EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Bases para prescrição do treinamento desportivo aplicado ao Jiu-Jitsu

Posted: 28 Feb 2013 05:40 AM PST




Nos dias atuais o condicionamento físico vem se tornando cada vez mais importante, tornando-se fator determinante para se alcançar o triunfo nos esportes que exigem das aptidões físicas, em alguns casos superando o talento.

Contudo, a sistematização da preparação física deve ser realizada respeitando teorias gerais do treinamento desportivo e principalmente as especificidades da modalidade.

Neste sentido, o Brazilian Jiu-Jitsu é um esporte que vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente em seu caráter esportivo, porém a evolução literária acerca da modalidade não segue a mesma proporção.

jiu jitsuDesta forma, o objetivo deste estudo foi por meio bibliográfico, explanar algumas das bases para a prescrição do treinamento desportivo aplicado ao Jiu-jitsu.

Texto completo: PDF

Leonardo Vidal Andreato

Análise Crítica Sobre Treinamento Desportivo na Educação Física Escolar

Posted: 28 Feb 2013 05:38 AM PST


Conceitos de treinamento desportivo

Para Dantas (2003, p. 28), "[...] é conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta a sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado".

Segundo Mantivéiev (1986, p. 32), "[...] é a forma básica de preparação do atleta. É a preparação sistematicamente organizada por meio de exercícios que de facto constitui um processo pedagogicamente estruturado de condução de desenvolvimento do atleta [...]".

A explicação de treinamento desportivo de Weineck "[...] sugere a definição de 'treinamento esportivo' como sendo o processo ativo complexo regular planificado e orientado para melhoria do aproveitamento e desempenho esportivo" (CARL, apud WEINECK 1999, p. 10).

Reflexão sobre treinamento desportivo


Segundo Perez (2000), entende-se por treinamento um processo composto por várias etapas, que se inicia sempre da mais simples para a mais complexa, até chegar à especialização, que visa à melhoria de algo, sendo essa uma característica nata dos seres humanos.
O ato de treinar, que tem como sentido/significado tornar apto ou adestrado, não se restringe somente aos atletas, mas também está ligado a outros animais, nem está unicamente associado ao esporte, pois, quando o objetivo é perda de peso por uma prática de atividade física, ocorre um treinamento.

Aproveitamos para fazer analogias aos conceitos dos autores supracitados, no que tange às questões de "treinamento/adestramento" no processo educacional, não somente na disciplina da Educação Física, mas de forma geral.

É preciso observar que o "adestramento" das pessoas se inicia quando ingressam, desde cedo, na instituição educacional, que respeita as "leis" do sistema vigente. Há de se convir que esse sistema trouxe vários benefícios para sociedade. Contudo, na sociedade, somos todos "adestrados" a sobrevivermos nela. O interessante é justamente saber interpretar o que está escrito nas entrelinhas do processo de ensino e uma das formas de se aprender como interpretar é justamente, por pura ironia, dentro das escolas, atuando com professores que saibam utilizar metodologias pedagógicas que fomentem a dialética entre os alunos, de forma a fazê-los compreender como funciona esse sistema, pois, assim, poderá haver um processo de melhoria gradual de convivência.

No entanto, para além da escola, há interesses escusos de pequenos grupos que controlam grandes empresas que investem intensamente na ciência do esporte.

As grandes empresas envolvidas no meio esportivo visualizaram o extraordinário vínculo da cultura do esporte em determinados países, como a Nike enxergou no Brasil (o país do futebol) e fatura enormes cifras com o patrocínio da Seleção Brasileira, tendo o direito de fazer que o Brasil realize amistosos com quem ela quiser. É só reparar que os amistosos são sempre contra seleções sem tradição no esporte bretão, como foi o caso do amistoso contra o Haiti com o pretexto de parar a guerra por um momento, mas, na verdade, havia interesses escusos ali envolvidos, como possibilitar sempre a abertura de mais um novo mercado consumidor para seus produtos relacionados com o futebol.

Segundo Perez (2000), atletas são indivíduos que visam a um rendimento máximo e participam de competições. Podem ser divididos em três grupos: os de alto nível, os de nível regular e de nível fraco. Há de se concordar com o autor, que as regras e os valores da competição são socialmente construídos. Existem exemplos notórios dentro da própria Educação Física escolar, na qual os mais habilidosos são sempre os primeiros a serem escolhidos, ocorrendo o contrário com os que não possuem determinadas destrezas coniventes com a atividade, impostas como essenciais. É função de um bom educador físico fazer com que seus alunos saibam interpretar criticamente essa inversão de valores.

Há também os não-atletas que, de acordo com Perez (2000), podem participar de competições, porém com objetivos mais ligados à saúde e ao prazer do que ao alto rendimento. Esses objetivos também são impostos pelo sistema vigente, que prega que as pessoas tenham o corpo em forma (fôrma), pois, quanto melhores se sentirem, mais produzirão. O conceito de pessoa bela (estereotipado) é a todo momento colocado na mídia como o ideal a se seguir, usando os atletas que passam por todo um processo de treinamento desportivo.

Considerações finais

Há de se convir que empregar, nas aulas de Educação Física escolar, os conceitos de treinamento desportivo é um tanto complicado, tendo em vista todos os problemas de enorme disparidade social encontrados no Brasil.

Como usar esses conceitos ou até mesmo os princípios do treinamento (princípios da adaptação, da sobrecarga, da individualidade biológica, entre outros) numa escola onde há crianças com desnutrição chegando ao extremo de algumas delas terem uma refeição apenas e, muitas vezes, é justamente a refeição dada na escola? Sem uma perfeita alimentação, é impossível conduzir um "aluno/atleta" a uma plenitude na condição física ou técnica. E, ainda, como uma criança atingirá plenitude psicológico se, na periferia onde mora, há tiroteios entre traficantes disputando a venda de drogas ou até mesmo dentro da própria casa ela assiste à violência entre os familiares por motivos vários como de dependência química?


Além disso, vale lembrar as péssimas condições que os professores de Educação Física encontram, como se pode observar em escolas onde as aulas são dadas em chão batido, propiciando oportunidades de os alunos se machucarem ou, ainda, escolas sem um mínimo de espaços para que ocorram as aulas de Educação Física, além da falta de materiais. Muitas vezes, o próprio profissional se vê na "obrigação" de comprar pelo menos uma bola para possibilitar uma vivência aos seus alunos.

Obs. Os autores Bruno Vasconcellos Silva (bvasconcellos1983@hotmail.com) e Alinne Ferreira Bastos (alinnefb@hotmail.com) são acadêmicos do CEFD-UFES.

Referências

  • 1 Dantas, E. H. M. A prática da preparação física. 5. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
  • 2 Daolio, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2004.
  • 3 Mantivéiev. C. P. Horizontes da cultura física fundamentos do treino desportivo. Lisboa: Livros Horizontes. LDA, 1986.
  • 4 Metodologia do Ensino da Educação Física/Coletivo de Autores. São Paulo: Cortez, 1992.
  • 5 Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Quem são os atletas e os não-atletas no processo de treinamento? PEREZ, A. J. p. 129 a 132, jan./maio 2000.
  • 6 Weineck. J. Treinamento ideal: instruções técnicas sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil. São Paulo: Manole, 1999.

Por: Bruno Vasconcellos Silva

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Diagnóstico para hérnia de disco

Posted: 27 Feb 2013 09:37 AM PST


O diagnóstico de uma hérnia de disco cervical inicia-se com um completo exame da nuca, braços e extremidades inferiores. Seu médico vai examinar sua nuca quanto à flexibilidade, à limitação dos movimentos e à presença de certos indicadores que sugerem que as raízes do seu nervo ou da medula espinhal estão afetadas pela hérnia de disco. Isso requer, muitas vezes, que seja testada a força de seus músculos e seus reflexos, para certificar-se de que ainda estão trabalhando normalmente. Muitas vezes você vai ser solicitado a preencher um diagrama que pergunta onde estão ocorrendo seus sintomas de dor, dormência, formigamento e fraqueza.

Uma bateria de raios X é normalmente solicitada quando um paciente com dor na nuca consulta um médico. É bastante frequente o raio X não revelar nenhuma anormalidade, porque o disco é composto por tecido macio que os raios X não identificam. Em outras situações, onde uma hérnia de disco é a causa provável dos sintomas do paciente, os médicos solicitarão uma RM (ressonância magnética) ou uma TC (tomografia computadorizada). Uma RM é muito útil para determinar onde ocorreram as hérnias de disco e onde as raízes dos nervos ou da medula espinhal estão sendo comprimidas. Uma TC é, muitas vezes, usada para avaliar a anatomia óssea da coluna cervical, que pode mostrar quanto espaço existe ainda disponível no canal espinhal para as raízes dos nervos e para a medula espinhal. As raízes dos nervos saem do canal espinhal através de um túnel ósseo denominado forâmen neural e é nesse ponto que as raízes do nervo são especialmente vulneráveis à compressão pela hérnia de disco.

Aprenda a evitar e tratar cãibras durante atividades físicas

Posted: 27 Feb 2013 06:21 AM PST


Frutas, especialmente a banana, ajudam a evitar cãibras
Frutas, especialmente a banana, ajudam a evitar cãibras
Foto: Michaelaw / stock.xchng
1  2 
Quando se pratica atividades físicas intensas às vezes sentimos fisgadas em um músculo, que podem ser fortes e doloridas a ponto de impedir o exercício. As cãibras são contrações musculares involuntárias, que podem ser causadas por desidratação, falta de sais minerais como potássio e sódio ou simplesmente fadiga.

Outros motivos que podem levar ao surgimento de cãibras é a deficiência de algumas vitaminas do complexo B, uso de medicamentos diuréticos, gravidez e até mesmo o sedentarismo extremo.

Para evitar essas contrações nada agradáveis, é importante tomar cuidados simples com a dieta e manter os músculos sempre bem alongados. Segundo a nutricionista Beatriz Alvarez, "o principal é estar sempre bem hidratado e, no caso de atletas, repor glicose e sais minerais, principalmente o potássio".

Ela lembra que "a banana é ótima e tão cultuada justamente porque repõe potássio e glicose, mas frutas, verduras e legumes em geral auxiliam bastante, então é importante manter uma alimentação balanceada com esses grupos alimentares".

Beatriz reforça que os atletas devem fazer hidratação contínua, bebendo água mesmo sem sentir sede. "Também pode ser feita reposição suplementar ou o uso de alguns isotônicos, de forma individualizada, com orientação nutricional", completa.

Durante a atividade física, não existe nenhum alimento ou suplemento milagroso que vai eliminar as cãibras instantaneamente, mas alongamentos podem diminuir o desconforto. É o que explica Mônica Valladão, professora de alongamento da academia Bio Ritmo. "Quando você tem cãibra deve fazer o movimento inverso ao dessa contração. Essa técnica trabalha isso diretamente".

Para se alongar durante uma cãibra é necessário puxar as fibras musculares no sentido oposto ao das contrações. "Por exemplo, se você tem uma cãibra na panturrilha, provavelmente ela vai ficar endurecida e a única forma de aliviar essa musculatura é esticando a ponta do pé para trás, fazendo o movimento contrário".

Segundo Mônica, "alongamento pode prevenir e acalmar o pico da cãibra". Para relaxamento, ela recomenda de 30 a 40 segundos por posição. "A partir daí, já temos um trabalho focado para ganho de flexibilidade muscular e articular, então podemos definir um tempo de até um minuto", completa.

Recomendações. O ideal é fazer alongamentos antes de qualquer exercício, pois quando a fibra muscular está muito relaxada e é submetida a uma contração muito forte, ela pode não soltar mais. "Nesses casos você pode ter uma cãibra ou até uma ruptura, ficar dolorido, se lesionar", explica a professora de alongamento.

Os músculos mais sujeitos a cãibras, e que por isso devem receber atenção redobrada no alongamento, são as panturrilhas, plantas dos pés e quadríceps. "A coxa como um todo costuma apresentar mais sintomas, igualmente ao abdome, mas em uma intensidade menor, no caso de pessoas que estão muito tempo na mesma posição", completa Mônica.

Se mesmo com toda a prevenção você ainda sentir uma cãibra, além dos alongamentos, recomenda-se fazer uma massagem local, que aumenta a irrigação e a circulação do sangue, acelerando a recuperação.

Por Pedro Sibahi

Enc: Informativo Express - 27Fev13


----- Mensagem encaminhada -----
De: Portal da Educação Física <educacaofisica@educacaofisica.com.br>
Para: WILLIAM PEREIRA DA SILVA <wilpersil2003@yahoo.com.br>
Enviadas: Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013 2:04
Assunto: Informativo Express - 27Fev13

INFORMATIVO EXPRESS
Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
   
27Fev13
Informativo Express
   
publicidade
   

Afogamento é a segunda maior causa de morte de crianças
A partir dos quatro anos, os pequenos já estão aptos a nadar, uma atividade saudável e que ajuda no desenvolvimento e aprendizagem motora. Procurar escolas de natação especializadas é um bom incentivo dos pais.
Leia mais...

Nova tecnologia ensina mastigação correta dos alimentos
Desde pequenos somos orientados a mastigar devagar e degustar as refeições sem pressa. Para facilitar e garantir essa mastigação correta, um novo aparelho chamado "dispositivo bariátrico intrabucal" pretende auxiliar usuários nas refeições.
Leia mais...
 

Dieta mediterrânea reduz risco cardíaco
Um novo estudo realizado na Espanha sugere que a dieta mediterrânea, rica em azeite, vegetais e peixes, pode reduzir o risco de problemas cardíacos e derrames em pessoas mais velhas.
Leia mais...

Drama de personal brasileiro mobiliza Itamaraty
Por meio do Itamaraty, o governo federal irá custear parte do transporte do personal trainer Renato Cordeiro Mecca, que sofreu um acidente de moto no dia 24 de janeiro, na Indonésia.
Leia mais...
 
    CURSOS PRESENCIAIS
7º Congresso Brasileiro de Personal Training
22 a 24 de Março - UNIP Campus Paraíso - São Paulo / SP
O maior congresso exclusivo para Personal Trainers no Brasil está de volta, com tudo que você precisa para tornar-se um profissional cada vez mais requisitado. Em 2013 convidamos o palestrante internacional Mario di Santo – Argentina, que trará informações práticas sobre Treinamento Funcional e sobre Flexibilidade. Pela 1ª vez estamos oferecendo a Certificação de Personal Trainer da SBPT, que dará ao participante a oportunidade de tornar-se membro da Sociedade. Em parceria com a TRX, a Qualificação de Rip Training, e outros 10 palestrantes brasileiros completando a programação. Acesse o site e faça sua inscrição antecipada aproveitando os descontos. Cursos com vagas limitadas.
Cursos Gratuitos FPA
23 de Fevereiro, 02 e 09 de Março
Atividades Circenses, Avaliação Física, Corrida, Funcional, Futsal ,Ginástica Laboral, Hidroginástica, Introdução ao Fitness, Musculação, Personal Trainner, Pilates, Recreação, Ritmos e Rugby. Inscrições somente pelo site, confira!!
 
    E-COMMERCE  
Academia Particular TCB 16 - Polimet
Pratique exercícios sem sair de casa!
É um aparelho completo, que permite trabalhar todos os grupamentos musculares superiores e inferiores.
De: R$ 599,00
Por: 10x R$ 59,90
Elastic Jump 0103 - Polimet
Divirta-se exercitando
Exercícios aeróbicos,reduz a gordura corporal, melhora o estado de saúde mental e físico.
De: R$ 135,00
Por: 3x de R$ 45,00
Bicicleta Boxxer Aro 26, 21 Marchas - Track e Bikes
Incentive o esporte saudável e sustentável!
Dupla suspensão, freios V-Brake, quadro aço carbono.
De: R$ 529,00
Por: R$459,00 ou 10x de R$ 45,90
Massageador Celltech RM-MC0500 - Relaxmedic
Leve e portátil une tecnologia e design.
Massagem Circular e Vibratória, Bivolt
De: R$ 85,90
Por: 3x de R$ 28,63
Aspectos Metodológicos e éticos do exercício na criança
Cesar Augusto Delgado "Cadel" / Shirley J. G. N.
O propósito deste livro é analisar as limitações dos exercícios na criança, o desenvolvimento da criança com a atividade física, a importância da educação desportiva gradual, o atleta infantil e o esporte competitivo.
De:
Por: R$ 20,00
CORRIDA – Bases Científicas do treinamento
Alexandre F. Machado
Modelos práticos de treinamento,vantagens e desvantagens de quando, onde e como correr, como calcular e quantificar a intensidade do treinamento de corrida, tudo isso em uma abordagem bem objetiva dentro da realidade no mercado de corrida.
De:
Por: R$ 54,00
    CURSOS ON-LINE
Fibromialgia

Próxima Turma: 04/03/2013
4x de R$ 23,72
Biomecânica

Próxima Turma: 04/03/2013
9x de R$ 21,09
Ergonomia

Próxima Turma: 04/03/2013
9x de R$ 21,09
Atividade Física e Envelhecimento

Próxima Turma: 04/03/2013
9x de R$ 21,09
publicidade
  
Portal da Educação Física
Av. Copacabana, 238 - 5º andar - 2005A
Alphaville - CEP 06472-001
Barueri / SP
Como anunciar nesse boletim?

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail educacaofisica@educacaofisica.com.br ao seu catálogo de endereços.

A Portal da Educação Física respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.