EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Mitos sobre a coluna vertebral

Posted: 28 Sep 2012 02:31 AM PDT

Cruzar as pernas prejudica a coluna? Fumantes sofrem mais de dores nas costas? Praticar natação melhora a escoliose?
Composta por ossos que são chamados vértebras, a coluna vertebral é considerada uma das mais importantes regiões do corpo humano. Muito flexível, essa parte de nosso corpo é responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso, além de suas curvaturas serem responsáveis pela força e equilíbrio corporal.

A coluna vertebral (ráquis) é constituída pela superposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras. Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril (Ilíaco). A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas. O sacro e o cóccix não se movimentam e as vértebras restantes (cervicais, lombares e torácicas) são móveis.

Problemas como escoliose, artrose, hérnia de disco, entre outros, afetam grande parte da população. Assim, muitos mitos são criados quando o assunto é coluna vertebral.

O médico neurocirurgião especialista em cirurgia da coluna vertebral Pedro Augusto Teixeira revela alguns mitos e verdades sobre o tema:

1º) Praticar natação ajuda a corrigir escoliose?

Mito. A natação, por ser uma atividade simétrica, não pode colaborar na correção da curva escoliótica. Esse exercício, além de trabalhar o fortalecimento muscular, promove o alongamento de forma equilibrada utilizando os dois lados com a mesma intensidade. Ao contrário do tratamento, que muitas vezes visa corrigir a escoliose com distribuições diferentes em cada lado da coluna, para equilibrar a cadeia cinética posterior. Além disso, algumas modalidades da natação, como borboleta e nado peito, podem prejudicar a coluna, gerando sobrecarga excessiva sobre a região.

2º) Cruzar as pernas pode prejudicar a coluna?

Verdade. Claro que o hábito de cruzar as pernas, para as mulheres, é uma posição confortável, além de elegante, porém, é preciso ficar atento para não abusar desse hábito e prejudicar a saúde. Ao cruzar as pernas, a coluna vertebral se desvia para a esquerda ou para a direita, devido o desequilíbrio da região pélvica. Outro problema que pode ser ocasionado por esse costume, além de prejudicar o fluxo sanguíneo, é a escoliose (desvio da coluna vertebral no plano frontal).

3º) Dormir no chão – ou num colchão duro – é bom para as costas?

Mito. A rigidez poderá agravar ainda mais a contratura muscular. Durante uma provável crise de dor nas costas, a pessoa deve repousar em seu próprio colchão, podendo deitar-se de lado, com um travesseiro entre as pernas.

4º) Cirurgia é a única saída para acabar com a hérnia de disco?

Mito. Hérnias de disco representam uma causa comum de dor nas costas. Mas não é a única. Ao identificar uma hérnia de disco, o médico, ortopedista ou neurocirurgião, deve estar atento para outros problemas na coluna que podem acompanhar essa condição. Dessa forma, pesa na decisão do médico a associação com outras alterações e como elas se traduzem clinicamente. Além disso, a decisão deve ser baseada mais no prejuízo que a doença traz para o paciente em termos de perda de horas de trabalho e lazer, limitações físicas para as atividades do dia a dia e perda na qualidade de vida e menos no resultado dos exames de imagem. Diversos tratamentos podem aliviar o problema, entretanto, é sempre recomendável procurar um especialista antes de tomar qualquer decisão.

5º) Todos que sofrem de dor nas costas devem realizar uma ressonância magnética?

Mito. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas sofrem ou sofrerão de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Entretanto, o primeiro passo para combater esse mal é procurar um especialista e descobrir as causas para solucionar de vez esse problema.

6º) Estalar o pescoço com o movimento da cabeça faz mal à coluna?

Verdade. Apesar de esse hábito propiciar alívio para alguns nunca se deve fazer isso. Estalar a coluna e o pescoço prejudica – e muito – suas articulações, além de causar, em alguns casos, dores de cabeça, zumbidos e vertigens.

7º) Fumantes têm mais dores nas costas do que não fumantes?

Verdade. O cigarro, não faz bem a nenhuma parte do corpo humano, e em relação às costas, não poderia ser diferente. Os fumantes inalam mais substâncias tóxicas, sendo assim, prejudicam a circulação sanguínea no disco intervertebral, que pode causar mais dores na região.


Veja 8 atitudes do dia a dia que podem causar dor nas costas

Posted: 28 Sep 2012 01:26 AM PDT


Mesmo quem não sofre de problemas de coluna experimenta algumas vezes dores no corpo, principalmente nas costas. A razão disso é a má postura, gerada por situações e ações comuns do dia a dia. Carregar a bolsa, adaptar-se aos assentos do carro e do trabalho, movimentos impensados, entre outros, vão levando a probleminhas que podem causar dores e até lesões mais sérias. A médio e longo prazo, causam dores e inflamações, pois a  alteração biomecânica dos movimentos leva a compensações. Isso cria novas lesões por novas compensações, principalmente de quadril, que podem ganhar assimetrias, e de coluna, como escoliose.

O especialista enumera atitudes comuns que alteram o equilíbrio do corpo e ensina que é preciso buscar reeducar-se no cotidiano, mudando pequenas atitudes para evitar problemas de saúde. Fazer alongamentos de uma maneira geral também ajuda.

Na cadeira do trabalho

Aqui, normalmente são vários os pontos que merecem atenção. Primeiro, a região lombar costuma não ter apoio, o que faz com que os quadris sejam jogados para frente. Sentar-se assim com as costas, e não com o bumbum, faz com que o pescoço fique mais esticado do que o normal para enxergar a tela, que não fica no nível dos olhos. Além disso, a falta de apoio no cotovelo cria uma tensão adicional nos ombros.

Bolsa nos ombros

Causa desequilíbrio, pois traz alterações musculoesqueléticas pela sobrecarga de um dos lados, principalmente quando a bolsa é muito pesada, atitude comum entre as mulheres.

Salto alto

Os pés influenciam diretamente a coluna. Uma pisada ruim gera tensões desorganizadas. O salto gera uma pisada em desequilíbrio, pois a base anterior fica apoiada, trazendo os quadris para frente, o que gera dores na região

Movimentos do dia a dia

O principal problema está na combinação de flexão e rotação. Lesões diversas ocorrem, desde pinçamentos e contraturas musculares, fazendo ações do cotidiano, como agachar para pegar algo, deitar ou levantar da cama.

Agachar da forma errada

Dobrar os joelhos e descer em direção ao chão com a coluna reta evita sobrecarga na região lombar e deve ser feito mesmo quando não se vai levantar peso. Agachar rapidamente e esticar-se para pegar algo é arriscado e pode levar a estiramentos.

Relaxar no sofá

Pode soar perfeitamente normal se jogar no sofá após um dia de trabalho, mas esse hábito cria desconfortos musculares. Os principais problemas são sentar apoiando a região lombar e não o bumbum, sofás altos para pessoas baixas e baixos para pessoas altas - dificilmente um modelo atende às necessidades de todos de uma mesma casa. Se possível, tente colocar um apoio nos pés para manter os joelhos em 90 graus e apoie a lombar. Pode ser com a ajuda de uma almofada.

Postura no carro

Quem passa muito tempo no trânsito precisa levar em conta que a postura no carro pode influenciar no equilíbrio do corpo. Mantenha a região lombar bem apoiada, o banco numa inclinação de 100 ou 110 graus e numa altura razoável sem que as pernas tenham de ficar muito esticadas para que os pés alcancem os pedais.

Cicatrizes

Os cortes feitos na musculatura e nos tecidos causam tensão na região, que será compensada de outra forma. É normal tensionar alguma região do corpo após cirurgias plásticas, por exemplo. Mulheres que se submeteram a implantes de silicone podem tensionar os ombros. A médio prazo, haverá dores.


Como usar Arnica em entorses

Posted: 27 Sep 2012 06:12 AM PDT

Arnica é uma planta perene nativa das montanhas da Europa e Sibéria. Arnica cresce 1 a 2 metros de altura com folhas verdes brilhantes e flores amarelo-laranja—semelhantes ao margaridas na aparência. De acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, arnica tem sido utilizado para aliviar as dores musculares, reduzir a inflamação e cicatrizar feridas desde n/a Arnica Homeopática aplicada topicamente como creme, pomada ou restaurador, é seguro para utilização. Arnica tomado por via oral pode causar efeitos colaterais graves. De acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, arnica não deve ser usado internamente sem supervisão médica direta.

Dificuldade: Moderadamente fácil

Instruções

  1. Comprar e usar apenas pomadas de arnica Homeopática ou tinturas. Segundo Dr. Lauri Grossman, arnica Homeopática restaura saúde sem efeitos colaterais e é seguro para crianças, adultos, mulheres grávidas e idosos. Arnica que é rotulado "arnica Homeopática" significa que o fabricante está seguindo orientações farmacêuticas ao produzir ervas medicinais. Dr. Grossman adverte contra o uso de preparações à base de plantas nonhomeopathic ou brews caseiros de arnica; eles poderiam causar tonturas, diarréia, batimentos cardíacos irregulares e até mesmo a morte.
  2. Verific com seu doutor antes de usar arnica. De acordo com o Universidade de Maryland Medical Center, se não tiver certeza se a forma de arnica tem é à base de plantas ou homeopáticos, pergunte ao seu médico antes de usá-lo.
  3. Aplica pomada de arnica homeopática, salve ou creme topicamente para o tratamento de contusões, entorses, dores musculares, queimaduras, dor da artrite, inflamação, picadas de insetos e inchaço. De acordo com o Universidade de Maryland Medical Center, mesmo que arnica homeopática é seguro quando usado topicamente, você deve ainda seguir instruções de dosagem na etiqueta do produto. Não usar arnica em feridas abertas ou úlceras da pele.
  4. Acelerar a cura. Na sequência de acidentes, cirurgia ou lesões relacionadas com o desporto, use arnica homeopática para aliviar a dor, hematomas, inchaço e dor. De acordo com Dr. Lauri Grossman, médicos do hospital estão usando arnica para acelerar a recuperação de pacientes após uma lesão traumática.
  5. Fazer seu próprio óleo de arnica usando tintura de arnica homeopática. Você pode comprar óleo de arnica homeopática e usá-lo apenas como um creme ou pomada. Você também pode misturar 1 onça de tintura de arnica Homeopática com 5 onças de óleo vegetal para fazer óleo de arnica para uso tópico.
  6. Faça compressas para usar em articulações, dores musculares e entorses. Mix 1 oz. de tintura de arnica Homeopática com 10 onças de água quente. Mergulhe sua compressa na mistura e, em seguida, delicadamente arrancar e a aplicam-se à área dolorosa. Salvar sua mistura; Você pode continuar a mergulhar e usar a compressa para tratar uma lesão durante 24 horas.

Dicas & advertências

Para transformar seu óleo de arnica em um restaurador, adicionar 3 onças de cera derretida para cada 6 onças de óleo, despeje a mistura em um recipiente e definir no refrigerador até empresa.

Sempre use produtos homeopáticos de acordo com as instruções do rótulo.

Arnica agiliza a recuperação pós-cirurgia ortopédica e plástico.

Se você estiver grávida ou amamentando, converse com seu médico antes de usar quaisquer ervas.


Nenhum comentário: