Notícias da Educação Física |
Expectativas de aprendizagem em Educação Física do 1º ao 9º ano Posted: 29 Apr 2013 02:55 AM PDT As Orientações Curriculares da prefeitura de São Paulo prevêem que os alunos de 5º ano sejam capazes de: - Identificar, explicar e demonstrar corporalmente brincadeiras, esportes, danças, lutas e ginásticas vivenciados no contexto da comunidade. - Buscar a participação de todos, independentemente de gênero, sexualidade, raça, etnia ou biótipo. - Analisar e comentar em diversas situações o desempenho dos participantes, compreendendo-o como fruto das características pessoais e da diversidade da prática. - Respeitar o direito de expressão dos colegas, aceitando diferentes graus de participação. - Reconhecer as atividades que ocorrem em outros grupos culturais e vivenciá-las. - Identificar as relações de poder presentes nas vivências esportivas. - Apropriar-se da terminologia específica da modalidade. O mesmo documento prevê que os estudantes de 9º ano saibam: - Ser críticos perante a tentativa de imposição da indústria cultural. - Reconhecer a intencionalidade de políticas esportivas públicas e do terceiro setor. - Analisar os programas televisivos, as crônicas e a publicidade e seus efeitos. - Identificar as características das brincadeiras vivenciadas (regras, estratégias, conteúdo e forma). - Elaborar formas variadas de textos. - Adaptar formas de participação, facilitando a atuação dos colegas. - Conhecer e relacionar os tipos de modalidade com os espaços sociais onde ocorrem. - Compreender a construção do mito do atleta. - Identificar as práticas discursivas presentes nos esportes que reforçam pejorativamente a identidade de raça, gênero, sexualidade e idade. |
Planejamento anual na Educação Física no ensino fundamental Posted: 29 Apr 2013 12:53 AM PDT Apresentação Atento a importância de dinamizar e otimizar o tempo e o espaço de uma instituição educacional, este trabalho visa possibilitar maior diversidade de atividades esportivas, culturais e recreativas, para assim despertar nos aluno um sentimento de satisfação e realização e dispor uma gama maior de possibilidades de lazer. Tem- se a intenção de promover atividades esportivas, recreativas e educacionais no horários regular de aula, enfatizando o contexto educacional, lúdico e participativo, sem exigências e limitações, com a perspectiva de motivar e atingir o maior numero de aluno. Assim, demonstrar, possibilitar e desenvolver os vários benefícios físicos, cognitivos, psicomotores e sócio- afetivo. Diagnóstico A prática esportiva é incentivada pelos pais. Em estudo, Durand (1988), constatou que 95% dos pais mostram-se favoráveis a que seus filhos realizem atividades, 86% acreditam ter essas atividades uma importância às intelectuais. Os dados apresentados pelo autor, são ainda mais significativos ao relatarem que 67% dos entrevistados entendem que deveriam ocorrer nas escolas a prática de atividades físicas diariamente e que 99% dos pediatras consideram positivas as praticas esportivas das crianças. Na busca de possíveis informações sobre as possíveis contribuições que a prática de atividade física, dessa forma estruturada e organizada, pode promover para o aluno, encontra-se em Matsudo (2001), uma relação de benefícios proporcionados pelas atividades realizadas em turmas de treinamento (ACD). Biológicos: Diminuição da pressão arterial, controle do peso corporal, resistência física, aumento da densidade óssea e melhora da força muscular. Psicológicos: Aumento da auto- estima, diminuição da depressão, redução do isolamento social, aumento do bem- estar e alivio do stress. Escolares: Aumento da freqüência nas aulas, aumento da responsabilidade, redução de distúrbios de comportamento, diminuição do uso de drogas e melhora na relação com os pais. Para Vargas Neto e Voser (2001), a aventura esportiva é uma experiência enriquecedora e insubistituível, pois o esporte fomenta nas crianças a maturidade, o crescimento e o desenvolvimento. O outro fator relatado pelos autores como contribuição das atividades é o combate à degeneração hipocinética, ao cada vez maior sedentarismo das crianças, com horas de inatividade frente a televisão, computadores, e jogo eletrônicos, atividades que podem entre outros problemas de saúde, gerar deformação na coluna vertebral ( Manné, Codina, 1992). Objetivos Gerais Desenvolvimento corporal harmônico; Aquisição do controle corporal; Desenvolvimento das habilidades motoras; Condicionamento dos sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência; Desenvolvimento de habilidades de utilização dos movimento como instrumento de comunicação e expressão; Utilização sadia das horas de lazer; Aquisição de comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social; Objetivos Específicos Referentes a Esquema Corporal Reconhecer as possibilidades cinéticas do corpo, através de movimentos que o afetam com uma totalidade; Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento; Realizar movimentos independentes e interdependentes, com diversos segmentos do corpo; Definir sua dominância lateral; Referentes a orientação Espaço- Temporal Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão; Movimentar-se, discriminando diferentes momentos do tempo, seu curso regular e fracionamento; Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias no deslocamento do corpo e objetos. Referentes a Qualidades Físicas Estruturar movimentos que requeiram a coordenação geral; Estruturar movimentos que requeiram coordenação seletivas; Equilibrar-se em deferentes situações, com ou sem deslocamento, controlando e ajustando sua postura; Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força; Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram resistência; Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram flexibilidade, agilidade e velocidade; Adquirir controle progressivo dos movimentos que evidenciam os graus de tensão muscular. Referentes a Expressão Corporal Representar, com movimentos corporais, elementos e objetos do meio circundante; Movimentar-se, adaptando-se a diferentes ritmos; Expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com o grupo; Cria sua própria seqüência de movimentos, em atividades de respostas, vivenciando pensamentos e sentimentos; Referentes a Recreação Cooperar nas atividades em grupos; Utilizar, nos movimentos de lazer, habilidades motoras adquiridas; Desenvolver habilidades de modificar jogos a atividades para atender aos problemas sugeridos em relação ao espaço, material e tempo disponíveis. Conteúdo Programático 2006 Basquetebol ( 1º bimestre) Desporto atraente pela maneira de se jogar, o basquetebol faz com que as pessoas sintam prazer em pratica-lo. Este modalidade esportiva permite ao praticante o desenvolvimento de habilidades no manejo de bola e potencialidades como velocidade, a força, a agilidade e a destreza. Contribui para a melhoria da resistência orgânica. O basquetebol é, sobretudo, um desporto atlético. O basquetebol possui regras simples, facilmente assimiláveis pelos alunos. Exige constante movimentação proporciona considerável melhora na condição física do aluno. No basquetebol, a bola é jogada com as mãos, por isso esse desporto desenvolve as habilidades atléticas e permite que os alunos tenham um bom desempenho. Além disso, por ser um desporto coletivo, com força específica de se jogar, faz com que o aluno desenvolva um bom domínio corporal. É um jogo fácil de aprender, mas o aluno deve seguir uma boa disciplina no treinamento técnico e tático. Atenção deve ser dispensado ao jogo em conjunto para que o aluno possa perceber a necessidade de jogar coletivamente, isto é, em equipe. Objetivos Específicos da Temporada da Basquetebol Área Cognitiva transmitir noções sobre o basquetebol; conhecer regras e técnicas de basquetebol; conhecer táticas do basquetebol; Área Motora executar diferentes tipos passes, condução de bola e arremesso; jogar basquetebol dentro de um esquema tático ( defensivo/ ofensivo ). Voleibol (2º bimestre) É um desporto diferente dos outros, sendo um dos mais difíceis de ser jogado. Pela maneira de ser jogado, faz com que o aluno se concentre durante todo tempo, desenvolve rapidez de movimento e raciocínio. Exige pouco material e espaço e é excelente recreação para jovens e crianças. Objetivos Específicos da Temporada de Voleibol Área Cognitiva transmitir noções de voleibol; conhecer técnicas, táticas, regras e penalidades do Voleibol; Área Motora jogar Voleibol de maneira técnica; executar os fundamentos do Voleibol; executar os fundamentos através de exercícios combinados; usar a prática do Voleibol para seu prazer e integração social; entender, respeitar, e interpretar as regras do Voleibol; Futsal (3º bimestre) Esse desporto é muito atraente, despertando interesse em todos os praticantes e atendendo assim à necessidade de competição e lazer. Por ser uma atividade intensa, desenvolvida numa quadra com espaços menores do que o campo de futebol, exige uma preparação muito eficiência na parte técnica e tática, já que nesse desporto a velocidade, a precisão e a decisão nas jogadas interferem diretamente no resultado da partida. Objetivos Específicos da Temporada de Futsal Área Cognitiva transmitir noções sobre futsal; conhecer técnicas e táticas do futsal; conhecer regras e penalidades do futsal; Área Motora jogar futsal; realizar os fundamentos do Futsal; reconhecer a tática do Futsal e saber organizar uma equipe em quadra; entender, respeitar e interpretar regras de Futsal; saber aplicar as penalidades do Futsal. Handebol (4º bimestre) Desporto atraente pela maneira de se jogar, o Handebol faz com que as pessoas sintam prazer em pratica-lo. Muito parecido com o Futebol, o Handebol permite ao praticante o desenvolvimento de habilidades no manejo de bola e potencialidades como velocidade, a força, a agilidade e a destreza. Contribui para a melhoria da resistência orgânica. O Handebol é, sobretudo, um desporto atlético. O Handebol possui regras simples, facilmente assimiláveis pelos alunos. Exige constante movimentação proporciona considerável melhora na condição física do aluno. No Handebol, a bola é jogada com as mãos, por isso esse desporto desenvolve as habilidades atléticas e permite que os alunos tenham um bom desempenho. Além disso, por ser um desporto coletivo, com força específica de se jogar, faz com que o aluno desenvolva um bom domínio corporal. É um jogo fácil de aprender, mas o aluno deve seguir uma boa disciplina no treinamento técnico e tático. Atenção deve ser dispensado ao jogo em conjunto para que o aluno possa perceber a necessidade de jogar coletivamente, isto é, em equipe. Objetivos Específicos da Temporada da Handebol Área Cognitiva transmitir noções sobre o handebol; conhecer regras e técnicas de handebol; conhecer táticas do handebol; Área Motora executar diferentes tipos passes, condução de bola e arremesso; jogar Handebol dentro de um esquema tático ( defensivo/ ofensivo ). Considerações Como meio de educação e fonte de ricas experiências individuais e grupais, com inúmeras atividades que possibilitam o desenvolvimento das qualidades necessárias ao bem estar do ser humano, a Educação Física necessita seguir um planejamento seqüenciado que atinja o interesse e as reais necessidades das comunidades escolares. Para que isso seja produtivo do ponto de vista produtivo para o desenvolvimento da criança e jovens, em termos educacionais, de saúde e sociais, assim como da realização profissional de que trabalha e dos órgãos Educacionais que nelas investem, é fundamental que a Educação Física esteja organizada numa estrutura, com divisões de responsabilidades e funções. A estrutura e o planejamento ideal para a realidade nacional, com objetivos atingidas devem ser procurados a cada etapa do progresso, aperfeiçoando-os sempre, para que possamos ter progressivamente mais crianças e jovens praticando atividades físicas saudáveis. Autor: MARCELO DOS SANTOS ALOISE |
You are subscribed to email updates from Informativo da Educação Física To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário