EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Fisiculturismo e o antes e depois de fisiculturistas famosos

Posted: 25 Sep 2012 02:00 AM PDT


Fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, simetria, proporção e definição muscular.

O fisiculturismo não é um esporte Olímpico, porém, está incluso no Pan-americano e nos Jogos Asiáticos. Existem ainda alguns campeonatos amadores.

Os pré-requisitos para a participação em uma competição são: volume dos músculos, proporção entre eles e a definição muscular. A competição é disputada através de comparação das seguintes condições:

  • Tamanho dos músculos
  • Força
  • Proporção
  • Definição
  • Estética
Para o desenvolvimento dos músculos, o fisiculturista utiliza estratégias como: Treinamento em resistência de pesos, repouso e nutrição especial, acrescentando proteína extra à alimentação, inclusive através de suplementos alimentares, entre outros.

Outra forma de aumentar a massa muscular é a utilização de anabolizantes. Os anabolizantes nada mais são do que hormônios sintetizados, que causam graves danos a saúde e são proibidos. Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, que poderá ser prejudicial à saúde, já que estes são hormônios sintetizados, contudo não existe ainda evidência cientifica dos seus danos a longo prazo no corpo humano.

Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.

O uso de drogas no culturismo profissional está ao nível de outros desportos competitivos mas a nível de atleta amador o caso muda de figura, sendo o desporto onde o uso de drogas é mais frequente.

Apesar da proibição e da divulgação dos prejuizos que os anabolizantes causam a saúde, sabe-se que a maioria dos fisiculturistas os utilizam com a orientação de endocrinologistas e nutricionistas. Os efeitos da utilização de anabolizantes podem ser simples, como o aparecimento da acne, ou graves, como a hipertrofia prostática, a agressividade, a impotência, a esterilidade, a hipertensão e a hepatotoxidade, entre outros.

Para quem pensa que todos os fisiculturistas já nasceram com físicos privilegiados, se surpreenda com o "antes e depois" dos maiores atletas do mundo.

Branch Warren

Dorian Yates

Lou Ferrigno(The Hulk)


Nasser El-Sonbatty



Arnold Schwarzenegger

"O impossível é apenas uma palavra grande jogada aos ventos por pessoas pequenas, que acham mais fácil viver em um mundo que lhes foi dado em vez de explorar o poder que elas tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é potencial, impossível é temporário.

Com ajuda daqui


Uso do Fartleks Aeróbios em treinamento de corridas

Posted: 25 Sep 2012 01:09 AM PDT


Fartlek vem do sueco fartlöpning (correr) e lek (brincar). Segundo TUBINO (1984), o termo pode ser entendido como "jogo de corridas". O seu criador foi o sueco Gosse Holmer, que preconizava a aplicação de um método envolvendo a superação de percursos com subidas, descidas, planos, trechos com areia, entre outros. O processo apresenta as seguintes características:

· as sessões devem ser feitas em bosques, campos e montanhas;
· durante o percurso, os atletas devem variar os ritmos de trabalho;
· há uma alternância entre corridas rápidas e lentas;
· o trabalho muscular deve ser realizado por meios naturais (subidas, terrenos arenosos, etc.);
· os esforços são de intensidade média e de longa duração;
· a dosagem de esforço é feita por conta do próprio atleta;
· há combinações de todas as distâncias (de 50 metros até 3.000 metros);
· os tempos das sessões não são fixos, ocorrendo entre 40 e 120 minutos

HEGEDUS (1973) apresentou uma sessão de Fartlek proposta por GOSSE HOLMER em 1930, para corredores de fundo e meio fundo:

· trote suave durante 5 ou 10 minutos;
· corrida entre 1.200 e 2.500 metros, em velocidade média e uniforme;
· marcha rápida durante 5 minutos;
· ciclo de corridas de velocidade entre 50 e 60 metros, intercaladas por trotes até a normalização da respiração, para o atleta se sentir descansado para novos piques (sprints);
· marcha, até a recuperação dos esforços anteriores;
· "Arranques" de 3 a 4 metros, rompendo a inércia o mais rápido possível;
· corrida de 150 metros em subida;
· trote para volta à calma.

Exemplo de Fartlek mexicano:

· 11min 30seg a 3:50/km (3 quilômetros)
· 7min a 3:30/km (2 quilômetros)
· 3min 10seg a 3:10/km (1 quilômetro)

Cinco séries de maneira ininterrupta.

A chave está em intercalar segmentos corridos com rapidez por períodos curtos de recuperação corridos em ritmo lento. Contudo, o ritmo deve ser o mesmo de competição. O ideal é, quando parar, o atleta sentir que poderia correr mais um pouco.

TUBINO sugere algumas considerações e indicações sobre a aplicação desse método:

· o Fartlek é uma excelente forma de trabalho para ser colocada em um programa de treinamento, como "quebra de rotina", mas sem perder de vista as qualidades físicas visadas;
· o Fartlek estimula grandes oportunidades de criatividade nas sessões de treino;
· a dosagem dos estímulos deverá corresponder as possibilidades individuais dos atletas e as escolhas são de responsabilidade dos treinadores.

Na atualidade, o Fartlek faz parte dos "métodos contínuos variados", que se caracterizam por trocas de intensidade durante o total de treino. As variações
desses parâmetros, segundo NAVARRO (1993), podem ser devidas a fatores:

Externos: adaptações às particularidades do terreno, rampas, piso macio ou duro, etc.;

Internos: vontade do próprio atleta segundo as características do momento (improvisações);

Planificados: decisão do treinador quanto ao tempo de trabalho e intensidade. A intensidade do trabalho varia durante o exercício. Deve-se alternar estímulos fortes (duração entre 1 e 10 minutos) com estímulos recuperativos (até que o organismo se encontre em condições de um novo estímulo forte). As alternâncias entre velocidade alta, média e baixa permitem grandes volumes de trabalho, não só pelos efeitos fisiológicos, mas também pela motivação produzida pela variedade do treino.

Retirei daqui


Centro de treinamento em Atletismo em São Caetano do Sul

Posted: 25 Sep 2012 01:03 AM PDT

A cidade de São Caetano do Sul tem o Centro de Treinamento (CT) do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA/São Caetano do Sul, mais moderno equipamento esportivo do gênero no Brasil. Localizado na Estrada das Lágrimas, 90, no Bairro São José, o CT inaugurado nesta manhã em cerimônia concorrida vai receber alguns dos maiores nomes do atletismo brasileiro e também abrirá suas portas para jovens esportistas de sancaetanenses.

O prefeito de São Caetano elogiou a parceria da Administração com a BM&FBOVESPA. "O Poder Público não teria condições de construir um Centro de Treinamento como este sem parcerias. Agora São Caetano está inserida na história do esporte olímpico brasileiro", destacou. A Prefeitura de São Caetano criou as condições para a construção do CT com a cessão do espaço, que antes era ocupado pelo Clube Esportivo e Recreativo de Vila São José, pelo prazo de 15 anos.

O chefe do Executivo lembrou que o centro de treinamento não será exclusivo para os atletas de alto rendimento. "A comunidade esportiva sancaetanense compartilhará este espaço não só como um aprendizado pelo contato dos jovens com os atletas de ponta do Brasil, mas também porque o CT estará aberto ao esporte amador". O prefeito também falou sobre o próximo passo da parceria de São Caetano com a BM&FBOVESPA, que será a transformação do espaço em um centro de referência em fisioterapia e tratamento de atletas lesionados – aberto a esportistas de alto rendimento de todo o País.

O diretor-presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, agradeceu aos parceiros que apoiaram a construção do CT, que teve custo de R$ 20 milhões. "Eu tenho muitos agradecimentos a fazer hoje. Em primeiro lugar quero agradecer ao prefeito, que tem sido um grande parceiro e que certamente já colocou seu nome e o nome de São Caetano na história do esporte nacional". O dirigente também elogiou a assessora especial de Coordenação da Ação Social de São Caetano, que prestigiou a inauguração.

Referência – Entre os atletas que participaram da cerimônia de inauguração se destacaram a campeã olímpica e mundial Fabiana Murer, do salto com vara; o maratonista Marilson Gomes dos Santos, duas vezes campeão da maratona de Nova York; e Vanderlei Cordeiro de Lima, patrono do Centro de Treinamento e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Todos foram unânimes ao elogiar o Centro de Treinamento, apontado como um dos mais modernos do mundo. "Este é um centro de primeiro mundo, inédito no Brasil. Além disso, ele é um lugar bonito e gostoso, onde eu tenho certeza que os atletas vão treinar com mais entusiasmo e vontade", afirmou Fabiana, que inaugurou a pista indoor com uma série de saltos.

Para o maratonista Marilson Gomes dos Santos, o Centro de Treinamento de São Caetano não deve nada na comparação com os centros internacionais. "Este é um sonho realizado", garantiu. O patrono do CT, Vanderlei Cordeiro de Lima, se emocionou ao falar sobre a importância do esporte em sua vida e aos 22 anos dedicados ao atletismo. O atleta da equipe de São Caetano protagonizou um dos momentos mais marcantes da história das Olimpíadas ao subir ao pódio em Atenas mesmo depois de ter sido agredido por um espectador da maratona, no momento em que liderava os quilômetros finais da competição. A dignidade do atleta brasileiro, que festejou o bronze mesmo tendo sido prejudicado na luta pelo ouro, lhe valeu o reconhecimento mundial e ainda a Medalha Pierre de Coubertin, maior honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional a atletas que elevaram o espírito olímpico.

Estrutura – O Centro de Treinamento (CT) do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA/São Caetano do Sul está localizado em uma área de 31.112 m². Além da reforma na área externa, com gramado e a pista revitalizados, foi construído um moderno ginásio indoor com 5.535 m² de área construída e pé direito de 10 metros, projetado especialmente para os treinos dos atletas do salto com vara. Ele conta com pista de corrida de 60 metros, áreas de saltos em distância e triplo, área para salto com vara e para arremesso de peso. O piso é macio, adequado para os treinamentos intensivos dos atletas.

A estrutura de apoio conta com setores de fisioterapia, musculação, atendimento médico, administração e depósitos. A sala de fisioterapia, com 200 m², está equipada com os mais modernos equipamentos disponíveis para a prevenção e tratamento de lesões de atletas. A sala de musculação, de mesmo tamanho, também oferece aos esportistas equipamentos avançados – ambas foram montadas de acordo com as especificações sugeridas pelos treinadores da equipe BM&FBOVESPA/São Caetano do Sul.

A Prefeitura de São Caetano realizou intervenções no entorno do Centro de Treinamento, com ações como a reurbanização da praça do local, pavimentação asfáltica e nova iluminação, entre outras.


5 atividades para iniciação desportiva na escola

Posted: 25 Sep 2012 01:02 AM PDT

Jogo dos sete passes


Material:
1 bola
Formação: Dois grupos

Organização: Após a divisão dos participantes em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de jogo.
Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto, reiniciando assim a contagem.

Nota 01: A contagem dos passes deverá ser efetuada em voz alta e clara.

Nota 02: A cada bola interceptada pela equipe adversária a contagem reinicia do zero.

  



Handebol de baliza


    

Material:
1 bola
bancos ou cadeiras
cones ou latas

Formação: Dois grupos
Organização: Dois grupos na área de jogo, localizando os bancos sobre as metas (gols), colocar, sobre cada banco, um cone ou uma lata.
Desenvolvimento: O jogo tem início com a troca de passes e arremessos com as mãos entre os grupos, sendo o ponto marcado, a cada cone derrubado com o arremesso. Vence a equipe que conseguir derrubar todos os cones.

Nota 01: O ponto só será validado com a queda total do cone.

Nota 02: A defesa obedecerá a marcação da área de handebol.

  


Handfut

  

Material:
1 bola

Formação: Dois grupos
Organização: Dois grupos na área de jogo, definindo um participante para o gol.
Desenvolvimento: Os alunos trocam passes com as mãos entre sua equipe, mas só podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo o lançamento.

  


Material:
Balões
Rede de voleibol ou elástico ou cordão
Som com fita ou cd

Formação: Dois grupos
Organização: Solicitar ao grupo que se posicionem, cada um em uma área de jogo, separados pela rede. Cada participante de posse de um balão, deverá enchê-lo.
Desenvolvimento: Com o  início da música, todos os participantes deverão passar o balão para o campo adversário, devolvendo os que passarem para o seu campo. A cada interrupção da música o monitor efetuará a contagem. No momento da interrupção o grupo que tiver menos balões em seu campo marca ponto.

Nota: O monitor deverá ir construindo as regras junto com os alunos, no momento em que forem ocorrendo as infrações.

  




Basquetevôlei

 

    

Material:
1 bola de voleibol ou borracha

Formação: Dois grupos
Organização: Equipes disposta na área de jogo (quadra).
Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, trocará passes, usando somente os fundamentos do voleibol (toque, manchete, levantamentos, saques, cortadas), tentando como objetivo fazer cestas.

   


Nenhum comentário: