EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Meditação pode ajudar paciente com doença inflamatória crônica, como asma 11

Posted: 10 Apr 2013 10:12 AM PDT



A meditação ajudar pacientes com doenças que têm o estresse como fator importante para as crises, como asma, artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal
O estresse exerce um papel importante em doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e asma. Para pessoas que sofrem desses males, técnicas como a meditação podem trazer alívio para os sintomas. É o que mostra estudo feito por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison e do Centro Waisman, nos EUA.

O tipo de meditação avaliado no estudo foi a chamada "mindfulness" ("atenção plena", em inglês), que consiste em se concentrar na respiração, nas sensações corporais e no momento presente. Isso pode ser feito com a pessoa sentada, caminhando ou praticando ioga.

O estudo, publicado no periódico Brain, Behavior and Immunity, comparou dois métodos de redução de estresse: a meditação e um programa que incluía atividade física e terapia com música.

Os dois grupos receberam a mesma quantidade de treinamento e realizou as práticas com a mesma frequência e duração.

Segundo Melissa Rosenkranz, cientista do Waisman e principal autora do trabalho, a equipe usou uma ferramenta para induzir estresse psicológico nos voluntários, além de um creme que estimula a inflamação da pele.

As duas técnicas se mostraram úteis no combate ao estresse, mas a meditação se mostrou mais eficaz para reduzir a inflamação induzida por estresse.

Rosenkranz enfatiza que a meditação "mindfulness" não é uma pílula mágica, mas pode ajudar algumas pessoas. Além disso, pode ser um alternativa barata para complementar o tratamento de doenças.

Enzima de algas marinhas fortalecem os dentes

Posted: 10 Apr 2013 03:39 AM PDT



Adicionar enzimas de micróbios presentes em algas marinhas a cremes dentais e a enxaguantes bucais podem melhorar a resistência dos dentes à queda, indica um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Newcastle, da Grã-Bretanha.

A equipe fez testes com o Bacillus licheniformis e descobriu que o micróbio é capaz de proteger áreas onde ocorre o acúmulo de placas bacterianas nos dentes, apesar da escovação, uma vez que as enzimas desse micro-organismo consegue dissolver essas formações. Consequentemente, as substâncias fortalecem a dentição e evitam quedas.

O doutor Nick Jakubovics, do departameno de ciências dentas da instituição, explica que as placas que se formam nos dentes são compostas por bactérias que se juntam para "colonizar" determinada área e expulsam potenciais "concorrentes". "Cremes dentais tradicionais funcionam porque removem as placas, mas não com tanta eficâcia. Por isso pessoas que mantêm um estrita higiene bucal ainda apresentam problemas", analisa.

As placas são formadas por diferentes tipos de bactérias. Quando as células desses micróbios morrem, deixam um líquido que forma um filme que se cola ao dente, ameaçando a saúde bucal.

De acordo com Jakubovics, as enzimas não removeriam completamente as placas, mas seria responsável pela eliminação de bactérias nocivas, como o Streptococcus mutans, que causam a queda dos dentes. "Queremos colcoar isso nas pastas de dente, ou em enxaguantes, ou em soluções destinadas à limpeza dental", diz.

Ele alerta, porém, que mais estudos são necessários para comprovar a segurança e a eficácia da técnica antes que ela seja avaliada comercialmente.

Nenhum comentário: