EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Praia Clube usa a ciência na pré-temporada pra ter melhores resultados

Posted: 06 Sep 2012 09:11 AM PDT


A aplicabilidade da ciência invadiu o G3, ginásio onde o vôlei do Praia Clube realiza a preparação para a Superliga Feminina de Vôlei. Uma parceria entre o clube e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promete aprimorar o rendimento das atletas com testes e avaliações propostas por professores da universidade e a comissão técnica do Praia. O trabalho voltado para o desenvolvimento físico e biomecânico das jogadoras, segundo o técnico Spencer Lee, vai influenciar diretamente na performance de cada uma das meninas.

Há duas semanas, o professor de biomecânica e cinesiologia da UFU, Sílvio Soares, que faz parte do Centro Nacional de Excelência Esportiva (Cenesp) da universidade, ficou à beira da quadra observando o movimento das atletas. Depois desta observação in loco e por meio de vídeos, o professor realizou uma bateria de testes com as meninas.

Técnico Spencer Lee do Praia Clube de Uberlândia (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)

– Fizemos avaliações antropométricas, de capacidades físicas e coordenativas, além de avaliação técnica.  A partir destes dados, vamos programar uma estrutura de treinamento que possibilite aperfeiçoar as ações dentro do jogo – ressaltou.

O Cenesp da UFU é um dos 13 existentes no país e foi desenvolvido para fazer testes em equipes de alto rendimento. As avaliações são realizadas em vários âmbitos no esporte e em diversas modalidades, como a natação, a qual o Praia também realiza o trabalho a mais tempo. Segundo Sílvio Soares, uma pesquisa que dá resultado.

– A partir dos resultados a gente vai verificar o que e onde precisam ser melhorados. Vamos atuar diretamente nestes pontos no sentido de otimizar a técnica. Fizemos análises durante o jogo de forma individual e coletiva. Além disso, filmamos, observamos, analisamos e repassamos às meninas o que deve ser feito – explicou.

Entre os testes estão os técnicos e antropométricos. Nesta terça-feira, foram realizados os primeiros trabalhos de coordenação motora com as jogadoras do Praia. As análises biomecânicas, na visão de Spencer Lee, ajudam a perceber que os gestos podem ser mais eficientes e contribuir para o desempenho.

– A utilização da alavanca do braço, por exemplo, ajuda em até 20% a melhora desta impulsão, pois o vôlei não tem muitos movimentos naturais. Todos eles são construídos. O trabalho vai servir para tentar reeducar alguns movimentos para podermos otimizá-lo. Esperamos que este trabalho seja um diferencial para o desenvolvimento delas – concluiu Spencer.


Plano de Aula: coordenação para iniciação esportiva infantil

Posted: 06 Sep 2012 03:25 AM PDT


Partindo do principio que os alunos já vivenciaram diferentes modalidades esportivas como: Atletismo, ginástica, futebol, basquetebol entre outros. Começaremos a controlar a coordenação de alguns movimentos vivenciados em aulas passadas.

Turma/Série: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II

Faixa etária: 13 e 14 anos

Período: Manhã

Duração: 35 minutos

Material: corda, cone e arco.

Objetivo da aula:

          Trabalhar o controle motor do aluno, coordenadamente com seus movimentos, usando tarefas onde os mesmos vivenciaram algumas modalidades esportivas.

Objetivo do aluno:

           Com a realização dos movimentos na tentativa de executar os mesmos de maneira coordenada, o aluno passara por uma transformação que ocorrera durante as atividades, tendo condições de reconhecer seu próprio corpo referente ao espaço e maior controle motor nas execuções das tarefas, onde permitira coordenar movimentos de membros superiores e inferiores com maior facilidade.

  • Dividiremos o trabalho em estações, com auxilio de cada professor responsável pela aula. Cada estação terá um tempo entre 1minuto e 1 minuto e 30 segundos. Posteriormente haverá um rodízio depois deste período. Em cada estação terá 2 ou 3 alunos (Conforme a quantidade de alunos disponível).

Parte Inicial:

           O professor fará uma breve explicação sobre cada estação aos alunos. Facilitando a prática que vira posteriormente.

Obs: Mesmo que não seja aplicado na aula em questão, seria importante um aquecimento antes da parte principal  já que as atividades vão exigir esforço dos alunos. Caberia a execução perfeitamente.

Parte Principal:

Estações:

  • 1. Deslocamento lateral, esquerda-direita entre os cones.
  • 2. Deslocamento frente, lateral, costas com elevação dos joelhos entre os cones.
  • 3. Saltitos laterais com pés alinhados e juntos entre os cones.
  • 4. Saltos laterais com um apoio (um só pé) salta para o lado esquerdo e apóia com o pé direito e salta para o lado direito com apoio do pé esquerdo com cordas.
  • 5. Saltos Laterais entre cones. O aluno sentará ao lado do cone (dominante ou não), braços e pernas flexionados, o mesmo devera levantar sem auxilio dos membros superiores e saltara para o outro lado. Com a queda do corpo totalmente estendido sentando ao lado do cone devendo repetir o gesto em todo o percurso.
  • 6. Elevação de joelhos coordenada com elevação dos membros superiores: Lateralmente e de frente para os cones, perna esquerda e elevando o braço direito. Perna direita e elevando o braço esquerdo. Na elevação da perna direita (exemplo) a esquerda devera manter-se em contato com o solo.

Obs :  1 vez com o lado direito e outro com o esquerdo.

  • 7. Lançamento de arcos com membros superiores coordenados fazendo gesto mecânico de extensão e flexão de ombro: o aluno jogara o arco com o braço direito e rebera com o esquerdo. Devera lançar no plano baixo da trajetória e recebê-lo no plano alto da trajetória.
  • 8. Saltos e saltitos sobre os cones com as pernas alinhadas e pés juntos. Saltitos sobre o cone na parte mais baixa e saltos na parte mais lata do cone.
  • 9. Corrida coordenada entre braços e pernas em espaço longo e próximo, frente na ida e costas na volta.
  • 10. Saltar corda (pular corda): abaixar e pegar acorda sentando 1 vez. Abaixar e soltar a corda estendendo todo o corpo. Depois repetir todo o movimento com aumento nos saltos das cordas.

 

  • 11. Competição:

                 Cobrando o que foi executado em aula referindo-se a coordenação dos movimentos, ocorrera a seguinte disputa em uma das estações:

                 Serão formados corredores em forma de estafetas onde cada equipe terá como principal objetivo percorrer o trajeto determinado. Cada integrante passara dentro do arco (seguro pelo professor) e voltara correndo coordenadamente tocando na mão de seu amigo que fará o mesmo. A equipe que conseguir ir e voltar com todos os integrantes primeiro   será considerada a vencedora.

Parte Final:

                Através de uma reflexão os professores conversaram com os alunos a respeito da aula e ressaltaram sobre a importância da execução coordenada dos movimentos para futuras praticas esportivas ao longo da vida.

OBS: Aula pode ser adaptada para escolinhas de esporte.


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