EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Atividade física para quem tem problema respiratório

Posted: 19 Jan 2012 02:00 AM PST


Paulo Zogaib é fisiologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp):

Entre as doenças respiratórias mais comuns estão a asma alérgica, a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Em todas as situações, os exercícios que têm como objetivo melhorar a capacidade cardiorrespiratória (como caminhada, bicicleta, natação, etc.) são muito recomendados, pois o paciente fica mais resistente e as crises se tornam mais raras.

É interessante também que o aluno faça exercícios localizados, como aqueles que trabalham a parte superior do corpo, para fortalecer a musculatura respiratória. Vale frisar que as atividades devem ser realizadas com o acompanhamento de um profissional especializado, que orientará o praticante de acordo com seu condicionamento físico.

Para se ter uma ideia, o paciente com bronquite crônica tem uma limitação ventilatória decorrente de uma inflamação crônica dos brônquios. Por isso, é preciso respeitar os limites desse indivíduo ao prescrever uma atividade física.

Já aqueles que têm asma alérgica devem ficar atentos à presença de agentes como fungos, poeira, e umidade, pois eles podem dar início às crises – caracterizadas pelo fechamento dos brônquios e dificuldade de passagem do ar.

No caso de enfisema pulmonar, são os alvéolos pulmonares, e não os brônquios, que ficam comprometidos. Por isso, o paciente com a doença apresenta uma grande limitação ventilatória e, durante os exercícios, muitas vezes não consegue colocar o oxigênio no sangue com eficiência. É preciso, portanto, ficar muito atento a isso durante uma atividade, interrompendo-a caso o aluno precise melhorar a oxigenação.

Aliás, a recomendação geral para pessoas com problemas respiratórios é justamente parar imediatamente o exercício caso sinta falta de ar, tontura ou qualquer outro incômodo. Também é bom evitar treinos em ambientes com temperatura muito baixa e ar seco, pois essa situação pode irritar os brônquios, levando a uma crise.

Para quem se exercita ao ar livre, o ideal é optar por lugares e horários com menores taxas de poluição. Isso porque ela piora todos os quadros descritos acima.



Como aplicar cremes redutores

Posted: 19 Jan 2012 01:37 AM PST



Eficácia dos cremes depende também da forma de aplicação

Há muitos cremes no mercado cosmético que prometem reduzir gordura localizada e celulite, duas grandes queixas estéticas das mulheres. Os tratamentos sem dor nem esforço são tentadores, mas não fazem milagres sozinhos: o efeito depende também da forma de aplicação.

O segredo para potencializar a ação dos cremes está na massagem, que ajuda na absorção dos princípios ativos e eliminação de líquidos. "Movimentos circulares são ideais, sempre de baixo para cima. A aplicação deve durar em torno de sete minutos em cada região", explica Elisandra Rocha, fisioterapeuta e diretora da clínica estética Ágata, em São Paulo. Ela também recomenda que o procedimento seja feito antes de dormir: "Quando o corpo está em repouso a drenagem fisiológica é potencializada", completa.

Para um resultado melhor é indicado aplicar os cremes diariamente ao longo de três meses e duas vezes por semana depois desse período. Também é importante avaliar qual o princípio ativo na hora de escolher o produto. "Um dos mais importantes é a cafeína, que estimula a circulação e ajuda na queima da gordura. Outros ingredientes são Oxandrolona, Triac, Triodotironina", diz a dermatologista Ligia Kogos. Ela alerta que só o tratamento local não resolve totalmente os problemas estéticos: "Ninguém emagrece só com creme ou com aparelhos, é preciso fazer exercícios também. Não dá pra acreditar em soluções milagrosas", diz.


Como aplicar o creme redutor ou anticelulite. Confira as dicas da fisioterapeuta:

- Antes de colocar o produto na pele, é recomendável fazer uma leve massagem circular nas glândulas linfáticas da virilha.

- Nas pernas os movimentos devem começar da parte de baixo para cima, finalizando na virilha. Vale caprichar na parte interna da coxa. No culote é possível fazer um pouco mais de pressão e direcionar a varredura para a virilha.

- No bumbum o movimento é circular e com um pouco mais de intensidade. É possível complementar com uma massagem reta, saindo da parte de trás da coxa até a curva do bumbum.

- Na barriga, a massagem começa com movimentos circulares no sentido horário, que também ajudam a regular o funcionamento do intestino. Em seguida, movimentos retos devem ir do umbigo para o estômago e do umbigo para a virilha, passando por cima das gordurinhas indesejadas.


Nenhum comentário: