EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


14 maneiras de se livrar da acne

Posted: 11 Jan 2012 01:25 AM PST


­Se você é um adolescente ou um adulto com acne, você não precisa conviver com ela. Veja neste artigo 14 maneiras de se livrar da acne.

1. Não fure, pressione, esfregue ou manipule de qualquer forma as suas espinhas. Se você fizer isso, arrisca espalhar as bactérias e aumentar as chances de cicatrizes;

2. Use um produto que não requeira receita médica e contenha peróxido de benzoil; use uma ou duas vezes ao dia. Ajuda a romper a cobertura formada por células mortas da pele, bactérias e gordura que obstruem os poros e formam uma marca de acne. E também mata as bactérias. Comece com uma concentração mais baixa, e aumente gradativamente;

3. Tente produtos que não requeiram receita médica e contenham enxofre ou resorcinol, que ajudam a desobstruir as glândulas de gordura pela irritação da pele. Entretanto, a maioria dos dermatologistas acredita que o peróxido de benzoil é o ingrediente mais efetivo para a acne que não requer receita médica;

4. Não trate apenas a acne; coloque também o produto em áreas propensas a terem acne. Isso pode incluir o seu rosto todo (evite os lábios e os olhos), as costas e o peito;

5. Vá devagar com o seu rosto. Lavar remove gorduras da superfície da pele, não de dentro de dutos obstruídos. De fato, se você for muito agressivo em sua busca por limpeza, você pode acabar secando ou irritando a pele sensível do seu rosto;

6. Lave corretamente uma ou duas vezes ao dia, usando um sabonete suave, e esfregue levemente com as pontas dos seus dedos e água morna. ‏Se a sua pele for oleosa, use um sabonete com peróxido de benzoil, por suas propriedades secantes;

7. Não use escovas, esponjas ásperas, grânulos de limpeza ou cascas de nozes, ou qualquer coisa semelhante sobre a pele delicada do rosto;

8. Não use produtos oleosos, como cremes a base de óleo para o cabelo, hidratantes faciais a base de óleo, ou produtos para limpeza facial oleosos;

9. Use maquiagem a base de água;

10. Não faça tratamento facial. Você pode acabar fazendo mais mal do que bem;

11. Não apóie o seu queixo nas suas mãos ou toque constantemente o seu rosto;

12. Proteja a sua pele do câncer e rugas sem agravar a sua acne escolhendo um protetor solar não oleoso com FPS igual a 15 ou mais alto;

13. Não se preocupe com o que você come, a menos que você note uma correlação entre um alimento em particular e as erupções da sua pele;

14. Cuidado com o iodo, que pode ser encontrado em várias vitaminas e sal iodado. Alguns médicos acreditam que o iodo pode estimular a acne.


Malhação para as gestantes: uma gravidez mais saudável

Posted: 11 Jan 2012 01:20 AM PST


A prática de exercícios físicos durante a gravidez traz muitos benefícios para a futura mamãe e o bebê em desenvolvimento. Se a mulher já praticava alguma atividade antes de engravidar ótimo. Se a mulher era sedentária e quer mudar isso durante os noves meses, um pouco mais de cuidado deve ter ao começar as atividades.

"A prática de atividade física, aplicada de maneira saudável e com orientação adequada à necessidade individual, deveria ser um hábito pré e pós-parto", reitera Patrícia Castellar Pirozzi, diretora executiva da Triathon Academia.

A atividade física, desde que bem feita (não podemos nos esquecer disso!), funciona como aliado frente a inúmeros probleminhas corriqueiros na gravidez.

Com a realização de exercícios corretos, o corpo libera a endorfina, um hormônio que alivia os sintomas do estresse, equilibra o humor que sobe e desce com freqüência na gravidez e diminui significativamente as dores que, às vezes, a gestante sente.

As dores na coluna, musculares e articulares também são reclamações constantes das gestantes. Os exercícios físicos reduzem sensivelmente essas dores, já que promove uma força maior nos músculos, adequando a postura e diminuindo a tensão nas articulações.

A educadora física Luciana Correia de Carvalho destaca as principais atividades que fazem bem à saúde das futuras mamães: "A musculação, desde que a gestante já pratique antes da gravidez e volte a fazer moderadamente. A caminhada, hidroginástica e alongamento também trazem efeito altamente positivo".

Exercícios para reaver o peso de antes – A gravidez chega, e logicamente a mamãe ganha vários quilos extras. O erro é quando o peso extrapola o tolerado em uma gravidez.

Para mulheres que recorrem à atividade física por já terem ganhado peso demais durante a gestação, o recomendado é o trabalho em bicicleta ergométrica, exercícios localizados para correção postural e resistência muscular.

O primeiro passo da gestante que quer começar a cuidar da saúde com algum exercício físico é procurar o seu médico ginecologista para que este a avalie e confirme que não haverá problemas para a gestante e o bebê.

Outra aprovação necessária para começar os exercícios com tranqüilidade é a do cardiologista. Depois da liberação médica, o educador físico vai fazer uma avaliação complementar da gestante para que possa delinear um plano de exercícios específico para cada mulher.

Outro acompanhamento importante para as grávidas, principalmente para as que realizam atividade física, é o nutricional. O profissional de nutrição fará uma dieta alimentar balanceada para que a mamãe atleta faça seus exercícios sem que prejudique a sua saúde e o desenvolvimento do bebê.



Tabagismo da gestante e baixo peso ao nascer aumentam os riscos de asma infantil

Posted: 11 Jan 2012 12:33 AM PST


A exposição do feto ao tabagismo materno e o baixo peso ao nascer aumentam de quatro a seis vezes o risco de a criança desenvolver asma, segundo estudo sueco apresentado esta semana no Congresso Anual da Sociedade Respiratória Europeia. A asma é a doença crônica mais comum em crianças, e alguns dos fatores de risco as afetam antes mesmo do nascimento. É o caso do tabagismo materno na gestação, que é associado ao prejuízo da função pulmonar da criança, inflamação nas vias aéreas e asma.

Além dos problemas respiratórios, os pesquisadores explicam que o tabagismo na gestação atrapalha o crescimento e desenvolvimento do feto, o que também está associado com diversos problemas de saúde na idade adulta, incluindo prejuízo da função pulmonar. E o estresse oxidativo induzido pelo cigarro nas vias aéreas por causa dos problemas no crescimento fetal seria uma explicação plausível para o desenvolvimento de asma nessas crianças.

Em estudo com quase 3,4 mil crianças com sete e oito anos de idade, acompanhadas por quatro anos, os pesquisadores notaram uma prevalência de baixo peso de 4,1%, e que 24,3% haviam sido expostas ao tabagismo na gestação. A média de peso ao nascer de crianças nascidas de mães que haviam fumado na gravidez foi 211g menor do que a de filhos de mulheres não-fumantes. Em crianças com baixo peso, a prevalência de asma foi de 11,5%, contra 7,7% das crianças com peso normal. E, se o tabagismo na gravidez fosse considerado, essa taxa corresponderia a 23,5% e 9,5%, respectivamente.

A segunda análise, quando as crianças tinham entre 11 e 12 anos, mostrou também maior prevalência de chieira e asma diagnosticada em filhos de fumantes e naqueles que nasceram com baixo peso. "Este é o primeiro estudo a demonstrar um efeito de modificação do baixo peso ao nascer sobre a associação do fumo na gestação com asma na infância", destacou o pesquisador Anders Bjerg, líder do estudo.



Rinite é comum e agrava os sintomas de asma, indica estudo

Posted: 11 Jan 2012 12:31 AM PST


A asma e a rinite frequentemente coexistem no mesmo indivíduo. E, segundo estudo apresentado em outubro no Congresso Brasileiro de Pediatria, os sintomas de ambas têm forte relação entre si, com a rinite aumentando significativamente a gravidade da asma. "Os achados reforçam rinite como fator de risco para asma, e o conceito da via aérea única", destacaram os pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará, responsáveis pelo estudo.

Para identificar a associação asma-rinite em adolescentes de Fortaleza, os pesquisadores avaliaram mais de 3 mil estudantes de 13 e 14 anos de idades em 2006 e 2007. E os resultados indicaram prevalências de asma, rinite e rinoconjuntivite alérgica de, respectivamente, 22,6%, 43,2% e 18,7%.

De acordo com os autores, houve forte associação "bidirecional" entre a asma e a rinite. As análises mostraram que ambas as condições estiveram presentes, concomitantemente, em 14,6% da população. Dentre esses, 17,5% relataram "sibilos limitando a fala" (chieira), comparando-se com apenas 11,5% daqueles com asma, mas sem rinite. A associação dos sintomas de rinite aos de asma – que variou de 27,4% a 79,4% – apresentou maior magnitude que a associação dos de asma aos de rinite – que variou de 3,2% a 64,4% –, e essa magnitude aumentou quando a rinite era acompanhada de sintomas oculares.

A asma e a rinoconjuntivite alérgica, concomitantes, foram relatadas por 8% da população. Dentre esses, 15,4%, 19,5% e 20,7% relataram, respectivamente, "quatro ou mais crises", "distúrbio do sono" e "sibilos limitando a fala", comparando-se, respectivamente, com 7%, 13,2% e 12,5% daqueles com asma, mas sem rinoconjuntivite alérgica.

"A presença concomitante de rinite aumentou significativamente a gravidade da asma independentemente do envolvimento de atopia, embora essa condição tenha proporcionado maior magnitude da associação com gravidade", concluíram os autores reafirmando a rinite como fator de risco para asma.

Fonte: 34º Congresso Brasileiro de Pediatria. Tema livre 522. Outubro de 2009.



Desconfie do 'sorriso imediato'

Posted: 10 Jan 2012 11:23 PM PST


Recentemente, surgiram no mercado de serviços clínicas dedicadas à venda de tratamentos odontológicos baseados na instalação de implantes. Apesar dos resultados clínicos e jurídicos controversos, os mais otimistas constataram que o assunto "implantes dentários" foi disseminado ao conhecimento do público. 

Propagandas veiculadas principalmente em rádio e televisão permitiram a difusão de conceitos corretos sobre uma odontologia capaz de devolver sorrisos perdidos, construindo-os sobre uma base implanto-suportada. Por outro lado, conceitos errôneos e falsas expectativas foram criadas em um grande número de pessoas, na medida em que tais clínicas prometiam soluções rápidas (muitas vezes imediatas), aparentemente fáceis e de custo baixo (o que não era real), generalizadas à grande maioria dos casos.

A área da saúde não pode oferecer resultados matematicamente previsíveis. Uma vez que cada indivíduo se comporta de maneira diferente, tanto do ponto de vista biológico, quanto nas searas psicológica e comportamental, não é coerente oferecer tratamentos odontológicos padronizados e generalizados, visando os interesses comerciais. 

A odontologia é, sem dúvida, uma profissão complexa, que exige de seus praticantes a união de profundos conhecimentos científicos, psicológicos e técnicos, entrelaçados e temperados com boas doses de bom senso. Um dos grandes segredos para o exercício de uma odontologia de excelência é dedicar uma boa parte do tempo "clínico" ao planejamento minucioso e personalizado de cada caso, estabelecendo mais de uma opção viável de tratamento, e uma sequência de passos clínicos bem definidos (e fundamentados na literatura científica) para alcançar os objetivos traçados. Nesse caso, a odontologia fica mais previsível, mesmo com os vieses impostos pelas variações interindividuais. 

Os pacientes solicitam "sorrisos imediatos": –"A Dra. instala implantes imediatos? Eu já vou sair com dentes novos como tem sido falado na TV?" Uma vez que tais conceitos, tão específicos e pertinentes à área da odontologia, chegaram ao conhecimento de leigos, é importante ampliar o universo da informação fornecida, esclarecendo, principalmente, que existem indicações e estrições muito bem definidas para a realização dessas opções de tratamento com implantes. Resumem-se a poucos casos, e muitas vezes são apenas algumas das opções de tratamento, que devem ser avaliadas em conjunto, entre o profissional e o paciente, esclarecendo os resultados funcionais e estéticos possíveis e os riscos envolvidos, adequando-os à expectativa de cada indivíduo. 

Praticar essa odontologia personalizada e humanizada, na qual o paciente assume grande parte da responsabilidade do tratamento proposto, através da assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), determina um nível saudável de parceria entre cliente e profissional, o qual reduz a ocorrência de descompassos durante e ao final do tratamento. 

O implante imediato é aquele inserido ou instalado no mesmo ato cirúrgico no qual se realiza a extração do dente perdido. Ou seja, o implante imediato é inserido em um alvéolo "fresco", e para que isso aconteça, existem alguns pré-requisitos importantes: não pode existir qualquer tipo de infecção no local a ser implantado; não pode haver perda óssea em níveis que comprometam a fixação do implante ou a estética dos tecidos que o circundam; e, a gengiva deve ser espessa, abundante e resistente (somente 20% dos pacientes possuem esse biótipo gengival). 

Outra questão é o carregamento – aplicação de força mastigatória – sobre os implantes já instalados. Geralmente, esse carregamento pode ser imediato (realizado de 24 a 72 horas após a instalação dos implantes) quando estão indicados implantes múltiplos (5) em mandíbulas totalmente edêntulas (sem quaisquer dentes) que tenham quantidades suficientes de osso para permitir a ancoragem dos implantes. Fica claro que nem todos os casos podem ser solucionados com essa opção de tratamento. 

Diante do exposto, é importante salientar que a relação paciente-dentista deve ser estabelecida sobre uma base de confiança. Avaliar a formação acadêmica e a qualidade da prática profissional do cirurgião-dentista escolhido torna-se determinante quando o sonho é ter um sorriso saudável, funcional e estético. Variáveis como "quanto investir", ou "quanto tempo levará para ficar pronto" são secundárias diante do complexo processo de construção de um sorriso baseado em características individuais e personalizadas. 

*Maristela Lobo é Mestre em Odontologia, Doutora em Clínica Odontologia, Especialista em Periodontia, Professora dos Cursos de Pós - graduação em Odontologia Estética e implantes no SENAC – SP, Tem residência em Harvard.


Nenhum comentário: