EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Benefícios da atividade física para crianças e adolescentes

Posted: 02 Jul 2012 02:40 AM PDT


Vivemos atualmente na era do sedentarismo. A cada dia as pessoas estão diminuindo suas atividades físicas cotidianas e ao mesmo tempo aumentando a ingestão de alimentos calóricos e pouco nutritivos. O impacto não poderia ser diferente: os índices de saúde e qualidade de vida são afetados negativamente. 

A preocupação geral é que esse processo já não tem mais limitações quanto à faixa etária e hoje, já está em evidência entre crianças e adolescentes. Segundo números do IBGE, o sobrepeso vem aumentando ano a ano e hoje atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade, e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos. 

Os números também evidenciam a causa do crescimento de vários problemas que antes eram encontrados apenas na fase adulta como hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol, entre outros. Além desses sintomas fisiológicos, existem alterações comportamentais porque a cobrança pela estética feita pela sociedade começa desde cedo e as crianças que não se encontram dentro dos "padrões" sofrem com algum tipo de preconceito ou até mesmo exclusão do grupo que frequenta.  

Por que o sedentarismo é maior entre crianças e adolescentes?

Ao contrário do que muitos pensam nem sempre a culpa é da genética. Filhos de pais obesos têm 10% de chances de serem obesos, o que prova que a influência hereditária não é tão grande quanto se imaginava. O grande vilão é a "transferência cultural", pois filhos de pais que não fazem atividades físicas e se alimentam mal, tendem a assumir os mesmos hábitos dos pais. 

No passado, para crianças e adolescentes o ano demorava muito para passar. Hoje, o cenário é bem diferente. Tornou-se comum ouvir de crianças e adolescentes a frase "nossa, como o ano passou rápido". Isso acontece porque estes estão cada vez mais atarefados com uma carga horária maior na escola e fazendo cursos diversos. 

Além disso, a era da tecnologia favorece que crianças e adolescentes passem horas do seu dia usando computadores e brincando com videogames. Não se pode descartar também a falta de segurança como outro fator que favorece o sedentarismo. Antes, crianças e adolescentes praticavam atividades físicas na rua por meio de jogos e brincadeiras que foram praticamente extintos. 

O que a ausência de exercício pode trazer para crianças e adolescentes

Diminuição do acervo motor: nessa fase da vida eles estão mais propensos a realizar, assimilar e armazenar em seu sistema nervoso central, novos gestos e movimentos motores que na fase adulta contribuirão muito na realização dos mais variados tipos de atividades físicas ou esportivas; 

Conflitos na socialização: de uma forma geral, a prática esportiva pode unir as pessoas, por isso crianças e adolescentes que não possuem esse hábito podem perder uma grande oportunidade de estreitar laços de amizades e fazer parte de grupos diferentes; 

Aumento do peso: crianças e adolescentes que não praticam nada, provavelmente têm ou terão um impacto negativo no peso corporal, que ocorre pelo acúmulo maior de calorias; 

Desvios posturais: a prática de uma atividade física regular pode evitar anormalidades posturais, além de baixa flexibilidade e pouca força muscular; 

Risco de doenças: 70% das doenças que mais matam no mundo inteiro estão relacionadas ao estilo de vida e são diretamente provocadas pela obesidade.


Oito maneiras de melhorar o seu desempenho na natação

Posted: 02 Jul 2012 01:00 AM PDT

homem segurando na beira da piscina - Foto: Gett Images

Natação é um esporte, mesmo, no inverno, que desperta a prática de muitos usuários. Depois de alguns meses de prática, parece que o treino não exige tanto esforço e você tem vontade de ir além - conseguir dar mais braçadas no nado sem ficar muito ofegante. Com a orientação adequada, é possível modificar o treino de natação para melhorar o rendimento e não deixar o corpo acostumado com a mesma carga de exercício" Veja algumas dicas para mlehorar o seu desempenho:

Treine com frequência
A prática leva à perfeição - e com a atividade física não é diferente. O ideal é fazer um treino de natação de três vezes por semana, no mínimo. Se uma pessoa treina menos do que isso, o corpo fica em um processo de descanso maior do que o necessário e não entra em adaptação. Mesmo que o estímulo do treino seja forte, o seu corpo não se adaptará, pois passará muito tempo sem se exercitar, perdendo desempenho. 

homem nadando tipo peito - Foto: Getty Images

Concentre-se na técnica
A natação é feita de técnica, então de nada adianta querer nadar o mais rápido possível sem levá-la em consideração. A biomecânica do nado é de extrema importância para o rendimento do nadador, ele fará menos força para nadar com a técnica correta. Pensar apenas na velocidade é gastar energia em vão. 

par de nadadeiras na beira da piscina - Foto: Getty Images

Use nadadeiras
Se você quer melhorar a sua postura durante o nado e trabalhar melhor a musculatura, adote o uso de nadadeiras no treino. As nadadeiras proporcionam aumento da flexibilidade do tornozelo, aumento da força na perna por conta da resistência que a nadadeira gera, elevação da frequência cardíaca e melhora da postura e da técnica. No entanto, os especialistas alertam que o uso de nadadeiras deve ser orientado por um profissional adequado, para que não haja o risco de lesões. 

duas mulheres fazendo hidroginástica - Foto: Getty Images

Faça outras atividades
Exercícios como hidroginástica ou corrida na água podem auxiliar aumentar a força para o nado. Praticar outros exercícios na água faz com que o nadador sinta os seus movimentos, explore mais o deslocamento e melhore seu equilíbrio e força explosiva. Fazer musculação ou um treinamento funcional também pode resultar em melhoras no rendimento do nado. 

homem nadando - Foto: Getty Images

Varie a intensidade e a velocidade
É fundamental provocar estímulos de velocidade e intensidade durante o treino, pois com isso o corpo precisará dar uma resposta fisiológica correspondente, exigindo mais esforço físico. É assim que melhora o rendimento. No entanto, é importantíssimo saber como e quando fazer essas mudanças, sempre com a orientação de um profissional.

mulher nadando - Foto: Getty Images

Vá com calma
Claro que aumentar a intensidade e a velocidade do treino é importante para melhorar o desempenho, mas exagerar na atividade pode levar a lesões e à fadiga muscular. Sessões intensas por vários dias seguidos reduzirão o desempenho do atleta cada vez mais. Para evitar o risco de lesões, é recomendável fazer sempre um treino leve para cada dois treinos intensos, para que o corpo possa descansar. Aplicar um estímulo mais fraco depois dos treinos de força servirá para recuperar o indivíduo e prepará-lo para um estímulo mais forte que o anterior no dia seguinte. 

mulheres mergulhando na piscina - Foto: Getty Images

Nade outros estilos
Cada estilo de nado tem sua particularidade e, ao mesmo tempo, todos se complementam. Ele exemplifica: na braçada do nado peito, trabalha-se bastante a sensibilidade na água, fator importante para um bom deslocamento. Já o nado borboleta trabalha a força abdominal, essencial para o equilíbrio e um bom rolamento de tronco, aumentando a amplitude dos movimentos em qualquer nado. Por isso, mesmo que você tenha um estilo de nado preferido ou participe de competições para apenas um estilo, vale a pena dar umas braçadas de outro jeito. 

homem usando uma bermuda para natação - Foto: Getty Images

Use trajes adequados
O traje de natação é a evolução tecnológica mais avançada do esporte. Existem diversos formatos de macacão e maiô, com vários tipos de tecidos. O objetivo é sempre diminuir o atrito entre o nadador e a água para que ele ganhe velocidade. Alguns atletas treinam com trajes de tecidos mais grossos ou até mais de uma roupa, para aumentar o peso e consequentemente o atrito. Quando vão competir, eles optam por trajes mais finos e que colam mais no corpo, para ficar mais leve e aumentar a velocidade. Isso faz com que o atleta ganhe mais força durante o treino e o seu rendimento aumente na hora da competição, já que ele estará acostumado a nadar com mais peso.


Como fazer a introdução de jogos de bola para uma criança

Posted: 01 Jul 2012 08:46 PM PDT

http://www.ideiajovem.com/wp-content/uploads/2011/11/jogos-com-bola-para-crian%C3%A7as.jpg

Ter uma velocidade de reação, coordenação e um mínimo de domínio com uma bola é fundamental para o aprendizado de qualquer jogo com bola. Como a bola é um material externo ao corpo, quanto maior a familiaridade com ela, melhor será o "desempenho" do aluno nessa nova etapa.

Para isso, esse exercício simples, que está descrito abaixo, é importante para a iniciação de jogos com bola.

Objetivo: Aprimorar a habilidade de passar a bola com precisão e rapidez, sem deixá-la cair no chão.

Desenvolvimento: Peça que as crianças dividam-se em duas equipes. Fique atento para que todos sejam escolhidos e os times tenham um certo equilíbrio (nível de habilidade, idade, menino e meninas, etc.) Caso perceba que uma equipe está muito mais forte, sugira uma reorganização dos alunos. A equipe que iniciar a rodada deve começar uma troca de 10 passes sem que os demais roubem a bola. A equipe que conseguir completar a sequência marca um ponto e o jogo é finalizado quando uma das equipes completar cinco pontos. Fique atento a aspectos como nível de participação, principais dificuldades encontradas e capacidade de compreensão das regras. Em alguns momentos é interessante organizar uma roda de conversa para que os alunos possam falar a respeito das dúvidas, dificuldades e conquistas. Quando perceber que as crianças dominam o jogo, sugira novos desafios: jogar com duas bolas, em três equipes, diminuir ou aumentar o número de passes, utilizar bolas de diferentes tamanhos e pesos, diminuir o tamanho do campo etc.

Material necessário: Espaço para a prática da atividade (pátio, quadra de grama ou areia).

Avaliação: Observe se as crianças estão melhorando a precisão do passe. Bons indicadores desta capacidade são visíveis quando a bola demora mais para cair no chão, quando os passes são realizados a distâncias maiores e o tempo gasto para completar a partida diminui.


Plano de Aula: 4 atividades para introdução do Futebol

Posted: 01 Jul 2012 08:41 PM PDT


Objetivos:

Trabalhar a coordenação óculo pedal.

Desenvolver a dissociação dos movimentos.

Trabalhar os movimentos com os pés a fim de estabelecer a precisão.

Atuar em diferentes grupos e respeitar os colegas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, não é necessário conhecimento prévio, mas não podemos ignorar os conhecimentos culturais trazidos pelos alunos, principalmente em se tratando de futebol.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula faremos uma abordagem de inclusão ao jogo de futebol. Em nossas aulas de educação física escolar devemos contextualizar todos os temas e, o futebol para alguns alunos não se mostra atraente, sendo muitas vezes excludente. Nesta aula apresentaremos algumas atividades que podem facilitar a inclusão dos alunos.

Nessa aula utilizaremos materiais alternativos para dar um tratamento ao jogo com bola.

Materiais: barbante, bexiga (balão de ar), bola de futsal, cones pequenos.

 

ATIVIDADE 1 - Atividades com Bexigas

 Bexigas na sala de aula

Cada aluno receberá um pedaço de barbante e uma bexiga. Deverá encher o balão de ar, amarrá-lo ao barbante e prender o barbante no tornozelo.

Divida a turma em 4 times. Cada aluno deverá deslocar-se por um espaço pré determinado levando a bola presa ao pé sempre na frente do corpo, sem estourá-la.

Além do aluno controlar a sua bola ele deverá desviar de outros alunos para que a sua bola não estoure com facilidade.

Dica - A critério do(a) professor(a) esta atividade pode ser transformada em um mini conteste, por exemplo: organize 4 colunas onde os alunos deverão correr até um ponto determinado, voltar (controlando a sua bola) e, tocar na mão do colega do seu grupo que dará prosseguimento a atividade. O grupo que terminar em primeiro sem estourar nenhuma bola ganha o jogo.

 

ATIVIDADE 2 -  Boliche com os pés:

Professor, separe diversos cones pequenos e coloque-os na linha que divide a quadra no meio.

O objetivo deste jogo é que os alunos derrubem os cones chutando a bola de futsal neles.

Divida a turma em 4 times. Irão jogar 2 times por vez. Cada time terá uma área pré determinada limitando de onde podem chutar a bola. Um time começará com todas as bolas e terá sua vez de chutar. As bolas passarão para o outro lado da quadra, consequentemente para o outro time, assim determinando a vez do outro time de chutar.

Ganha o time que derrubar mais cones. Fica a critério do professor quantas vezes cada time poderá chutar.

Dica:

1 - Peça para que todos chutem ao mesmo tempo. Deixem que eles se organizem, mas caso isso não ocorra, o professor pode dar o comando de quando chutar;

2 - Poderão ser utilizados cones com as letras do alfabeto ou numéricos e assim, poderá ser solicitado que os alunos formem pequenas palavras ou sequência numérica;

3 - Professor, solicite que os alunos deem sugestões para incorporar esta atividade.


ATIVIDADE 3 - Futebol de duplas.

Professor, divida a turma em 4 equipes. Dentro de cada time, os alunos deverão formar duplas.

Peça que as duplas deem as mãos. Eles participarão do jogo de futebol onde os alunos estarão em duplas e só poderão tocar na bola enquanto estiverem de mãos dadas. Caso eles soltem as mãos, será considerado "falta". Na verdade essa atividade não determinará um gol, mas o(a) professor(a) poderá formar equipes que se enfrentarão com a marcação de gol pequeno inicialmente ocupando o espaço de meia quadra e, posteriormente, a quadra inteira.

 

Futebol de duplas

 

DICA - Professor, esta é uma atividade recreativa para socializar os alunos com o tema futebol. Pode ser em duplas, em trincas, de acordo com sua avaliação e a organização dos alunos.


ATIVIDADE 4 - PEBOLIM HUMANO

Professor, esta atividade é associada ao jogo de pebolim (conhecido como jogo de totó em algumas localidades). Organize duas equipes mistas, onde os alunos deverão formar grupos de: defesa, meio campo e ataque e, cada formação dessa não pode andar para frente, nem para trás, apenas para os lados (assim como no jogo de pebolim).

Pebolim Humano

DICA 1 - Professor, para esta atividade os alunos podem dar as mãos; podem ser utilizadas cordas para cada posição (os alunos representantes de cada posição deverão segurar numa corda para não se soltarem)

DICA 2 - Lembre-os que o objetivo é evitar gol e fazer gol na outra equipe, mas que cada equipe deverá organizar a sua estratégia.

DICA3 - Professor, realize um rodízio nas posições do pebolim para que os alunos vivenciem todas as posições do jogo.


FINALIZANDO A AULA

Professor, ao final da aula realize um debate e avalie, juntamente com os alunos, a forma que o futebol foi abordado nesta aula; se todos os alunos se sentiram incluídos nas atividades e, que outras formas podem ser desenvolvidas para trabalhar com o tema futebol.


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