EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Tabagismo no Brasil

Posted: 04 Apr 2013 03:54 PM PDT


No Brasil, estima-se que cerca de 290 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. A proporção de fumantes no país é de 23,9% da população. Segundo dados da PNAD, em 2008, o Brasil tinha 24,6 milhões de fumantes habituais com idade a partir de 15 anos ou 17,2% da população de pessoas dessa faixa etária, sendo 15,1% fumantes diários.

Cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade. Há 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária, mas a maior concentração de fumantes está na faixa etária de 20 a 49 anos.

A região Sul do país é a que apresenta maior proporção de dependentes - 45% dos fumantes. Em 2008, a região Sul, com 19,3%, tinha o maior porcentual de fumantes correntes.

No Nordeste, os fumantes dependentes são 31%. Os moradores da zona rural também fumam mais que os das zonas urbanas.
O fumo é responsável por 95% dos casos de câncer de boca; 90% das inflamações de mama; 80% da incidência de câncer no pulmão; por 97% dos casos de câncer da laringe; 50% dos casos de câncer de pele; 45% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio) e também 25% das mortes por doença vascular-cerebral (derrames cerebrais).

O tabagismo, incluindo o passivo, é o fator de risco mais comum para a DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. No Brasil, estima-se que a doença atinja cerca de 6 milhões de pessoas. Somente 12% dos pacientes são diagnosticados e, desses, apenas 18% recebem tratamento. Já no cenário mundial, a estimativa é de que aproximadamente 210 milhões de pessoas tenham DPOC e a previsão é que a doença se torne a terceira principal causa de morte por volta de 2020. Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são a inalação de poeiras e produtos químicos em fábricas ou ambientes profissionais similares, poluição do ar, desenvolvimento pulmonar prejudicado e fatores genéticos.

Segundo uma pesquisa realizada em 20 países, o brasileiro, com 91%, é o que mais se arrepende de ter começado a fumar. Entre os fumantes brasileiros do estudo internacional, 63% apóiam campanhas e leis contra o fumo e 82% relatam que o fumo já lhes causou algum problema de saúde.

O Brasil é o maior exportador e quarto maior produtor mundial de tabaco - depois da China ,EUA e Índia.

Objetivos da Ginástica Laboral

Posted: 04 Apr 2013 02:07 PM PDT


O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:


  • Trabalham a reeducação postural,
  • Aliviam o estresse,
  • Diminuam o sedentarismo;
  • Aumentam o ânimo para o trabalho;
  • Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;
  • Aumentam a integração social;
  • Melhoram o desempenho profissional;
  • Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;
  • Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
  • Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.

Poluição do tráfego provoca asma na infância tanto quanto tabagismo passivo

Posted: 04 Apr 2013 07:11 AM PDT



Poluição causada pelo tráfego provoca asma na infância tanto quanto o tabagismo passivo, de acordo com pesquisa do Swiss Tropical and Public Health Institute.

O estudo, realizado em 10 cidades europeias, descobriu que 14% da asma infantil crônica são decorrentes da poluição perto de estradas movimentadas.

Os resultados são comparáveis aos encargos associados ao tabagismo passivo: a Organização Mundial de Saúde estima que entre 4% e 18% dos casos de asma em crianças estão ligadas à fumaça do cigarro.

Até agora, a poluição do tráfego foi relacionada apenas ao desencadeamento de sintomas de asma e não como causadora da asma crônica.

Os pesquisadores usaram um método conhecido como frações atribuíveis à população para avaliar o impacto da poluição do tráfego perto de estradas. Esta técnica calcula a redução proporcional de doença ou morte que seria produzida se a exposição a um fator de risco fosse diminuído para um nível inferior.

A pesquisa usou dados de estudos epidemiológicos existentes, que descobriram que as crianças expostas a níveis mais elevados de poluição perto de estradas também tiveram maiores taxas de asma, mesmo tendo em conta uma série de outros fatores relevantes, tais como o fumo passivo ou fatores socioeconômicos.

Os pesquisadores tiveram como objetivo levar estes resultados ainda mais à frente e estimar quantos casos de asma poderiam ser evitados se a exposição fosse removida.

Os resultados revelaram que 14% dos casos de asma nas 10 cidades poderiam ser atribuídos à poluição do tráfego perto de estradas. "Dados anteriores mostraram que a poluição do ar desencadeia os sintomas da asma, mas esta é a primeira vez que estimamos a porcentagem de casos que poderia não ter ocorrido se os europeus não tivessem sido expostos à poluição do tráfego rodoviário. À luz de todos os estudos epidemiológicos existentes que mostram que o tráfego rodoviário contribui para o aparecimento da doença em crianças, devemos considerar estes resultados para melhorar a formulação de políticas e planejamento urbano", afirma a autora da pesquisa Laura Perez.

A pesquisa foi descrita no European Respiratory Journal.

Frutas e legumes podem contribuir para a limpeza dos dentes, segundo especialistas

Posted: 04 Apr 2013 06:39 AM PDT


Alimentos fibrosos, como os legumes e frutas frescas, já recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma alimentação balanceada, também contribuem para a limpeza dos dentes, ajudando a prevenir cáries e a manter uma boa saúde bucal, segundo especialistas. Por serem duros, esses alimentos são capazes de limpar a superfície dos dentes por meio do próprio atrito provocado pela mastigação, removendo resíduos e placa bacteriana, segundo cirurgiões-dentistas da Faculdade de Odontologia São Leopoldo.

Maçã, pera, melancia, kiwi, cenoura, pepino, acelga e aipo, assim como as nozes e as castanhas, são alguns dos alimentos "limpadores ou protetores" recomendados pelos cirurgiões-dentistas. Os especialistas ressaltam, no entanto, que, apesar de contribuírem para a higiene bucal, eles não substituem a limpeza com creme e fio dental, fundamental após todas as refeições. "As maçãs possuem um mecanismo de ação interessante: contêm polifenóis que estimulam a saliva e ajudam na limpeza dos dentes. Mas, por serem ácidas, apresentam o risco do desenvolvimento de cárie. Assim, a escova e o fio dental nunca devem ser dispensados", explica a professora Luciana Butini Oliveira.

Segundo a especialista, o consumo dos alimentos "limpadores ou protetores" é indicado para qualquer idade. "Em crianças, por exemplo, é recomendada a introdução gradativa de alimentos sólidos por volta dos seis meses de idade, para que ela aprenda a mastigar e a desenvolver adequadamente as estruturas musculares da arcada dentária", explica a cirurgiã-dentista.

Por isso, segundo Luciana Oliveira, a mastigação é muito importante e precisa ser realizada de forma correta. "Ela deve ocorrer com os lábios fechados e com os músculos mastigatórios mantendo os dentes em forte oclusão, principalmente na presença de alimentos duros. Sem a trituração dos alimentos de forma correta, eles acabam sendo digeridos em pedaços que podem provocar problemas gástricos".

Ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico, as frutas, legumes e verduras, de modo geral, têm baixo teor de açúcar e menos gordura se comparados aos alimentos considerados "vilões" da saúde bucal. O mel e o açúcar, refrigerantes, balas, bombons, bolachas doces e recheadas, gomas de mascar e outras guloseimas consumidas no dia a dia, ao contrário dos alimentos fibrosos, produzem ácidos que reduzem o PH da saliva, o que aumenta a proliferação de bactérias e o risco do desenvolvimento da cárie

Nenhum comentário: