosto?, explica o professor de Neurologia da Faculdade de Medicina do ABC, Rubens Wajnsztejn. É uma doença muito comum, que pode afetar crianças, jovens e adultos.

Na maioria das vezes, identifica-se pela dificuldade de fechar o olho do lado afetado, de fazer movimentos com a boca, como falar, comer e beber, e de franzir a testa. Já nos casos de derrame, há um desvio da boca para o lado, mas o olho e a testa permanecem normais. A instalação da paralisia normalmente é súbita, mas com o passar do tempo apresenta melhora, podendo levar alguns meses para a total recuperação.

Segundo o neurologista, o principal causador da doença é um vírus. ?Antigamente falava-se que o responsável por esse transtorno era um golpe de ar, quando a pessoa troca repentinamente de ambiente que apresentam grande diferença de temperatura, mas estudos mostram que a principal causa é viral?, esclarece. Apesar de muitas pessoas acreditarem que o golpe de ar é um mito, o médico afirma que esta causa ainda não foi totalmente descartada pela ciência.

?Este vírus é comum e provavelmente muitos de nós já entramos em contado com ele, assim como tantos outros. O que acontece é que algumas pessoas apresentam uma predisposição genética para contraí-lo, além de uma resistência diminuída do sistema imunológico?, diz Wajnsztejn. Entretanto, trauma na face, infecção no nervo facial por bactéria e infecção no ouvido também podem causar a paralisia.

De acordo com o médico, um dos tratamentos recomendados é com antiinflamatórios derivados da cortisona, principalmente para os casos em que a doença ainda está na fase aguda. Alguns especialistas não gostam de usar esses medicamentos, mas a verdade é que o resultado final é o mesmo, a cortisona só vai acelerar a melhora, completa. Devido a dificuldade de piscar, também é receitado um colírio para a proteção da córnea.

O paciente também deve realizar alguns exercícios nos locais afetados, uma espécie de fisioterapia para estimular os músculos e os nervos. ?São mais recomendados estímulos naturais, como massagens. Alguns tratamentos com estímulos elétricos podem ter feitos colaterais, como espasmos, conclui. Na maioria dos casos, depois da recuperação, o paciente não apresenta seqüelas, mas o risco existe.


Prevenindo dores na coluna no trabalho

Posted: 17 Aug 2011 11:15 PM PDT

Trabalhar torto sobre um computador, com as costas arqueadas, é a principal razão pela qual quatro em cinco pessoas ficam com dor nas costas em algum momento de suas vidas.

bad ergonomics Trabalhe sem dor nas costas

  • CABEÇA ERGUIDA

Concentre-se no alinhamento da cabeça e pescoço bem acima de seus ombros e evite esticar para a frente.

  • MOUSE PERTO

Idealmente, ele deve ser colocado junto ao seu teclado para que, ao clicar, você não estique ou torça seu ombro, braço e pulso.

  • CADEIRA ADEQUADA

Escolha uma cadeira que permita que sua parte inferior das costas descanse em um suporte lombar. Não esqueça de inclinar o encosto de forma que fique ligeiramente inclinada. Sem exageros.

  • RESPIRE

Em cada inspiração, imagine que está levando seu umbigo em direção à sua coluna. Dessa forma, você envolve os músculos responsáveis pelo apoio da parte superior do corpo.

  • SENTE-SE CORRETAMENTE

Seu tronco deve estar a cerca de um braço de distância do monitor, que deve estar 5 centímetros acima do nível do olho.

  • POSIÇÃO DOS PÉS

Mantenha seus pés no chão e afastados na largura dos ombros para tirar a tensão dos joelhos e tornozelos.

  • INTERVALOS

Levantar-se pelo menos uma vez a cada hora para ir ao banheiro ou apenas dar uma voltinha reduz a pressão sobre os discos espinhais e aumenta a circulação. Resultado: você vai ser mais ágil e menos estressado.

  • MELHOR ÂNGULO

Mantenha a posição dos joelhos em 90 graus, diretamente sobre os tornozelos, mantendo a sua coluna confortavelmente ereta.

  • ESTIQUE OS OMBROS

Aperte seus ombros para trás e para baixo, massageando-os. Imagine que você está equilibrando um prato em sua cabeça, e você não quer deixar cair.

  • ENXERGUE A TELA

Inclinar-se para frente para alcançar o teclado ou enxergar a tela é especialmente comum quando se usa um laptop. Uma maneira de resolver o problema: conecte um monitor e um teclado separado ou mantenha o laptop a no máximo um braço de distância.

  • NÃO CRUZE AS PERNAS

Sentar de pernas cruzadas torna difícil manter a coluna reta e os ombros alinhados, correndo o risco de sobrecarregar os músculos da perna, interromper o fluxo sanguíneo e causando varizes. Então, relaxe e não cruze as pernas.

  • POSIÇÃO DO TELEFONE
É normal atender o telefone e falar colocando-o entre a orelha e o ombro. Mas saiba: isso é um terror para o seu pescoço. Use um fone de ouvido ou viva-voz para qualquer conversa que dure mais de cinco minutos.


Nenhum comentário: