EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Notícias da Educação Física - Psicomotricidade na infância


Notícias da Educação Física


Posted: 18 Jul 2012 03:03 AM PDT
Selecionamos aqui as modalidades que mais estão fazendo sucesso nas academias e explicamos o que cada uma delas faz pela sua saúde, bem estar e auto-estima. Confira.
Mulheres A mulherada é que mais corre para as academias quando as temperaturas começam a se elevar. Os exercícios mais buscados por elas são os aeróbicos.
Os campeões das academias:
Power jump – A modalidade proporciona condicionamento físico, alto gasto calórico e melhora da postura utilizando um mini-trampolim. Cerca de 60 minutos de diversão gastam em torno de 700 calorias, além de tonificar os membros inferiores e melhorar a contração abdominal, as habilidades motoras e a condição cardiovascular.  As músicas são explosivas e as coreografias simples de serem desenvolvidas.
RPM – Também chamada de bike in door, a modalidade mistura música e trajetos imaginários em cima de uma bicicleta ergométrica. O professor motiva o grupo e conduz os alunos a subidas lentas, pequenos tiros e giros de recuperação. O exercício gasta em torno de 700 calorias em 45 minutos. Porém, o emagrecimento não é a única vantagem deste exercício, a pedalada também rende maior disposição física, ganho considerável na força e é um ótimo exercício cardiovascular.
Boxe feminino – Nesta aula só entram mulheres. Os professores preocupam-se muito mais em ensinar a técnica e colocar a mulherada em forma, do que com o contato físico – que muitas vezes pode machucar. As mulheres estão aderindo ao boxe graças à grande perda de calorias que a luta proporciona. Só no aquecimento - que envolve pular corda, corrida, abdominais e flexões, a perda de calorias é gigantesca. Uma hora de treino queima cerca de 500 calorias, além de tonificar músculos e ajudar na flexibilidade e nos reflexos.
Homens Homens não costumam entrar nas modinhas e nem variar muito as modalidades na academia. Eles quase sempre têm preferência pela musculação. Eles também frequentam aulas de lutas, onde os homens predominam.
Os campeões das academias:
Boxe – Diferente da aula das mulheres, os homens preferem aprender a lutar de verdade. Mas os benefícios são os mesmos do boxe feminino. O aquecimento também é o momento mais puxado da aula, o que ajuda a fazer sumir as indesejáveis gordurinhas. É bom lembrar que a luta não é sinônimo de violência, um bom professor vai saber ensinar a técnina e conduzir a aula sem que ninguém se mechuque com gravidade.
Taekwondo – A arte marcial é de origem coreana, mas já ganhou adeptos pelo mundo inteiro. Em coreano, o significado do nome da luta quer dizer: caminho dos pés e das mãos através da mente. Como em outras artes marciais, o treinamento não é apenas físico, mas também mental. O taekwondo, além de desenvolver a concentração e disciplina, é um grande aliado da força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e resistência. O que a difere de outras lutas são, principalmente, os chutes.
Muay Thai – Também conhecido como Boxe Tailandês, a luta ajuda na auto defesa, flexibilidade, agilidade e auto-confiança. A arte utiliza socos, chutes, cotoveladas e joelhadas e é considerada a luta mais completa do mundo.

Terceira idade As pessoas mais velhas não buscam tanto a perfeição da aparência física, mas sim qualidade de vida. Os idosos, muitas vezes, não podem fazer esforços excessivos, mas ficar parado é ainda pior. O ideal, segundo Nilo, é que a terceira idade exercite-se para não deixar de fazer suas tarefas diárias com facilidade. "Depois de uma certa idade até levantar da cama fica difícil", exemplifica. Por isso a atividade física é tão importante para que os idosos continuem ativos e de bem com a vida.
Os campeões das academias:
Pilates - O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Jopeph Pilates, no início da década de 1920, e tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. O foco da modalidade é a promoção da saúde como um todo, com exercícios que trazem melhora da postura e, inclusive, alívio de dores na coluna pelo fortalecimento abdominal, com consideráveis ganhos na qualidade de vida do praticante. Além disso, quem pratica fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.
Ritmos – São aulas de dança que envolvem pouca técnica, ninguém vai sair dançarino de uma aula de ritmos. A finalidade do exercício é se movimentar e divertir com passos de dança que podem ser acompanhados por todos na aula. Geralmente, o professor faz a coreografia e os alunos imitam.
Treinamento funcional – Este exercício representa uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros) e é ideal para os idosos que estão sentindo dificuldades de locomoção no cotidiano.


Posted: 18 Jul 2012 02:43 AM PDT

O estudo da psicomotricidade é recente. Ainda no início deste século, abordava-se o assunto apenas de forma excepcional. Numa primeira fase, a pesquisa fixou-se, sobretudo no desenvolvimento motor da criança. Depois estudou a relação entre o atraso no desenvolvimento motor e o atraso intelectual. Seguiram-se estudos sobre o desenvolvimento da habilidade manual e aptidões motoras em função da idade.
Mais recentemente, as pesquisas direcionando-se para a ligação com a lateralidade, a estruturação espacial, a orientação temporal e as dificuldades escolares, enfatizando a necessidade de que se tome consciência das relações existentes entre o gesto e a afetividade como, por exemplo, a diferença entre o caminhar de uma criança segura de si mesma e o de uma criança tímida.

Estudiosos e resultados

 criança abraçando árvore
Os estudiosos defendem que o tônus e a motricidade - a força que dá movimento - trazem com seu desenvolvimento os primeiros delineamentos de reações emocionais e afetivas, o que contribui para a organização progressiva do conhecimento.
O componente tônico tem papel fundamental na organização da personalidade, pois as modificações do tônus e das atitudes têm relação com as modificações da sensibilidade afetiva. Entre as duas, existe reciprocidade de ação imediata.
Piaget considera esta reciprocidade válida para o aspecto figurativo do pensamento. Ele acredita que em toda ação, o motor e o energético são de natureza afetiva (necessidade e satisfação), ao passo que a estrutura é de natureza cognitiva (os esquemas enquanto organização sensorial-motora). Assimilar um objeto a um esquema representa atender a uma satisfação de uma necessidade e concender uma estruturação cognitiva à ação. As vivências (ações) modelam a sociabilidade e a personalidade do ser humano, na medida em que esta última é fruto da troca de experiências.

Educação e psicomotricidade

 Crianças em atividade
A educação psicomotora tem o papel de promover uma formação de base indispensável a toda criança que responde a uma dupla finalidade: assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, por meio do intercâmbio com o ambiente humano.
É possível, por uma ação educativa a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecer o início da formação de sua imagem corporal, o núcleo da personalidade. Além do mais, é um meio prático de ajudar a criança a dispor de uma imagem do "corpo operatório", a partir da qual poderá exercer sua autonomia. Esta conquista passa por vários estágios de equilíbrio que correspondem aos estágios da evolução psicomotora.
Dessa forma, se define psicomotricidade como sendo uma ciência que tem por objeto de estudo o homem, de seu corpo em movimento e nas relações com seu mundo interno e externo. A educação pelo movimento com atuação sobre o intelecto acontece na relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas. Como o comportamento físico de uma criança expressa suas dificuldades intelectuais e emocionais, pode-se dizer que a psicomotricidade é a ciência do corpo e da mente. Ao ver o corpo da criança em movimento, percebe-se a ação dos braços, pernas e músculos iniciada pela mente e motivada pela vontade de atingir algo e pelo desejo de se expressar, tornando consciente os movimentos do corpo. A psicomotricidade integra várias técnicas com as quais se podem trabalhar todas as partes do corpo, relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência, enfocando a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo em que coloca em jogo as funções intelectuais.

Conclusões e diretrizes

 crianças felizes
Concluindo, as crianças sempre nos surpreendem por sua espontaneidade, seja correndo, desenhando, brincando ou conversando. Observar uma criança se movimentando é presenciar o aflorar de emoções e de interesses. Seu corpo é um espelho e com a observação, os olhos bem treinados detectam aptidões.
Acredita-se que as pessoas são o seu próprio corpo. O corpo e a mente não são separados; pensar, sentir, agir, imaginar são manifestações do corpo e constituem um processo vital. A psicomotricidade estuda e trabalha os diferentes problemas e habilidades do indivíduo pelos gestos, postura corporal e atitudes. Seu principal objetivo é desenvolver na criança uma melhor organização espacial e temporal, promovendo melhorias no equilíbrio, coordenação e motricidade, bem como integração e conhecimento do próprio corpo, além de trabalhar situações afetivas e emocionais que dizem respeito ao contexto da criança.
Um bom trabalho psicomotor busca dinamizar um caminho onde o "fazer" e o "pensar" sejam considerados possibilidades existenciais e igualmente importantes para a formação do SER, corrigindo distúrbios, ampliando capacidades e buscando mais qualidade de vida.


Posted: 18 Jul 2012 02:25 AM PDT

Um estudo divulgado a poucos dias do início das Olimpíadas diz que a falta de exercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo.

A pesquisa, publicada na revista médica Lancet, estima que um terço dos adultos não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

A inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon, diz o estudo.

Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma pandemia.

Eles afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.

Segundo a equipe de 33 pesquisadores vindos de centros de vários países diferentes, os governos deveriam desenvolver formas de tornar a atividade física mais conveniente, acessível e segura.

Um dos coordenadores da pesquisa é Pedro Hallal da Universidade Federal de Pelotas. "Com as Olimpíadas 2012, esporte e atividade física vão atrair uma tremenda atenção mundial, mas apesar do mundo assistir a competição de atletas de elite de muitos países, a maioria dos espectadores será de sedentários," diz ele.

"O desafio global é claro: tornar a prática de atividades físicas como uma prioridade em todo o mundo para aumentar o nível de saúde e reduzir o risco de doenças".

No entanto, a comparação com o cigarro é contestada por alguns especialistas.

Se o tabagismo e a inatividade matam o mesmo número de pessoas, o número de fumantes é bem menor do que o de sedentários, tornando o tabaco muito mais perigoso.

Para Claire Knight, do Instituto de Pesquisa de Câncer da Grã-Bretanha, "quando se trata de prevenção de câncer, parar de fumar é de longe a coisa mais importante que você pode fazer".

América Latina

Na América Latina e no Caribe, o estudo mostra que o estilo de vida sedentário é responsável por 11,4% de todas as mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon. No Brasil, esse número sobe para 13,2%.

Os países com as populações mais sedentárias da região são Argentina, Brasil e República Dominicana. O com a população menos sedentária é a Guatemala.

A inatividade física na América Latina seria a causa de 7,1% dos casos de doenças cardíacas, 8,7% dos casos de diabetes tipo 2, 12,5% dos casos de câncer de mama e 12,6% dos casos de câncer de cólon.

No Brasil, ela é a causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon.

A doutora I-Min Lee, do Hospital Brigham e da Escola Médica da Universidade de Harvard, que dirigiu o estudo, assinalou que todos esses casos poderiam ter sido prevenidos se a população de cada país e cada região fosse mais fisicamente ativa.

Ela diz que na região das Américas poderiam ser evitadas cerca de 60 mil mortes por doenças coronárias e 14 mil mortes por câncer de cólon.

Desafio global

É recomendado que adultos façam 150 minutos de exercícios moderados, como caminhadas, ciclismo e jardinagem, toda a semana.

O estudo indica que as pessoas que vivem em países com alta renda per capita são as menos ativas. Entre os piores casos está a Grã-Bretanha, onde dois terços da população não se exercitam regularmente.

A presidente da Faculty of Public Health, órgão que formula políticas e normas de saúde pública da Grã-Bretanha, professora Lindsey Davies, diz que "precisamos fazer o possível para que as pessoas cuidem da sua saúde e façam atividade física como parte da vida cotidiana".

"O ambiente em que vivemos tem um papel importante. Por exemplo, pessoas que se sintam inseguras no parque mais próximo vão evitar de usá-lo."


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