EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Entorses no treinamento de esportes de combate

Posted: 12 Dec 2011 03:31 AM PST



Na luta a lesão por entorse é bastante comum, então verifiquei que existe grande interesse por parte dos praticantes em relação a lesões esportivas, como preveni-las e tratá-las, então seguem informações e dicas para que a prática do esporte seja satisfatória e saudável.

Uma das lesões mais encontradas nos praticantes de esportes de contato é o entorse de joelho e tornozelo, articulações que suportam o peso do corpo e ao mesmo tempo servem de apoio para mudanças bruscas de direção no gesto esportivo (golpe, drible, ataque, taquear).

Em geral, o peso está apoiado sobre o joelho, com o pé preso ou aderido no piso, e o joelho é forçado para dentro, com lesão das estruturas internas (mediais), podendo haver um componente de rotação, o que agrava o quadro.

Dependendo da força e da continuidade do movimento, vários graus de lesão podem ser originados, desde apenas a lesão do ligamento colateral medial, uma estrutura periférica e que é a primeira a estabilizar este movimento, passando pelo menisco medial, uma estrutura já dentro da articulação até chegar no ligamento cruzado anterior, o eixo central da articulação e que, quando lesado, origina um inchaço importante do joelho que pode ser acompanhado de um estalo audível.

· Ligamento Colateral Medial: é uma estrutura fora da articulação e portanto, quando lesado, pode se regenerar pela cicatrização espontânea e fisioterapia, retornando o atleta à atividade após um período de 3 a 6 semanas, dependendo do grau de lesão do ligamento.
· Menisco Medial: já é uma lesão mais grave, que afeta uma estrutura dentro da articulação, levando a um derrame (inchaço da articulação), necessitando de uma avaliação mais criteriosa, muitas vezes complementada através de ressonância magnética do joelho, e que pode, dependendo da lesão, necessitar de uma artroscopia (pequena cirurgia) para o seu tratamento, com um tempo de retorno variando de 2 a 3 meses.
· Ligamento Cruzado Anterior: é uma lesão grave, que gera uma instabilidade do joelho em movimentos de rotação e mudança de direção, o que, em muitas situações exige o tratamento cirúrgico para a sua correção, reconstruindo o ligamento lesado com o uso de um enxerto vizinho (tendão patelar, tendão do semitendíneo, etc), afastando o atleta por mais de 6 meses de suas atividades.

Uma boa maneira de prevenir os traumas nas articulações é manter uma musculatura bem condicionada, forte e alongada e evitar praticar esportes em excessiva fadiga.


Como dormir sem dar torcicolo

Posted: 11 Dec 2011 09:34 PM PST



Dormir de mau jeito, ter uma postura ruim, carregar muito peso ou mesmo falar ao telefone com o aparelho entre a cabeça e o ombro pode causar dor na coluna cervical.

O corpo é desenhado para trabalhar em um determinado alinhamento. Quando dormimos, ficamos mais vulneráveis a desníveis, porque fazemos movimentos involuntários que podem desequilibrar a cabeça e provocar torcicolo (ou cervicalgia).


Cervical 2 (Foto: Arte/G1)


Estrias surgem mais até os 30 anos e tipo vermelho tem melhor tratamento

Posted: 11 Dec 2011 09:31 PM PST


Manter a hidratação e a elasticidade da pele é fundamental para evitar o surgimento de estrias, um problema mais comum até os 30 anos de idade. Por essa razão, a mulher que engravida depois dessa idade tem menos incidência de ruptura das fibras de colágeno.

E o grupo feminino é o que mais sofre com as estrias, seja na adolescência, durante a gravidez ou em decorrência do efeito sanfona.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, as estrias lineares e finas respondem melhor ao tratamento. Já as "rendadas", muito comuns em pessoas de pele negra, são mais difíceis de amenizar.

eSTRIAS (Foto: Arte/G1)

De acordo com o cirurgião plástico Eduardo Lange, as mamas são a região que responde mais rápido ao tratamento.

Entre os tratamentos disponíveis, capazes de melhorar a aparência em até 60%, há os a laser, com ácidos, peeling e dermoabrasão. Os com ácidos incluem a aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinóico ou alfa-hidroxi-ácidos, que aceleram a renovação celular e atuam na formação de colágeno novo. Os resultados começam a aparecer após três meses.

Os cremes à base de ácido hialurônico ajudam no preenchimento das estrias, e os que contêm retinol estimulam a produção de colágeno. É importante lembrar que não se pode tomar sol durante o tratamento, pois a radiação ultravioleta destrói o colágeno.

O peeling corporal utiliza ácido retinóico. Já na dermoabrasão é feito um "lixamento" da pele com um aparelho – peeling de crystal –, em que há a passagem de óxido de alumínio para promover a retirada da camada superficial e estimular o colágeno. Alimentos ricos em vitamina C são antioxidantes e também ajudam a produzir a substância.

Mulheres grávidas devem passar hidratante ou óleo na barriga para evitar a coceira provocada quando a pele fica seca. Mas não há comprovação científica de que esses cosméticos evitam o aparecimento de estrias, uma vez que os médicos não podem submeter as grávidas a uma biópsia para esse tipo de estudo.


Nenhum comentário: