EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sábado, 20 de agosto de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Prevenindo a celulite

Posted: 19 Aug 2011 10:09 PM PDT

A celulite, mais conhecia como «pele casca de laranja», não é uma patologia se considerarmos que não existe mortalidade a ela associada. É, no entanto, alvo de grande preocupação em termos estéticos e provoca em muitas mulheres problemas de auto-estima, mal-estar e até vergonha, que podem evoluir para estados depressivos. Apesar de não haver uma cura definitiva para este problema, que tantas dores de cabeça dá à grande maioria das mulheres, o melhor remédio, se assim se pode chamar, ainda é a prevenção. E, em casos extremos, consultar o médico.

A celulite pode aparecer em qualquer zona do corpo que tenha tecido adiposo. Porém, há locais mais susceptíveis como a parte externa das coxas e as nádegas. Pode ainda aparecer nos seios, na parte inferior do abdómen, na parte superior do braço e na zona da nuca. Esta distribuição da celulite coincide com o padrão de deposição do tecido adiposo nas mulheres. Nos homens, obviamente, o padrão é diferente. Não é um factor necessariamente ligado à obesidade e, de facto, muitas pessoas magras têm celulite. No entanto, uma alimentação inadequada e desequilibrada pode funcionar como catalisador do seu aparecimento.

Esta alteração do tecido adiposo afecta 85 a 98 por cento das mulheres após a puberdade. Atinge todas as raças, mas é mais comum nas caucasianas do que nas asiáticas. É raro observar-se nos homens, mas verifica-se uma grande incidência, e curiosamente de forma mais severa, em homens com deficiências em androgénios (hormonas sexuais masculinas), como os que são portadores da síndroma de Klinefelter, hipogonadismo, situações de castração, e em pacientes que fazem terapia com estrogénio, para o cancro da próstata. Desta forma, existe aparentemente uma componente genética e hormonal na origem da celulite.

Por isso, em casos de difícil solução é bom falar com o médico de família que pode analisar a celulite e encaminhar para algum médico de especialidade. Casos há que o dermatologista pode resolver, mas há situação em que é necessária a intervenção de um cardiologista ou nutricionista. As causas da celulite podem ser tantas que o conselho médico é sempre precioso.

De acordo com os trabalhos desenvolvidos neste campo, existem quatro hipóteses para explicar a fisiologia da celulite. São elas o dimorfismo sexual na arquitectura da pele, homens e mulheres apresentam, entre outras, diferenças na forma como os tecidos se organizam e diferenças na distribuição dos tecidos no corpo; a ocorrência de alterações no tecido conjuntivo que levam ao aparecimento da celulite; mudanças vasculares e factores inflamatórios.

Apesar de ser um assunto de máxima relevância, já que afecta a maior parte das mulheres, não houve, nos últimos 30 anos, grande desenvolvimento de trabalhos médico-científicos. Ainda que não seja considerada uma verdadeira patologia, já que não representa perigo de vida, este problema tem sido seguido, recentemente, de uma forma mais atenta. Cientistas e médicos trabalham, agora, em conjunto para desenvolver soluções e métodos para atenuar factores e efeitos de uma situação para a qual não existe ainda um tratamento efectivo.

As modalidades de tratamento compreendem a atenuação dos factores agravantes (factores inflamatórios ou hormonais) métodos físicos ou mecânicos (drenagem linfática, uso de aparelhos com corrente eléctrica, endermologia) agentes farmacológicos (mesoterapia, aplicação externa de cremes anti-celulíticos) e tratamento à base de laser.

Considera-se, no entanto, que uma alimentação equilibrada e um estilo de vida, fisicamente, mais activo são as melhores maneiras de controlar o aparecimento da celulite.


Atenção farmacêutica ao portador de asma persistente: avaliação da aderência ao tratamento e da técnica de utilização dos medicamentos inalatórios

Posted: 19 Aug 2011 04:29 AM PDT

A asma é uma doença inflamatória crônica com alta prevalência mundial e elevado índice de morbidade, causando ônus ao paciente e a seus familiares.(1) Um importante aspecto observado na asma, assim como em outras doenças crônicas, é o seguimento incorreto ou o abandono do tratamento prescrito.(2,3)

A não aderência à prescrição médica indicada constitui uma das mais importantes causas de insucesso da terapêutica.(4) O baixo índice de aderência do asmático ao tratamento preconizado tem sido frequentemente documentado na literatura médica, visto que apenas metade dos pacientes asmáticos utiliza, de fato, a medicação prescrita.(5,6)

É importante ressaltar que esse baixo índice de aderência pode estar ligado a diversos fatores, tais como dificuldade de administração dos medicamentos,(7,8) benefício não satisfatório obtido pela utilização do medicamento, risco de efeito adverso,(7) duração prolongada do tratamento, uso de múltiplos medicamentos e períodos de remissão dos sintomas.(9)

A administração de medicamentos inalatórios é um componente fundamental no tratamento clínico de pacientes com doença pulmonar. O uso de inaladores permite o alcance seletivo dos pulmões, elevando a concentração do fármaco nas vias aéreas e reduzindo os efeitos adversos sistêmicos.(10,11) A eficácia do medicamento inalatório não depende somente da formulação e do tipo de dispositivo, mas também da habilidade, por parte do paciente, em realizar corretamente a técnica inalatória.(12)

O profissional farmacêutico tem contribuído de forma importante no seguimento de pacientes que possuem asma persistente.(13) A literatura demonstra os benefícios de programas educacionais, conduzidos pelo profissional farmacêutico ao paciente asmático, que resultam em melhor aderência ao tratamento medicamentoso, promovem a correta utilização dos medicamentos inalatórios, detectam problemas relacionados aos medicamentos, melhoram a qualidade de vida do paciente e reduzem o número de visitas aos serviços de emergência, assim como o de hospitalizações, por exacerbações de asma.(13,14)

O objetivo deste estudo foi avaliar a aderência ao tratamento medicamentoso e a evolução na técnica de utilização de dispositivos inalatórios em pacientes asmáticos submetidos ao processo de atenção farmacêutica, focado na orientação correta do uso dos medicamentos prescritos.

Continue lendo esse artigo


Evitando a hérnia de disco

Posted: 19 Aug 2011 02:15 AM PDT

Segue uma série de movimentos que não devem ser feitos.

Esses movimentos podem agravar uma hérnia de disco ou causar dores em coluna:






Nenhum comentário: