EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Boxe para as mulheres

Posted: 13 Apr 2013 08:06 AM PDT


Se, no passado, o boxe era um esporte reservado para a ala masculina, na atualidade, os ringues de luta nas academias comprovam que essa história mudou.

Atraídas pelo dinamismo das aulas e pelo alto gasto energético, as mulheres se tornaram adeptas da modalidade e não se intimidam ao treinar entre os lutadores mais experientes.

Alexandro Almeida*, professor de boxe e ex-técnico da seleção brasileira de boxe feminino, conta que as aulas ajudam na manutenção do peso saudável, no fortalecimento da musculatura em geral (incluindo braços, abdome e pernas), atenuação do estresse e controle da agressividade, já que ocorre o golpeamento dos chamados "sacos de pancada".

"As atividades são conduzidas em circuitos individuais e em grupos, sendo que os iniciantes são capazes de acompanhar os demais alunos durante as aulas. A exceção ocorre para orientações de técnicas exigidas nos golpes, como posicionamento de pés e mão, e eventuais restrições envolvendo lesões articulares ou musculares", explica Alexandro. "Nesse caso, o aluno realiza a aula com movimentos limitados para poupar a região debilitada. Uma pessoa com lesão no joelho, por exemplo, não irá pular corda. Outra, com comprometimento no ombro ou punho, não irá treinar nos sacos de pancada".

Além do gasto energético intenso, outra característica que atrai as mulheres para os ringues de boxe é o fato do treino não exigir contato físico ou a realização de combate contra um oponente real. "Essa necessidade ocorre apenas se o objetivo do aluno for aprender a lutar. Se a meta envolve apenas o condicionamento físico e a manutenção do bem-estar, o indivíduo tem a opção de competir ou não".

Dentre os cuidados necessários durante a aula, Alexandro destaca que o aluno precisa manter a atenção na sua segurança, assim como, do possível parceiro. Respeitar seus próprios limites também é fundamental.

Não deixe de realizar a avaliação médica antes de iniciar uma prática esportiva. Lembre-se que alimentação equilibrada e orientação de um educador físico também são essenciais para quem busca praticar esporte de maneira saudável.


Cuidados nutricionais no envelhecimento

Posted: 13 Apr 2013 08:04 AM PDT

O avanço da idade requer atenção especial para fatores que promovem a manutenção da saúde e da vitalidade. Dentre os cuidados necessários, destacam-se aqueles relacionados com a boa nutrição.

Dr. Júlio Sérgio Marchini*, professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, explica que o processo de envelhecimento afeta todas as células do organismo, podendo exercer efeito negativo sobre o consumo de alimentos e colocar os indivíduos em situação de risco nutricional. "Podemos considerar que as células relacionadas com digestão, absorção e assimilação dos componentes "sofrem" com o envelhecimento. Portanto, a eficácia de aproveitamento dos nutrientes, provenientes dos diferentes alimentos consumidos, torna-se diminuída."

Estudos demonstram que a desnutrição decorrente da baixa ingestão de proteínas e energia é comum nessa fase da vida e é apontada como uma das razões que levam os indivíduos na terceira idade a adquirirem redução de massa muscular e força. De acordo com Marchini, a ingestão adequada de proteínas e energia é essencial para a manutenção das condições vitais, assim como, de cálcio e vitamina D, nutrientes associados à eficácia do metabolismo ósseo.

 

"As principais conseqüências da má nutrição do idoso incluem desde osteoporose e sarcopenia (perda de massa muscular), até a incapacidade de praticar exercícios físicos e realizar funções simples como abotoar uma camisa".

 

Visando orientar a população para a prevenção de carências nutricionais, o Ministério da Saúde elaborou o guia "Dez Passos para uma Alimentação Saudável para Pessoas Idosas". Dentre as recomendações, estão incluídas:

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!

- Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

- Consuma diariamente, pelo menos, três porções de legumes e verduras.

- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

- Consuma diariamente três porções de leite e derivados.

Quando necessário, a utilização de suplemento nutricional pode auxiliar o indivíduo a atingir a ingestão recomendada de energia e nutrientes, e, consequentemente, manter o bom estado nutricional, sem que a alimentação regular seja prejudicada.

Havendo dúvida sobre seus hábitos alimentares, converse sempre com um médico ou nutricionista.


Nenhum comentário: