EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Por que treinar a coordenação motora?

Posted: 23 Apr 2013 04:43 AM PDT


Por que a coordenação motora é importante? Todo programa de treinamento, principalmente aqueles relacionados à promoção da saúde e bem-estar, tem como objetivo primário o desenvolvimento da força muscular, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. Estas três capacidades biomotoras são básicas e devem ter um nível desejável de desenvolvimento.

A baixa capacidade aeróbia, por exemplo, pode prejudicar o funcionamento do coração, favorecer a fadiga precoce e o aparecimento de determinadas doenças. Já a pouca força muscular pode causar flacidez muscular, lesões, dificuldade para realizar determinadas tarefas diárias e pouca flexibilidade, que torna o corpo encurtado, com pouca mobilidade, dificultando até para amarrar os sapatos e até mesmo se vestir.

Portanto, bons programas de exercícios incluem caminhada, pedalada, atividades para subir escadas (boas para o coração), exercícios com pesos adicionais (halteres) ou o peso do próprio corpo (agachamento, sentar e levantar da cadeira) e também os alongamentos – para os músculos das pernas (parte de trás), peito e região lombar.

A coordenação motora é também uma capacidade muito importante porque é responsável por fazer a conexão entre o sistema nervoso central e os músculos. Além disso, possibilita ativar os centros nervosos, manter os neurônios ativos, receber e enviar informações para que os músculos trabalhem de forma ordenada. Os estudos têm demonstrado que, quando estimulamos pouco esta "coordenação motora global", os neurônios vão diminuindo a sua capacidade de conexão e integração. Consequentemente, os resultados não são nada animadores: lentidão motora, diminuição da atenção, dificuldade de realizar tarefas diárias e contribuição para o aparecimento de determinadas doenças degenerativas.

Isso significa que os exercícios globais, que acionam vários grupos musculares ao mesmo tempo, realizados com música, dentro ou fora da água, são excelentes alternativas para ativar o seu cérebro e fazê-lo trabalhar de forma coordenada. Dança, hidroginástica, aulas de ginástica com música, exercícios de musculação que trabalham pernas braços ao mesmo tempo, pilates, aula de STEP, esportes com bola e natação são algumas das opções.

Metodologias mais comuns na Educação Física Escolar

Posted: 22 Apr 2013 08:53 AM PDT

Até 1980, os professores eram técnicos que exploravam a repetição dos movimentos para desenvolver a capacidade física do aluno. Depois disso, diversas correntes surgiram e convivem até hoje.

Saúde
Desde 1990, o sedentarismo e a alimentação inadequada se tornaram comuns entre crianças e a Educação Física passou a refletir sobre a questão.
Foco Ensinar hábitos e comportamentos saudáveis e a prática autônoma de exercícios físicos.
Estratégias de ensino Atividades práticas para exercitar o corpo e aulas expositivas sobre sexualidade, alimentação e estresse.

Psicomotricidade
As pesquisas chegaram ao Brasil por volta de 1960 e cresceram em 1980.
Foco Garantir o conhecimento corporal e suas relações com os objetos, o espaço e o outro - que contribuem para o desenvolvimento integral.
Estratégias de ensino No desenvolvimento espacial e temporal, são usados bambolês, cordas, bolas de diferentes tamanhos, tecidos e bastões.

Cultural
Cada aluno deve ser visto dentro do contexto em que vive, com sua bagagem cultural e seus interesses próprios. O professor é o mediador dos conteúdos e a criança colabora na construção das aulas por meio de discussões.
Foco Integrar alunos com habilidades diversas (inclusive aqueles com diferentes deficiências) e variar as atividades praticadas.
Estratégias de ensino O aluno pratica movimentos variados, lê, registra e reflete sobre seus aprendizados.

Desenvolvimentista
A intenção é entender como se dá o movimento ao longo do Desenvolvimento, analisando a construção da experiência de bebês, crianças e jovens.
Foco É a ação motora com intenção, significado e contexto. Os alunos são sujeitos do próprio desenvolvimento e devem ser considerados as relações internas ao organismo e o que acontece ao seu redor.
Estratégias de ensino As aulas devem proporcionar condições para que o comportamento motor seja desenvolvido justamente pelo aumento da diversificação e pela complexidade dos movimentos

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