EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Rotina de trabalho flexível melhora a saúde e o bem-estar dos funcionários

Posted: 05 Jan 2012 08:48 PM PST

Um ambiente de trabalho mais flexível pode trazer melhoras para a qualidade do sono e da saúde dos empregados, de acordo com novo estudo da University of Minnesota junto à University of Delaware, nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados no Journal of Health and Social Behavior. 

O estudo usou dados coletados de 608 empregados de uma empresa americana antes e depois da flexibilização do ambiente de trabalho. Com isso, os pesquisadores analisaram as mudanças na saúde e nos hábitos saudáveis desses funcionários, comparando a outras pessoas que não passaram por essa experiência. 

Na iniciativa dessa empresa, que aconteceu em 2005, os empresários permitiram que os funcionários decidissem quando e onde trabalhar, com base em suas necessidades individuais e responsabilidades no trabalho, sem que tivessem que pedir permissão ou avisar aos seus gerentes. 

Ao final do estudo, descobriu-se que esses empregados:

- Relataram terem dormido quase uma hora a mais (52 minutos) que o de costume;
- Melhoraram os hábitos saudáveis, pois se sentiram menos pressionados a trabalhar doentes e mais propensos a procura um médico quando necessário, mesmo que estivessem atarefados;
- Organizaram melhor o tempo para executar as tarefas e reduziram o conflito entre trabalho e família.  

Todas essas mudanças diminuíram a exaustão emocional e o sofrimento psíquico dos funcionários. O estudo reforça a necessidade de refletir sobre como o trabalho influencia a saúde dos indivíduos e o que pode ser feito para que essa interferência seja positiva. 

Trabalho agradável também reduz obesidade e tabagismo

Outro estudo, conduzido na Finlândia e publicado no periódico Occupational and Environmental Medicine, revela que indivíduos que julgam viver em melhores ambientes de trabalho apresentam menos comportamentos de risco à saúde: tabagismo, obesidade, sedentarismo e abuso de álcool. Vale lembrar que esses são os quatro fatores de risco mais associados a doenças e à mortalidade em países industrializados. 

A pesquisa analisou mais de 30 mil servidores públicos finlandeses e confirmou que fatores psicossociais associados ao trabalho são capazes de contribuir para que as pessoas adquiram comportamentos de risco. Outras pesquisas já haviam revelado que condições psicológicas adversas no trabalho aumentam o risco de obesidade e excesso de álcool. Também já havia sido demonstrado que indivíduos que não têm confiança na instituição em que trabalham têm maior dificuldade em abandonar o vício do cigarro. 

O mundo corporativo já está bem convencido de que investir na saúde dos trabalhadores traz grande retorno econômico. O presente estudo demonstra que o clima organizacional pode ser um forte aliado para a promoção da saúde.


Complicações na hérnia de disco

Posted: 05 Jan 2012 06:22 AM PST


Na hérnia de disco, o disco intervertebral defeituoso apoia constantemente sobre um nervo. Isso pode causar dor, insensibilidade da área inervada pelo nervo ou até uma disfunção dos órgãos inervados por esse nervo. Assim, é possível encontrar problemas nos intestinos ou na bexiga.

As principais complicações da hérnia de disco são:


- Dor ciática;

- Lombalgia;

- Rigidez das costas;

- Imobilidade;

- Paralisia.



Ciática, dor ciática


A dor ciática é a complicação mais frequente na presença da hérnia de disco. Na verdade, durante a hérnia de disco, o núcleo pulposo de um disco intervertebral pode sobressair no canal raquidiano e comprimir o nervo ciático. Assim, a dor acompanha o trajeto do nervo. A dor é sentida da coxa à panturrilha, e às vezes, até mesmo no pé.

A ciática não é apenas devido a uma hérnia de disco, uma vez que existem outras causas. Sendo estas a Osteoporose ou Reumatismo (artrose,…), por exemplo.



Lombalgia


As lombalgias são dores localizadas na região lombar. Em caso de lumbago (dor aguda na região lombar) é primordial consultar um médico.


Tratamento Conservador de hérnia de disco cervical

Posted: 05 Jan 2012 05:10 AM PST

http://www.neurocirurgiabh.com.br/imagens/hernias-cervicais.jpg

O termo "Conservador" tem sido utilizado para englobar as terapias não cirúrgicas. A maioria dos pacientes com hérnia de disco cervical pode ser tratada de forma segura e eficaz por meio de modificações em suas atividades cotidianas e com o uso de algumas medidas que aliviam a dor e diminuem a inflamação. Com tais medidas, obtemos bons resultados em até 75% dos casos. Fazem parte do tratamento conservador:

Imobilização – Obtida com o uso de colar cervical. Mais benéfica durante as exacerbações da dor, porque reduz os movimentos da região. O colar sempre deve ser utilizado sob a supervisão do médico – o uso inadequado, como por exemplo, por tempo excessivo, pode causar fraqueza da musculatura do pescoço, o que pode agravar o problema causado pela hérnia.

Fisioterapia – Pode ser útil na diminuição do espasmo muscular na região cervical, resultando em alívio dos sintomas. Aplicações de calor superficial e massagem leve podem proporcionar conforto para o paciente.

Medicamentos – Prescrevemos analgésicos potentes, antiinflamatórios e relaxantes musculares. Em muitos casos de hérnia esta terapia pode propiciar bons resultados no longo prazo.

Infiltrações – Infliltramos anestésicos diretamente no local dolorido (músculo). É uma técnica que pode proporcionar alívio significativo da dor e é bastante segura.

O tratmento da hérnia de disco cervical prevê uma volta gradual do paciente às suas atividades normais e o início também gradual, de exercícios.

Quero destacar que estas orientações para o tratamento da hérnia de disco cervical não são absolutas e só o seu neurocirurgião poderá fazer um julgamento sobre qual tratamento é mais apropriado para o seu caso e qual não é recomendável.

Após duas semanas de tratamento da hérnia, o benefício máximo é alcançado; então podem aparecer problemas relacionados à imobilidade do período de tratamento, como por exemplo, rigidez articular e fraqueza muscular. Entramos então numa fase que requer a participação do fisoterapeuta, primeiro fazendo uma avaliação do caso, e depois executando os procedimentos adequados.

Entre os tratamentos conservadores para a hérnia de disco cervical, trações não são recomendadas e tampouco ingestão de altas doses de vitaminas, pois faltam provas científicas do seu valor terapêutico.

Devo ressaltar que os efeitos naturais do envelhecimento que resultam em diminuição da massa óssea e da força, assim como da elasticidade dos músculos e ligamentos, facilitam o aparecimento de hérnias, inclusive na região cervical. Entretanto esses efeitos podem ser retardados. No longo prazo, recomendamos a manutenção do condicionamento físico.

Em qualquer faixa etária, deve-se evitar o sedentarismo, a desnutrição e o tabagismo, pois estes fatores aumentam a chance de recorrência de hérnias e outros problemas na coluna cervical.


Reabilitação da Paralisia Facial

Posted: 05 Jan 2012 02:05 AM PST

A reabilitação é lenta e minunciosa, isto em função das patologias e dos testes musculares.

Ela deve ser diária

Ela pede ao paciente muito controle na frente do espelho

Ela exige uma concretração importante que poderá ser traduzida como uma lentidão e fadiga

Ela deve ser feita de manhã e à tarde na medida do possível

Em geral a massagem não deve durar mais que 15 minutos e, os exercícios, só o fisioterapeuta vai dizer a duração do tradução do e principalmente do repouso.

A quantidade de exercício será em função do teste muscular feito pela fisioterapeuta.

Os movimentos orientados pela fisioterapeuta devem ser  executados lenta e progressivamente, na amplitude e no número de contrações indicadas .

Reeducação facial é uma forma de reabilitação que inclui manipulação dos músculos faciais, exercícios específicos e eletromiografia de superfície para biofeedback. Uma avaliação de três áreas principais contribui para direcionar o tratamento de forma efetiva:

Simetria deficiente

Danos funcionais devido a atividade muscular inadequada.

Expressão facial comprometida (sorriso, aborrecimento, etc..)

Exercícios com movimentos específicos podem ser usados (elevar a sobrancelha levemente, franzir o nariz de forma simétrica, etc..) no trabalho com os específicos grupos musculares. O treino através de eletromiografia de superfície para biofeedback se dá através de EMG computadorizado com vários canais para melhorar o controle dos movimentos faciais. Em muitos dos casos, o que era um movimento automático passa a ser algo que tem que ser aprendido.
Relaxamento da atividade muscular hiperativa pode ser tratada através de uma variedade de exercícios específicos e técnicas de manipulação. Como resultado da re-inervação caótica a sinsinesia, movimentos em massas e co-contração aparecem freqüentemente após a recuperação. Exercícios específicos podem ajudar a reduzir esse problema que freqüentemente é percebido como tensão dos músculos faciais, contração involuntária do canto da boca, ou ainda fechamento do olho durante o sorriso.


7 perguntas e respostas sobre Paralisia Facial

Posted: 05 Jan 2012 01:48 AM PST

1- Estou tendo um "derrame cerebral" (AVC)?

Geralmente não. A paralisia que afeta TODA a metade da face (testa, olho e boca) é chamada de "Paralisia Facial Periférica" (PFP) pois é resultado de uma lesão que acontece fora do cérebro. No caso de Paralisia Facial causada por AVC, a lesão ocorre dentro do cérebro, e a face não fica completamente paralisada (o olho fecha e a testa se movimenta) além de ocorrerem outros sintomas associados mas, somente um médico pode diagnosticar corretamente que tipo de paralisia facial se trata.


2- Qual é a causa da Paralisia Facial Periférica (PFP)?

São muitas as causas que podem afetar o funcionamento do nervo facial, mas a mais comum delas é chamada Paralisia de "Bell" (descrita por um médico chamado Charles Bell). Ela é conhecida também como paralisia a "frígore" (frio), paralisia idiopática e "golpe de ar". Este tipo de PFP acredita-se ser devido a uma resposta do nosso corpo a um vírus (herpes simples). Como reação à este vírus, o nervo facial "incha" dentro do canal ósseo e é pressionado (como quando nós dormimos em cima do braço e ficamos sem sentir a mão e o antebraço).

A segunda causa mais comum de PFP são as infecções do ouvido, podendo causar PFP pelo mesmo motivo que na paralisia de Bell.

A terceira causa mais freqüentes são os traumas, ou seja, batidas, que podem causar edema do nervo (concussão) ou fraturas no osso do ouvido, lesando o nervo no trajeto da fratura.

Outras causas também são possíveis como: metabólicas (diabetes, hipercolesterolemia, tireoidopatias e etc), tumores, doenças auto-imunes, infecções por HIV, doenças hipertensivas entre inúmeras outras ) por isso, o melhor a fazer é procurar um Otorrinolaringologista, para que ele possa diagnosticar a causa PFP e tratá-la adequadamente.


3- Quando eu vou melhorar?

O tempo de melhora para os casos de PFP é muito variável e vai depender de inúmeros fatores como: idade do paciente, causa da PFP, o tipo de lesão do nervo facial, o grau de PFP entre outros fatores. Nós sabemos que quanto mais precoce for o tratamento, maior a chance de regressão da PFP e menor a chance de seqüelas por isso, o Otorrinolaringologista deve ser consultado o mais rápido possível.


4- Há possibilidade de eu ficar com Paralisia Facial Periférica (PFP) para sempre?

A possibilidade existe porém é pequena principalmente se for diagnosticada precocemente e tratada corretamente.


5- Tive Paralisia Facial Periférica (PFP) há mais de 2 anos e não melhorou, existe alguma coisa que posso fazer para melhorar?

Quando a PFP é de longa data, mais de 2 anos, ocorre também a paralisia e lesão dos músculos da face que são inervados pelo nervo facial impossibilitando a melhora da PFP. Entretanto, existem procedimentos estéticos e cirúrgicos (plásticas) que podem minimizar as seqüelas. Para isso você deve procurar um Otorrinolaringologista que ira avaliar e orientar quanto ao melhor tratamento a ser feito e se necessário, encaminhara a um cirurgião plástico com experiência nesta área.


6- A Fonoterapia/ Fisioterapia é mesmo necessário?

Sim! A fonoterapia/fisioterapia é importantíssima para que ocorra uma melhora rápida e minimizar as seqüelas, contudo estes procedimentos devem ser realizados por profissionais qualificados. Quanto mais precoce o inicio, melhor o prognóstico mas não nunca faça fonoterapia/fisioterapia tipo "choque" elétrico no rosto e nem procure a fonoaudióloga/fisioterapeuta antes de se consultar com o Otorrinolaringologista.


7- Quais outros cuidados importantes devo tomar?

Quando o nervo facial está paralisado uma atenção especial deve ser tomada com relação aos olhos. Como normalmente o olho está seco e/ou o movimento da pálpebra está diminuído você deve usar um colírio apropriado durante o dia e uma pomada oftálmica a noite para prevenir a formação de úlcera de córnea e cegueira. Procure seu Otorrinolaringologista que ele ira te indicar.

Fonte


Tratamento de entorses de punho

Posted: 05 Jan 2012 01:45 AM PST

http://mednet.umic.pt/idc/idcplg?IdcService=GET_FILE&dDocName=IMG_AZD0514_01&RevisionSelectionMethod=LatestReleased&Rendition=Native%20File&llowInterrupt=1&noSaveAs=1


Nas entorses do punho mais ligeiras, o tratamento inicial deve seguir a regra de RICE:

  • Repousar a articulação.
  • Aplicar gelo ("Ice") na área lesada para reduzir o edema.
  • Comprimir o edema com uma bandagem elástica.
  • Elevação da área lesada.
  • O médico pode igualmente sugerir a administração de um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE), como o ibuprofeno, para proporcionar o alívio da dor e diminuir o edema.

Nas distensões moderadas do punho, especialmente em atletas profissionais ou de competição, o punho pode ser imobilizado por meio de uma tala ou de um gesso ligeiro durante sete a dez dias. Se uma pessoa tiver sofrido uma lesão significativa do punho, irá necessitar de fisioterapia logo que os sintomas o permitam. Os atletas podem geralmente retomar a competição logo que os sintomas desapareçam, embora possa ser aconselhável proteger o punho lesado com uma tala de suporte. Quando uma entorse grave do punho causar uma instabilidade significativa da articulação, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.


Prevenção de entorses de punho

Posted: 05 Jan 2012 01:43 AM PST

Anatomia da mão e do punho

Uma entorse no punho é uma lesão dos seus ligamentos, as bandas firmes de tecido fibroso que ligam os ossos uns aos outros numa articulação. Embora a maior parte das pessoas considere o punho como uma única articulação entre o antebraço e a mão, o punho contém, na realidade, muitas articulações que ligam 15 ossos separados. Os ligamentos que ligam estes ossos podem sofrer ruptura na sequência de uma torção, flexão ou impacto extremos que forcem subitamente o punho a uma posição que exceda a sua amplitude de movimentos normal.

Níveis de distensão numa entorse do punho

Existem três níveis de distensão:

  • Ligeira (Grau I) — Os ligamentos do punho são distendidos ou apresentam rupturas microscópicas.
  • Moderada (Grau II) — A lesão é mais grave e alguns ligamentos do punho podem apresentar uma ruptura parcial.
  • Distensões graves (Grau III) — Um ou mais ligamentos do punho apresentam uma ruptura completa ao nível do local onde normalmente se fixam aos ossos.

Para prevenir as distensões do punho relacionadas com as quedas, a pessoa pode permanecer dentro de casa quando a rua está molhada ou com gelo. Se tiver de sair, deve usar sapatos com solas que proporcionem tração durante as condições meteorológicas escorregadias e deve prestar particular atenção à superfície sobre a qual está andando.

Para prevenir as distensões do punho relacionadas com as actividades desportivas, o atleta deve usar equipamento de protecção que proporcione suporte do punho. Em particular, os praticantes de snowboard e de skate em linha devem proteger os punhos através da utilização de protectores do punho ou de talas do punho de plástico bem adaptadas. Os mergulhadores de prancha podem usar uma fita de protecção, talas de punho ou ligaduras que limitem a extensão do punho.

Para prevenir as entorses do punho relacionadas com o esqui, devem ser escolhidas varas de esqui com pegas de perfil baixo e com sulcos para os dedos. Além disso, as varas de esqui devem ser seguradas sem usar alças e devem ser largadas durante uma queda.


Nenhum comentário: