EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Tendinite no tornozelo

Posted: 08 Apr 2013 11:00 AM PDT



A tendinite é uma clássica lesão de sobrecarga (esforço repetitivo) que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas se a lesão for crônica. Os tendões são estruturas anatômicas que unem os músculos aos ossos dando movimento aos mesmos. Portanto, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite e no pé e tornozelo não seria diferente!

Tendinite é um problema comum entre pessoas que trabalham duro, com sobrecarga dos esforços. Ou são atletas que aumentam a intensidade ou mudaram o treinamento. Os sintomas incluem dor ao mobilizar o pé e tornozelo e, principalmente, ao longo do curso do tendão. Pode haver além da inflamação (calor, rubor, edema e dor) formigamento, pontada ou fisgada, devido à inflamação do nervo que rodeia o tendão.

Anatomia- Há uma série de tendões importantes no pé e no tornozelo que são fundamentais para a função diária, caminhada e esportes de impacto. Um período de recuperação é necessário para satisfazer as exigências crescentes sobre os tecidos. Se a recuperação for inadequada, isso influencia a não recuperação celular e leva à inflamação. Portanto, a inflamação do tendão é uma reação secundária.

Inicialmente, há irritação do revestimento externo do tendão. Isto é chamado peri ou paratendinite e conduz à degeneração do tendão, tornando-se mais espesso. O tendão torna-se então mais fraco e perde a sua força (tendinose), o que pode levar a uma ruptura completa ou parcial do tendão.

Tipos de pé como o pé plano e cavo e alterações no ciclo de marcha aumentam o risco de gerar uma tendinopatia . Fatores como apenas uma pisada "errada", encurtamentos e outras pequenas alterações que já desequilibram a musculatura podem gerar o processo degenerativo e é por isso que uma avaliação ortopédica deve ser feita.

Prevenção da dengue em escolas

Posted: 08 Apr 2013 07:33 AM PDT



Os professores e alunos das escolas mineiras estão juntos para acabar com a dengue. Os jovens serão os principais interlocutores a ajudar a prevenir e não deixar que essa doença entre na sua casa. Além disso, é importante conscientizar os jovens, pois atualmente 18,35% dos casos da dengue ocorrem em pessoas de até 15 anos.

Se o aluno contrair a doença, ele ficará dez dias em casa sem poder ir à escola, praticar seu esporte favorito e fazer o que gosta no seu tempo livre. Ele saberá da importância de combater a dengue e, em casa, junto com a sua família, acabará com os focos das larvas do mosquito e levará esse ensinamento para toda a vizinhança.

A escola que aderir à campanha "Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir", ganhará um selo de reconhecimento à sua ação de responsabilidade social.

Olha o kit que a secretaria de saúde do Governo de Minas Gerais fornece: clique aqui

Entenda o que é gengivite

Posted: 08 Apr 2013 02:37 AM PDT


O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes. É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

São três os estágios da gengivite:
Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.

Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
Como saber se tenho gengivite?

A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:

- Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas.
- Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental.
- Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
- Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
- Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.
- Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
- Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Como é tratada a gengivite?
Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.

Uma limpeza profissional pelo seu dentista ou higienista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Com consultas regulares, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório dentário.


Resumo sobre a dengue com informação a população

Posted: 08 Apr 2013 01:00 AM PDT



A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, conforme o tempo em que é reconhecido o diagnóstico e iniciado o tratamento, com potencial causar morte. Ela é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, que pica durante o dia.

As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante períodos chuvosos ou imediatamente depois.

A Prefeitura faz ações de controle do vetor com vistorias de rotina, mutirões, recolhimento de criadouros, controle químico, ações educativas para eliminar criadouros e mosquitos e conscientizar a população de acordo com os cuidados necessários para.

Sintomas

Dor muscular e nas juntas
Dor de cabeça e no fundo dos olhos
Febre alta de início repentino
Manchas vermelhas no corpo
Falta de apetite
Desânimo
Às vezes, ocorre sangramento de gengiva e nariz
Dengue hemorrágica

Sintomas da dengue comum
Queda brusca de temperatura
Diminuição da pressão arterial
Arroxeamento dos lábios e das extremidades
Sangramentos (pele, nariz, gengiva e aparelho digestivo)
Dor abdominal
Alternância de sonolência e agitação
Tratamento

Quem apresentar os sintomas deve procurar imediatamente um serviço de saúde. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (os mais comuns são o AAS adulto e infantil e a Aspirina).

Como evitar

Não existe vacina contra a dengue. A única forma de prevenção é evitar água parada para que não haja a formação de criadouros do mosquito transmissor dentro de casa ou no local de trabalho.

Encha de areia os pratinhos de plantas
Evite planta aquática
Não acumule entulho e lixo
Mantenha a piscina sempre tratada com cloro
Retire a água acumulada da laje
Mantenha a lixeira sempre fechada
Guarde pneus em lugares cobertos
Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo
Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasilhames onde é servida água para animais domésticos
Mantenha bem tampados caixas e reservatórios de água
Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada
Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesivaAo sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cubra-os com tapetes ou objetosSubstitua a bromélia por outro tipo de planta que não acumule água (enquanto essa providência não for adotada, regue abundantemente com mangueira sob pressão duas vezes por semana)

Nenhum comentário: