EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Lesões de boca durante o tratamento oncológico pediátrico

Posted: 06 Jan 2012 06:26 PM PST

Úlceras na boca

Feridas na boca e garganta e sensibilidade na gengiva podem aparecer durante o tratamento. Caso isso aconteça, procure o médico para verificar se é somente um efeito da quimioterapia, ou se há necessidade de procurar um dentista. Alguns alimentos podem ser irritantes e dificultar a mastigação e a deglutição. Aqui vão algumas dicas para ajudar, até que essa fase termine:

* Cuide bem da higiene da boca. Converse com o dentista ou a enfermeira sobre isso;
* Dê preferência a alimentos macios;
* Coma os alimentos em pequenos pedaços;
* Alimentos com molho são mais fáceis de engolir;
* Evite alimentos muito quentes;
* Evite alimentos que possam irritar a mucosa: alimentos secos, frutas e sucos ácidos.

Herpes

O Herpes Simples é uma doença causada por um vírus, um "bichinho" muito pequeno que só enxergamos com aparelhos especiais. Isso pode aparecer porque a quimioterapia deixa você com a resistência baixa, e ele aproveita para atacar.

Como ele aparece e quanto tempo ele fica?

A infecção por Herpes divide-se em quatro estágios:

1. O lábio arde e coça;
2. Inicia-se um pequeno inchaço, formando bolhas, freqüentemente dolorosas;
3. As bolhas rompem-se e forma-se uma única ferida com secreção. Neste estágio é que precisamos sempre lavar as mãos após tocar essa ferida, pois esta doença pode ser transmitida;
4. Ferida seca e sara.

(O Herpes pode durar de 7 a 15 dias)

Quando pode aparecer o Herpes?

Quando estamos com gripe, quadro febril, na menstruação (para as meninas), com transtorno emocional ("stress"), trauma na boca, exposição ao sol e baixa imunidade.

Como se trata o Herpes?

Os cuidados de higiene devem ser redobrados:

* Lavar bem a ferida com água e sabão;
* Lavar muito bem as mãos após tocá-la;
* Evite furar as bolhas e arrancar as crostas, "casquinha" da ferida;
* Evite tocar os olhos, pois poderá contaminá-los;
* Não esquecer que deve procurar seu médico e dentista para o tratamento adequado.


Candidíase

É um "bichinho" que também pode aparecer durante o tratamento, formando áreas brancas na boca, muito comum nos bebês, conhecida como `sapinho`. Mas, quando você está com a defesa do organismo baixa, o "bichinho" é oportunista, e se aproveita para atacar. Por isso, mantenha sempre sua boca limpa.

Fonte: Nilza Nelly Fontana Lopes – Estomatologista


Tendinite nos joelhos

Posted: 06 Jan 2012 06:23 PM PST



Você está com aquela dor no jelho que não sabe de onde vem né? Ela pode ter vindo de um esforço que você fez, depois de ter ficado muito tempo em uma posição que forçou a articulação ou simplesmente apareceu, sem nenhum histórico que voce tenha percebido.

Mas a tendinite no joelho geralmente aparece em indivíduos que praticam alguma atividade física de forma regular. É uma lesão nos tendões do joelho, que o fazem ficar inflamados.  Nesse caso, você pode ter tendinite patelar e tendinite no quadríceps.

Vamos exemplificar cada uma delas:

Tendinite patelar – Tendinite patelar é geralmente causado pelo uso excessivo dos músculos do quadríceps. Atividades como correr e saltar exercer pressão sobre os quadríceps. Engajar-se em muito destes activities podem causar inflamação dos tendões do quadríceps ligação à patela. Nesta forma de tendinite, dor ocorre abaixo do joelho, no tendão patelar.

Tendinite de quadríceps – Quadríceps tendinite também é geralmente causado pelo uso excessivo do quadríceps. Ao contrário da tendinite patelar, no entanto, esta forma de tendinite é caracterizada por dor acima do joelho.

Esse texto é apenas uma explicação do que pode estar causando a dor no seu joelho.
Consulte um profissional para maiores informações!


Nenhum comentário: