EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Congresso Carioca News

Congresso Carioca News


Dança, esporte, psicomotricidade e recreação na Educação Física escolar

Posted: 14 Apr 2013 11:16 AM PDT

Esses são os temas que serão abordados nos cursos referentes ao Módulo Escola do 8º Congresso Carioca de Educação Física. Dentro de uma concepção de desenvolvimento infantil voltado para as habilidades motoras, trabalhar as diversas possibilidades nesse campo deve ser prioridade para o profissional de Educação Física. Para sair do lugar comum do que hoje se pensa e se faz na Educação Física escolar, é necessário buscar o conhecimento e aplicá-lo na prática.

Mas o que se deve ensinar na Educação Física escolar. Sem nos aprofundarmos nos textos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e concentrando-se apenas no desenvolvimento da motricidade, da afetividade e da cognição, já seriam motivos suficientes para se buscar novas atividades para se atuar nessa área.

Com essa preocupação, programamos uma série de cursos para quem atua nessa área e deseja incrementar suas aulas de Educação Física.

Educação Física escolarO tema psicomotricidade estará presente em dois cursos: a professora Fabiana Albino, que possui vasta experiência no tema, trará possibilidades de atividades psicomotoras para os diversos níveis de aprendizado, estimulando a criatividade e interagindo com os participantes em atividades práticas no curso "Atividades psicomotoras para a escola". A professora Larissa Salgado, especialista em ginástica rítmica, traz um pouco dessa experiência para o curso "Motricidade e ludicidade na primeira infância", onde desenvolverá atividades práticas para trabalhar com os pequenos na escola.

Atividades práticas de recreação estarão presentes no curso "Recreação total" com o professor Maurício Barbosa, que desenvolve cursos nessa área através de sua empresa Ludens, além de ministrar a disciplina no ensino superior.

Pelo lado do esporte, o professor Marcelo Soares traz o curso "Tchoukball e Korfebol na escola: possibilidades pedagógicas", explorando essas modalidades que ele ajuda a difundir no Brasil e que podem ser muito úteis na integração de meninos e meninas, já que uma das regras do Korfebol é ter times mistos.

A professora Bruna Chaves abordará a dança no curso "A dança lúdica na escola" e, mesmo que você não seja um exímio dançarino ou dançarina, é possível ensinar a modalidade para crianças na escola. Com mais de 25 anos de experiência em danças, ela irá mostrar as possibilidades que você, como educador, pode explorar em suas aulas.

Como a inclusão de pessoas com necessidades especiais é tema recorrente na educação brasileira, o curso "Atividades de lazer para pessoas com deficiência" abordará as possibilidades motoras para esse público e o tema pode ser aplicado tanto na escola quanto em atividades de lazer. O professor Ivan Santos vem de São Paulo especialmente para participar, pela primeira vez, de nosso evento.

Se você é profissional de Educação Física e trabalha na área escolar ou ainda está estudando e pretende fazer carreira nessa área, não deixe de participar desses cursos! Você pode se inscrever em até dois (um de manhã e outro à tarde) e, ainda, em um dos cursos especiais (marcados na cor laranja em nosso site).

Confira mais informações  acessando a página dos cursos do Módulo Escola e faça logo sua inscrição!

Nenhum comentário: