EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Lei antifumo reduz internações de crianças com asma na Inglaterra

Posted: 21 Mar 2013 06:50 AM PDT


A introdução de leis que baniram o fumo em locais fechados pode levar a quedas rápidas e significativas no número de crianças hospitalizadas por causa de ataques de asma, segundo um estudo publicado na Inglaterra nesta segunda (21).

Pesquisadores do Imperial College London mostraram que houve uma queda de 12,3% nas internações por asma infantil no primeiro ano após a entrada em vigor das leis antifumo, o que aconteceu por lá em julho de 2007.

Leis antifumo similares foram aplicadas em vários outros países, inclusive em alguns Estados do Brasil, como São Paulo, onde a regra passou a valer em 2009.

Nos EUA, leis antifumo também já foram ligadas a uma redução dos atendimentos por asma.

"Esse achado deve encorajar países onde o fumo ainda é permitido a introduzir esse tipo de legislação", afirmou Christopher Millett, que liderou o estudo inglês.

A asma afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo e é uma das doenças crônicas infantis mais comuns.

Antes da lei antifumo na Inglaterra, as internações por asma infantil estavam aumentando 2,2% ao ano. O pico foi em 2006/2007, com 26.969 casos.

A tendência se reverteu imediatamente após a lei entrar em vigor. A redução foi similar em bairros ricos e pobres e em áreas rurais e urbanas.

O efeito foi equivalente a 6.802 internações a menos nos primeiros três anos após a introdução da lei, segundo os pesquisadores escreveram na revista "Pediatrics".

Um estudo publicado em 2009 já havia constatado uma redução do número de infartos na Inglaterra após a lei.

DA REUTERS

Perguntas e respostas sobre Entorses, Contusões e Luxações

Posted: 21 Mar 2013 04:44 AM PDT


O que são traumatismos músculo-esqueléticos?

São exemplos de traumatismos músculo-esqueléticos entorse, contusão, luxação, fratura e fratura na coluna vertebral.

 

O que significa entorse?

É uma lesão que ocorre quando se ultrapassa o limite normal de movimento de uma articulação. Normalmente, ocasiona distensão dos ligamentos e da cápsula articular e, conseqüentemente, dor intensa ao redor da articulação, dificuldade de movimentação em graus variáveis e, às vezes, sangramentos internos.

 

O que deve ser feito após um entorse?

Deve-se aplicar frio intenso no local, com bolsa de gelo, toalhas frias etc. Massagens ou aplicações quentes devem ser feitas somente 24 horas após o incidente. É preciso, também, imobilizar a articulação atingida e não movimentá-la e, após, procurar um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequados.

 

O caracteriza uma contusão?

Contusão é o resultado de um forte impacto na superfície do corpo. Pode causar uma lesão nos tecidos moles da superfície, nos músculos ou em cápsulas ou ligamentos articulares. Algumas vezes, a lesão é profunda, ficando, então, difícil determinar a sua extensão.

 

Quais os sintomas da contusão? Como tratá-la?

Quando há contusão, a pele fica roxa, ocasionando hematoma e há dor na área de contato. Deve-se aplicar gelo no local da contusão imediatamente. Massagens ou aplicação de calor no local só podem ser realizadas após 24 horas do incidente. É preciso procurar um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado.

 

O que é luxação?

Luxação é o deslocamento de um osso da articulação, geralmente acompanhado de uma grave lesão de ligamentos articulares. Isso resulta no posicionamento anormal dos dois ossos da articulação. A luxação pode ser total ou parcial – os dois ossos da articulação ainda permanecem em contato.

 

Quais são os sinais de que há luxação?

Uma luxação provoca deformidade e movimento anormal da articulação; cavidade entre as superfícies articulares; dor intensa e sangramento intenso.

 

Quais são os primeiros socorros nesses casos?

Cuidadosamente, deve-se colocar os dois ossos numa posição de conforto, que permita a imobilização e o transporte com o mínimo de dor. A articulação só deve ser recolocada no lugar por profissionais da área. Não pode ser realizadas massagem ou aplicação de calor. O serviço de saúde deve ser imediatamente acionado para avaliação e tratamento adequados.

 

O que caracteriza uma fratura?

Entende-se por fratura o rompimento total ou parcial de qualquer osso. A fratura é classificada quanto à relação do osso como o meio externo.

 

Quais os tipos de fraturas existentes?

  • Fratura fechada – é assim chamada quando a pele não é rompida pelo osso quebrado.
  • Fratura aberta ou exposta – ocorre quando o osso atravessa a pele e fica exposto. A possibilidade de infecção neste tipo de fratura é muito grande e, portanto, deve ser observada com atenção.
  • Fratura completa – abrange toda a espessura do osso.
  • Fratura incompleta – engloba parte da espessura do osso.

 

Quais são os sintomas de fratura?

Quando há fratura, são registrados:

  • dor intensa no local, que aumenta ao menor movimento;
  • inchaço;
  • crepitação ao movimentar – o som é parecido com o amassar de um papel;
  • hematoma – rompimento de vaso, com acúmulo de sangue no local;
  • paralisia por lesão de nervos.

 

O que deve ser feito após uma fratura?

É importante não tentar colocar o osso no lugar. Deve-se colocar os ossos numa posição mais próxima do natural, lentamente, junto ao corpo e só movimentar o segmento do corpo fraturado após sua imobilização. Esta pode ser feita com um pedaço de madeira, cabo de vassoura, guarda-chuva, jornal enrolado ou outro material estável. Deve-se imobilizar as articulações acima e abaixo do local fraturado e evitar a limpeza de qualquer ferida. Movimentos desnecessários podem causar complicações. É necessário aplicar gelo para reduzir a inflamação e procurar um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequados. IMPORTANTE: se há dúvida quanto ao osso estar ou não quebrado, deve-se agir como se realmente houvesse fratura e, então, imobilizá-lo.

 

O que é fratura na coluna vertebral?

A coluna vertebral é composta por vários ossos pequenos, as vértebras, que são empilhadas umas sobre as outras. Num canal interno, passam os nervos (medulas) que levam e trazem mensagens do cérebro para o restante do organismo, a fim de que se realizem todas as atividades do corpo humano como respiração e movimentação. Uma fratura da coluna vertebral pode causar lesões na medula, gerando danos irreversíveis ou não à saúde da pessoa.

 

Como identificar fraturas da coluna vertebral?

Quando a coluna está fraturada, há dor nas costas ou no pescoço; formigamento de parte do corpo, geralmente nas pernas; dificuldade ou impossibilidade de movimento; dificuldade de sentir alguma parte do corpo (geralmente as pernas).

 

Como agir diante de uma fratura vertebral?

A vítima fraturada na coluna não pode se movimentar, nem ser deve ser removida do local do acidente sem ajuda. Deve, também, ser levada a um serviço de saúde, sem movimentos bruscos. É totalmente indevido o movimento da coluna ou da cabeça.


Nenhum comentário: