EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


BPA aumenta o risco de asma na infância

Posted: 11 Mar 2013 02:07 AM PDT


  Substância encontrada em alguns plásticos aumenta risco de asma na infãncia  Foto: Simone Marinho

Substância encontrada em alguns plásticos aumenta risco de asma na infãncia Simone Marinho

Um estudo do Centro de Saúde Ambiental da Infância, em Columbia, relatou, pela primeira vez, uma associação entre a exposição ao bisfenol A (BPA) na primeira infãncia e o elevado risco de desenvolver asma logo depois. O BPA é um dos componentes de alguns plásticos e resinas. Os resultados foram publicados na edição de março da "Journal of Allergy and Clinical Immunology".

- A prevalência de asma cresceu dramaticamente nos últimos 30 anos, o que sugere que algumas exposições ambientais ainda não reveladas podem ter implicação na doença. Nosso estudo indica que um desses ingredientes é o BPA - diz a professora Kathleen Donohue, professora de Medicina na Universidade de Columbia.

Os pesquisadores seguiram 568 mulheres relacionadas no estudo sobre exposição ambiental "Mães e Recém-nascidos". A exposição ao BPA foi determinada por amostras de urinas das mães no terceiro trimestre de gravidez e em crianças em idades de 3, 5, e 7 anos. Os médicos diagnosticaram asmas em crianças dos 5 aos 12 anos, baseados em sintomas da doença, um teste pulmonar e histórico médico, além de um questionário para avaliar a respiração.

A conclusão foi que a exposição ao BPA após o nascimento estava associada à asma e à respiração cansada, arquejante. Já a exposição durante o terceiro trimestre de gravidez foi inversamente associada ao risco de respiração asmática nível 5. Mas em todas as fases, em mais de 90% das crianças do estudo foram detectados níveis de BPA no organismo, o que, no entanto, não significa que todas irão desenvolver a doença.

- Assim como fumar aumenta o risco de câncer no pulmão, mas nem todos que fumam têm câncer, nem todas as crianças expostas ao BPA terão asma - explica Donohue, ressaltando que o mecanismo biológico por trás dessa conexão não está clara.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/bpa-aumenta-risco-de-asma-na-infancia-7706968#ixzz2NESTHpPm
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Proibição à venda de cigarros aromatizados volta a valer

Posted: 11 Mar 2013 01:49 AM PDT


A comercialização de cigarros com sabores e aromas voltou a ser proibida, com previsão de multas e sanções a quem desrespeitar essa regra. A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) derrubaram, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), liminar que permitia à indústria do tabaco comercializar cigarros com essas características, em decisão divulgada nesta quarta-feira.

A liminar que autorizava a venda do cigarro aromatizado havia sido obtida pelo Sindicato da Interestadual da Indústria do Tabaco, em dezembro de 2012, após questionar resolução da Anvisa que proíbe aditivos aromáticos na composição do cigarro.

Entre os argumentos usados pela AGU para derrubar a decisão, e trazer de volta a aplicação de multas aos fabricantes que desrespeitem a resolução da Anvisa, foi o de que os aditivos aromáticos podem atrair crianças e jovens ao fumo, e que a resolução foi debatida no setor tabagista antes de aprovada.

O relator do caso no TRF-1, desembargador Jirair Aram Meguerian, acolheu o recurso da AGU para manter a validade da norma da Anvisa. Na decisão, ele destacou que o consumo do cigarro comum já traz o risco de morte e que os aditivos aromáticos ampliam os prejuízos à saúde e as chances de uso do produto por novos consumidores.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/proibicao-venda-de-cigarros-aromatizados-volta-valer-7690473#ixzz2NEO7ztn4
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: