EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Dor nas costas é responsável por 13% das consultas médicas

Posted: 11 Jul 2012 03:39 PM PDT

Dor nas costas pode ser hérnia de disco Foto: Getty Images

Se você sofre com incômodos nas costas, talvez seja hora de se preocupar. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho no Brasil. Além disso, estatísticas indicam que 13% das consultas médicas envolvem dores na coluna.

O problema é muito comum  em pessoas acima de 40 anos e pode ser sintoma de hérnia de disco. "A coluna vertebral é composta de vértebras e discos intervertebrais. A hérnia de disco acontece quando estes discos, que tem a função de amortecer o impacto entre as vértebras, se rompem e comprimem as estruturas no canal vertebral, causando dor somente na coluna ou dor irradiada e formigamento para braços e pernas", explica o osteopata Gabriel Boal, da Clínica Reacciona.

Normalmente, a hérnia é mais encontrada na o lombar e na coluna cervical porque são as regiões mais flexíveis e suportam mais cargas. Isso porque, os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são a postura errada, a falta de exercícios físicos, o excesso de peso e até a alimentação inadequada.

Vale lembrar que o problema ocorre com mais frequências em pessoas que exigem muito da coluna vertebral, seja no trabalho ou nas atividades diárias. A hérnia também pode ser causada por acidentes, principalmente os automobilísticos. "Ao menor sintoma de dor na coluna vertebral ou formigamento e irradiação para braços e pernas, deve-se procurar, imediatamente, um fisioterapeuta especialista em osteopatia, para melhor avaliação do problema", alerta o osteopata Felipe Yamaguchi.


Fazer exercícios físicos no inverno aumenta em até 30% queima de calorias

Posted: 11 Jul 2012 03:33 PM PDT


As baixas temperaturas estão entre os principais motivos pelos quais as pessoas abandonam as atividades físicas. Até mesmo quem está acostumado a praticar exercícios regularmente sente os efeitos do frio e acaba reduzindo seu desempenho.

No entanto, de acordo com Luis Carlos Oliveira, pesquisador do Celafiscs  (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, é justamente nessa época do ano que a prática pode proporcionar maiores vantagens. Fazer exercícios no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias.

Com o clima mais frio, o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido e aumentar a sensação de calor. Desta maneira, as mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios e aumentar os efeitos das atividades no organismo. O pesquisador afirma:

— Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbitos no país

Quanto maior a sensação de frio, maior a fome, uma vez que em temperaturas baixas o metabolismo pode aumentar o funcionamento em até cinco vezes para manter a temperatura normal do organismo.

No inverno as pessoas ingerem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura, como chocolate quente, feijoada, sopa, entre outros. Por isso é importante praticar os exercícios, lembrando sempre da importância do alongamento antes das atividades, que podem evitar lesões musculares mais graves.

— Contudo, não podemos generalizar, pois os resultados dependem da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente de uma alimentação adequada.

Alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas:

- Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável;
- O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importante aquecer e alongar;
- Hidratação antes, durante e depois do exercício é essencial, pois, assim como no Verão, seu corpo também perde líquido através da transpiração.



Parar de fumar engorda mais do que se pensava, diz estudo

Posted: 11 Jul 2012 03:27 PM PDT


Deixar de fumar leva a um ganho de peso médio de 4kg a 5kg no primeiro ano, significativamente maior do que se pensava, aponta um estudo divulgado nesta quarta-feira (11).

A maior parte do peso extra é acumulada nos primeiros três meses, escreveu uma equipe de pesquisadores médicos na versão online do "British Medical Journal", enquanto outro grupo ressaltou que os benefícios que parar de fumar trazem para a saúde superam o risco de engordar.

Para os ex-fumantes que não usaram a terapia de substituição da nicotina, o ganho médio de peso foi de 1,1kg em um mês, 2,3kg em dois, 2,9kg em três, 4,2kg em seis e 4,7kg depois de um ano.

Os números são "significativamente maiores do que os 2,9kg geralmente anunciados", frisaram os pesquisadores da França e da Grã-Bretanha. "Além disso, o ganho de peso está bem acima do que os 2,3kg que as mulheres fumantes dizem estar dispostas a tolerar". Pesquisas anteriores mostraram que a nicotina inibe o apetite e pode acelerar o metabolismo.

Os pesquisadores compilaram dados de estudos realizados entre 1989 e 2011 nos Estados Unidos, na Europa, na Austrália e no leste da Ásia para calcular as alterações de peso entre ex-fumantes. Cerca de 16% deles perderam peso, e 13% ganharam mais de 10kg no primeiro ano.

Em um editorial que acompanha o artigo, especialistas da Espanha e da Austrália apontam que um ganho de peso modesto ameaça menos a vida do que o fumo: "O tabaco é a principal causa de mortes prematuras no mundo, sendo responsável por 5,1 milhões de óbitos anualmente. A obesidade, juntamente com o sobrepeso, causa 2,8 milhões de mortes".

Os pesquisadores indicaram que o medo de engordar pode desencorajar algumas pessoas a parar de fumar, e pediram novas pesquisas que identifiquem aqueles com maior risco de ganhar peso, para que sejam monitorados.


Veja 7 cuidados do treino para quem tem alergia respiratória

Posted: 11 Jul 2012 11:28 AM PDT


 Para afastar crises de alergia respiratória, não basta seguir a prescrição de medicamentos. Os exercícios físicos fortalecem a musculatura respiratória, ajudando na expansão pulmonar, e o sistema imunológico, afastando gripes e resfriados.Além de treinar, vale ficar de olho em alguns cuidados e evitar os gatilhos mais comuns para as crises alérgicas, como a poluição e o pólen, no caso de quem treina ao ar livre, e o ar condicionado - problema comum entre os alunos de academia.

Mulher correndo - foto: Getty Images

Treine pela manhã

Logo cedo, a concentração de poluentes é menor. Isso porque o trânsito durante a madrugada é bem menos intenso e o ar está mais úmido, então as partículas tóxicas não permanecem em suspensão na atmosfera, como em dias secos. É muito importante diminuir a exposição indesejável à poluição, principalmente para o paciente com alergias respiratórias, como asma e rinite. Outra vantagem deste horário é a menor radiação ultravioleta do sol, em especial até as 10h da manhã.

Sala de academia - foto: Getty Images

Cuidado com o ar condicionado

O ar condicionado, em si, não é prejudicial a pessoas com alergia. O aparelho resseca e resfria o ar do ambiente, diminuindo a população de ácaros da poeira e fungos, que gostam de ambientes quentes e úmidos. O problema acontece quando os filtros deixam de ser limpos, acumulando as partículas que causam alergia. Mas se o ressecamento começar a incomodar suas narinas e a garganta, vale a pena deixar uma garrafinha de água por perto e se hidratar ao longo do dia.

Menina nadando - Foto Getty Images

Cloro

A natação é, em geral, muito benéfica para o paciente com alergia respiratória, mas o cloro pode causar irritação na mucosa do nariz e nos olhos - isso é raro e, normalmente só acontece quando as quantidades de uso superam a recomendação. Nesses casos, a piscina tratada com ozônio, em vez de cloro, é uma boa opção. Outro cuidado é lavar os olhos e o nariz com solução fisiológica após deixar a piscina.

Mulher espirrando - foto: Getty Images

Pólen

O pólen é um dos principais causadores de alergias respiratórias, principalmente em países de clima temperado. No Brasil, essa relação aparece mais na região sul, onde o clima é mais frio e a diferença entre as estações do ano, maior. Também vale optar fazer exercício pela manhã, quando as partículas estão menos dispersas pelo ar. Para quem mora no sul ou em regiões mais frias, vale optar por exercícios em locais fechados.

Academia - foto: Getty Images

Equipamentos da academia

Todo colchão (ou colchonete), carpete, tapete, cortina, tanto de casa como da academia, acaba se tornando um grande reservatório de ácaros e poeira. O contato próximo, principalmente em exercícios nos quais o rosto está próximo ao colchonete, pode desencadear sintomas de rinite, conjuntivite alérgica ou asma nesses pacientes. Uma solução é higienizar os colchonetes com álcool e certificar-se da higiene da academia. 

Corrida - foto: Getty Images

Lugar certo

Em cidades grandes, a exposição à poluição é inevitável. "Mas não deixe de fazer atividade física por causa da poluição, os benefícios do treino superam os inconvenientes", afirma Marcelo Vivolo. Para contornar o problema, prefira locais mais arborizados, antes das 8h ou após as 20h e em horários mais úmidos, quando a poluição no ar é menor. Em dias muito secos, opte por exercícios em ambientes fechados.  

Casal correndo na praia - foto: Getty Images

Frio

Quem é alérgico sabe que os sintomas costumam aparecer ou se agravar em dias frios ou quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura. A  temperatura atua no componente vasomotor do nariz, que responde com diminuição dos vasos (quando está frio) ou aumento deles se a temperatura sobe demais. Uma inflamação surge em resposta a essa alteração dos vasos e, se o nariz for previamente sensível, pode deflagrar a congestão e o gotejamento nasal. No frio, vale vestir mais casacos que o habitual nesses dias, mas o mais importante é fazer um bom aquecimento no início da atividade física e usar uma roupa adequada à temperatura, sem exageros para mais ou para menos.



10 deslizes que atrasam sua beleza sem você nem perceber

Posted: 11 Jul 2012 11:19 AM PDT


Foram horas de arrumação até que tudo ficasse pronto para você sair de casa: roupa, cabelo e maquiagem cuidadosamente planejados. Olhando no espelho, no entanto, parece que há alguma coisa errada - algum detalhe parece que destoa de todo o visual. Já se sentiu assim? A culpa pode ser de pequenos deslizes de beleza que, embora pareçam bobos, podem abalar a sua autoestima. Todo cuidado é pouco para que a produção não fique exagerada ou desequilibrada. Aproveite as dicas de especialistas para compor um visual de ninguém colocar defeito e que vai te deixar mais confiante

Deixar as unhas muito longas

Além de não ser nada elegante, deixar as unhas muito compridas pode ser prejudicial à pele. Qualquer coceira quando se tem as unhas longas pode causar escoriações e feridas. O ideal é que as unhas tenham entre dois e três milímetros a partir da pele do dedo.  

mulher cortando as unhas - Foto: Getty Images

Cortar as unhas em público

Ninguém precisa saber que as suas unhas estão pedindo um corte. Dá para reservar um tempinho e fazer isso no banheiro da sua casa. Esse hábito é pouco higiênico e não passa uma boa imagem. Sejam unhas das mãos ou dos pés, o ideal é fazer isso em um ambiente privativo.

mulher com a pele laranja - Foto: Getty Images

Exagerar no bronzeado

Embora as câmaras de bronzeamento estejam proibidas no Brasil desde 2009, tem gente que mantém costume de passar horas embaixo do sol para ficar com a pele morena. Exagerar no bronzeado, ainda que natural, envelhece a pele, produz manchas e rugas e dá a você uma aparência de cansada. Os melhores horários para tomar sol são no início da manhã e no final da tarde, sempre com protetor solar, pois o produto não impede o bronzeado. Se você quer manter a pele morena, o melhor a fazer é usar sprays de bronzeamento, que colorem a pele em casa sem prejudicá-la e deixam com uma aparência natural. 

mulher com a base mais clara que a pele - Foto: Getty Images

Aplicar a base apenas no rosto

Ficar com o rosto de uma cor e o pescoço e as orelhas de outra dá a impressão de que você está em um baile de máscaras. A primeira coisa a fazer é ter certeza de que a cor da base é adequada para o seu tom de pele. Faça um teste aplicando uma pequena quantidade do produto na maçã do rosto - se ficar invisível, é a cor certa.

A pele no rosto, porém, não é exatamente da mesma cor que a do pescoço e a base pode realçar ainda mais essa diferença. Por isso, passe base em todo o rosto e estenda ao pescoço e colo de maneira uniforme. Caso você use base líquida ou em bastão e não quiser ficar toda melecada, aplique um pó do mesmo tom da base no pescoço e colo. 

mulher com o bluch muito rosa - Foto: Getty Images

Blush estilo "palhaço"

O blush serve para conferir uma aparência mais saudável e iluminada, mas é importante aplicar do jeito certo. Fazer o estilo palhacinha, com dois círculos marcados nas bochechas, vai detonar o visual. O ideal é esfumar bem o produto com auxílio de um pincel específico para essa finalidade. Faça movimentos ascendentes indo das maçãs do rosto em direção as têmporas. Tenha cuidado para não deixar muito escuro ou manchado.

mulher passando lápis nos lábios - Foto: Getty Images

Deixar o lápis para lábios visível

"Quando fazemos o contorno da boca com o lápis, o intuito é definir os lábios, sem deixá-los com aspecto artificial. Quanto mais natural for a produção, mais bonita fica a maquiagem. Para aumentar os lábios, o contorno com o lápis deve ser feito por fora, dois milímetros acima dos lábios. Para diminuí-los, devemos contornar dois milímetros para dentro dos lábios. A cor do lápis deve acompanhar a cor do batom ou, então, ser um pouco mais clara, para o visual não ficar carregado demais.  

produtos bronzeadores - Foto: Getty Images

Abusar dos produtos bronzeadores

Está com o rosto branquelo e resolveu aplicar algum produto bronzeador para dar uma melhorada no visual? Evite exagerar na produção para não ficar com o rosto laranja ou diferente do resto de seu corpo. Produtos autobronzeadores em excesso são fatais para a maquiagem, já que eles intensificam as linhas do rosto, acabando com a produção. O creme ou spray bronzeador pode ser substituído por um simples blush bronzeador. Sabemos que estamos exagerando quando rosto, pescoço e colo estão com tons diferentes do resto do corpo.

mulher com as sobrancelhas muito finas - Foto: Getty Images

Sobrancelhas muito grossas ou muito finas

Estar com as sobrancelhas bem feitas é fundamental para a beleza do rosto. São elas as responsáveis pela face emoldurada e pela expressão do olhar? Uma sobrancelha mal feita pode desarmonizar o rosto. Portanto, nada de deixar a sobrancelha parecendo uma taturana ou o contrário, quase inexistente - os extremos podem detonar o visual. É importante respeitar o formato natural da sobrancelha, valorizar o que ela tem de bonito, procurar desenhá-la sempre com o mesmo designer e evitar tirar as sobrancelhas por conta própria se você não sabe como faze. 

mulher com as sobrancelhas vermelhas - Foto: Getty Images

Descolorir as sobrancelhas sem motivo

Se você tem um tom de cabelo muito escuro e resolveu tingir de loiro claríssimo, a recomendação  é que as sobrancelhas também sejam levemente descoloridas. Sobrancelhas muito mais escuras que o cabelo ficam estranhas e carregam o visual, podendo até envelhecer. No entanto, se a mudança não for muito drástica, o melhor é não mexer na cor dos pelos. Você pode errar no tom, deixar a sobrancelha mais clara do que deveria e até manchada. Por via das dúvidas, prefira sempre deixar o tom o mais natural possível.

mulher com glitter nos lábios - Foto: Getty Images

Produção super brilhante

O glitter é maravilhoso para uma produção de maquiagem, principalmente para eventos à noite, mas deve ser utilizado apenas como complemento e nunca como atração principal. Afinal, ninguém quer ficar parecendo uma passista fora do carnaval ou então uma cantora pop escandalosa. O glitter pode ser utilizado como acabamento para as pálpebras, ressaltando as cores da sombra; como máscara para cílios para iluminar o visual ou como gloss, para ressaltar os lábios. Caso você opte por usar glitter na produção, escolha apenas uma dessas opções e, ainda assim, não exagere. 


Dicas para quem vai começar a correr

Posted: 11 Jul 2012 11:11 AM PDT

A corrida tem se tornado uma prática muito comum. Seja dentro das academias ou ao ar livre, as pessoas têm se identificado cada vez mais com esse tipo de esporte.

Mas para participar de provas de rua é preciso ter um acompanhamento profissional para evitar possíveis lesões e atingir o principal objetivo - chegar ao final da prova.

É importante realizar uma avaliação médica antes de começar e consultar um profissional capacitado para orientação durante os treinamentos. Pessoas com doenças cardiovasculares e com doenças degenerativas dos membros inferiores, como por exemplo, artrose de quadril, joelho e tornozelo não devem praticar corrida de rua, salvo algumas exceções devidamente orientadas por médicos ou professores.

Correr proporciona vários benefícios como perder peso, controlar colesterol, pressão arterial, entre outros. É bom para o corpo e para a mente, não tem limite de idade para praticar e sempre é hora de começar.

Essa é uma atividade física que pode ser realizada por pessoas de qualquer idade. Para as crianças o ideal são provas com distâncias menores. Já para quem está na terceira idade o melhor é conciliar o treinamento de corrida com musculação para fortalecer a musculatura.

Seguem algumas dicas para quem deseja começar a praticar essa atividade física.

• Faça uma avaliação física antes de iniciar a atividade.

• O programa de treinamento deve ser progressivo (de acordo com o seu nível de condicionamento físico).

• Faça alongamentos antes e depois da corrida.

• Intercale a corrida com outras atividades aeróbias (em dias alternados), para não se fadigar com a corrida.

• Use roupas e calçados apropriados para corrida.

• sempre o acompanhamento de um profissional de educação física, nutrição e de um médico especialista em Medicina Esportiva.



Nenhum comentário: