EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Dores na colua na gravidez

Posted: 23 Apr 2013 12:00 AM PDT



Dor nas costas verdadeira
É a dor causada pelos mesmos fatores que a dor nas costas em pessoas que não estão grávidas.

Ligamentos, músculos, discos e articulações podem ficar sobrecarregados devido a problemas de postura, ao hábito de carregar peso de maneira incorreta, à fraqueza ou insuficiência muscular e a lesões. O mais comum é que esse tipo de dor já exista antes da gravidez.

A dor nas costas costuma piorar no fim do dia, ou quando se fica de pé por longos períodos. Isso se deve ao cansaço muscular e à distensão dos ligamentos, para sustentar o seu peso e o do bebê.

Dor ciática
Uma pequena proporção de mulheres sofre de ciática durante a gravidez. Trata-se da dor no nervo ciático, na base das costas, dos lados, por inflamação ou pressão.

Às vezes, o funcionamento do nervo pode ficar prejudicado, o que provoca fraqueza na perna ou sensação de formigamento. A dor pode se estender pela parte de trás da perna. Ao contrário do que acreditam as pessoas, a ciática não é causada pela pressão do bebê sobre o nervo.

É provável que, se você tiver dor no nervo ciático, tenda a ter o problema grávida ou não. Tente identificar a ação ou posição que deflagram a dor (deitar de barriga para cima, por exemplo) e a evite.

Dor pélvica
O tipo mais comum de dor nas costas na gravidez é a dor no plexo pélvico. A dor pélvica é consequência da gestação e deve ser tratada de forma diferente da dor nas costas comum. Os tratamentos tradicionais podem ser ineficazes e até piorar a dor no plexo pélvico.

Se você sentir dor na parte da frente, acima da vagina, no osso do púbis, pode estar sofrendo de um problema chamado disfunção da sínfese púbica.

É importante pedir ajuda ao seu médico ou a um especialista para ajudar a diferenciar a dor causada por esses problemas.

Dor causada por contrações
Em casos mais raros, as contrações de um trabalho de parto prematuro podem vir na forma de dor nas costas.

A partir do segundo ou terceiro trimestre, preste atenção se a dor nas costas vem em ondas, e olhe no relógio para ver se elas têm alguma regularidade.

Às vezes a dor nas costas pode ser uma contração sem que a barriga fique dura. Se desconfiar de que está tendo contrações antes da 37a. semana de gravidez, procure o médico.

Retirado de: Rethttp://brasil.babycenter.com/a1500456/dor-nas-costas-na-gravidez#ixzz2PQqOo2sD

Aeróbica pode prevenir danos ao cérebro de quem bebe em excesso

Posted: 22 Apr 2013 11:00 AM PDT


  Atletas fazem caminhada. Pesquisa associa aeróbica à saúde do cérebro de quem consome muito álcool  Foto: Márcia Foletto 17/03/2010

Atletas fazem caminhada. Pesquisa associa aeróbica à saúde do cérebro de quem consome muito álcool 

O exercício aeróbico pode ajudar a prevenir e, talvez, reverter alguns dos danos do cérebro associados com o consumo excessivo de álcool, de acordo com um novo estudo da Universidade de Colorado.

Os resultados do estudo indicaram que o exercício aeróbico regular, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, está associado com um menor dano à massa branca do cérebro entre usuários abusivos de álcool. A massa branca, com a matéria cinzenta, são os dois principais componentes físicos do órgão.

Substância branca é composta por feixes de células nervosas que atuam como linhas de transmissão para facilitar a comunicação entre as várias partes do cérebro, disse o autor principal do estudo, Hollis Karoly, doutorando em psicologia e neurociência na Universidade de Colorado, no campus de Boulder.

- Descobrimos que, para as pessoas que bebem muito e faziam muito exercício físico, não havia uma forte relação entre álcool e substância branca - disse Karoly. - Mas para as pessoas que bebem muito e não fazem exercício, nosso estudo mostrou a integridade da substância branca ficou comprometida em várias áreas do cérebro. Basicamente, isso significa que a substância branca não está enviando mensagens entre áreas do cérebro de forma tão eficiente como seria normalmente.

O grupo de voluntários tinha 60 pessoas, 37 homens e 23 mulheres, que iam desde os bebedores moderados a consumidores abusivos de álcool, escolhidos depois de uma triagem para um estudo sobre problemas relacionados ao álcool e à nicotina.

Fraturas e paralisia facial

Posted: 22 Apr 2013 08:17 AM PDT


São as causas mais comuns de paralisia facial traumática, sendo a maioria do osso temporal e o restante dos ossos da face. Essas fraturas podem ocorrer na maior parte das vezes, por acidentes automobilísticos e quedas.

O tempo de instalação da paralisia interfere no prognóstico. As paralisias faciais imediatas têm prognóstico pior, sendo que as tardias são causadas geralmente, por compressão de sangramento intracanal ou retenção de retorno venoso e regridem espontaneamente.

As fraturas do osso temporal podem ser classificadas quanto à sua localização em longitudinais, transversais ou cominutivas.

As fraturas longitudinais são as mais comuns e geralmente lesam o nervo nas proximidades do gânglio geniculado, antes da emergência do nervo petroso superficial maior ou ao nível do segmento timpânico.

Clinicamente pode apresentar otorragia com hipoacusia condutiva e seu prognóstico geralmente é bom.As fraturas transversais são raras.

Podem atingir o ouvido interno acarretando surdez neurossensorial e vertigem intensa. Têm um prognóstico pior porque na maioria das vezes estão acompanhadas por outras lesões intracranianas.

As fraturas cominutivas são mais graves e acometem vários pontos do canal de Falópio, geralmente apresentando disacusia neurossensorial profunda (Bento & Barbosa, 1994).

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/fonoaudiologia/artigos/40289/paralisia-facial-traumatica-e-as-fraturas#ixzz2PQSCnhYa

Como o comércio pode evitar a Dengue

Posted: 22 Apr 2013 07:33 AM PDT


Os estabelecimentos, sejam eles padarias, farmácias, casas lotéricas, mercados, papelarias, entre outros são de suma importância ao combate da dengue.

Esse pequeno comércio está situado nos bairros da cidade e próximo a residências e escolas. Além de acabarem com os focos das larvas do mosquito, eles são essenciais na divulgação das informações sobre a doença e sobre a prevenção aos seus clientes, pois estão presentes no dia a dia da comunidade. Verifique seus estoques, instalações, e elimine qualquer possível foco que possa acumular água, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Lembre-se ainda que uma pessoa doente é um cliente que deixa de frequentar o estabelecimento, comprar mercadorias e consumir seus produtos ou serviços. Além disso, um funcionário doente precisa se ausentar do trabalho por aproximadamente dez dias, gerando custos extras ao seu negócio e sobrecarregando outros funcionários.

Ao aderir à campanha "Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir", seu estabelecimento ganhará um selo de reconhecimento à sua ação de responsabilidade social.

Nenhum comentário: