EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


A lição das Olimpíadas: o esporte desenvolvido nas escolas

Posted: 06 Aug 2012 02:55 AM PDT


Mais uma olímpiada está passando com o Brasil tendo destaque em esportes que depende muito mais de uma andorinha do que do grupo completo. E com a chegada da Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016, muito tem se falado sobre o que essas obras deixarão para as cidades em termos de infraestrutura e mobilidade urbana. Mas, para além da discussão do investimento físico feito nos locais, qual será o legado social desses eventos para a população brasileira?
Pensa-se em legado social um desenvolvimento esportivo para crianças e adolescentes em escolas e clubes espalhados pelo país.
 
Uma pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística), em novembro de 2011, em escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio do Brasil revela que 30% desses estabelecimentos não oferecem um espaço qualquer para a prática de educação física – não necessariamente uma quadra. Além disso, 13% não têm bola de futebol e 56% não têm um vestiário adequado.

Apesar da maioria dos professores entenderem a importância da prática esportiva no desenvolvimento dos alunos, 21% afirmam que a educação física não é tratada com a mesma importância de outras disciplinas.E  isso acaba sendo bastante prejudicial para a qualidade da educação. Se o esporte fosse inserido dentro de um projeto pedagógico, ele poderia contribuir para o aprendizado de outras matérias e aumentar o interesse do aluno pela escola, diminuindo a evasão escolar.

O esporte quando é tratado de forma lúdica pode inserir noções de disciplinas como matemática, história, artes e ciências, trabalhando a interdisciplinaridade e abrindo a cabeça das crianças para o mundo em que vivem. A prática esportiva orientada, com um enfoque educacional, pode ser aplicado em qualquer modalidade em inúmeros espaços públicos, ampliando a oferta à comunidade em geral. Pode-se trabalhar o conceito de esporte educacional, com o esporte de qualidade voltado a todos, contribuindo para a formação integral dos indivíduos e não simplesmente para o alto rendimento, que são as competições e a conquista de medalhas, dando menos ênfase ao ganhar e mais ao participar.

Este tipo de trabalho pode estimular o aprendizado de valores como disciplina, cooperação, emancipação, totalidade e ainda desenvolver noções de pertencimento, o que ajuda na transformação e inclusão social. A ideia do esporte educacional é que o esporte de qualidade seja levado a todos da mesma forma, sem diferença de gênero ou habilidades motoras.

O que temos hoje é a preparação de atletas para ganhar medalhas (quando ganham) em grandes eventos, mas depois disso o praticante vai fazer o que? E os que não tem grande sucesso, o que é dificil? Precisa-se criar uma estrutura sólida, pensar no esporte lá da base para que haja uma real transformação no país.

Agora me diz: isso é sonho de educador ou é possível faze-lo?


Metade das escolas estaduais do RS não tem estrutura para educação física

Posted: 06 Aug 2012 02:46 AM PDT


A morte de mais uma criança atingida por uma trave de gol no Rio Grande do Sul ligou o sinal de alerta para pais e educadores. Segundo a Secretaria Estadual da Educação, mais da metade das 2,5 mil escolas da rede estadual não tem estrutura adequada para as aulas de educação física. A situação, semelhante nas escolas municipais, é preocupante, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).

Na tarde desta sexta-feira (3), foi enterrado o corpo do menino de oito anos que morreu depois de ser atingido por uma trave na quinta-feira (2), em Ernestina, no Norte do estado. O acidente ocorreu durante uma aula de educação física e foi o segundo registrado este ano no estado. Em maio, outro menino de oito anos perdeu a vida da mesma forma, em uma escola de São Pedro do Butiá, no Noroeste.

A Secretaria da Educação de Ernestina abriu uma sindicância para investigar o acidente ocorrido no campo de futebol utilizado pela escola da Escola Municipal Osvaldo Cruz. Por precaução, resolveu vistoriar também os outros colégios. "A gente está revisando nossas escolas, que foram reformadas há pouco tempo" diz a secretária Joana Salete Altmann.

Na rede estadual de ensino, os problemas na estrutura também chamam a atenção. Pelo menos metade das escolas estaduais não oferecerem condições ideais para atividades esportivas. Uma escola com 800 alunos de Porto Alegre, por exemplo, não tem nenhuma quadra coberta.

Além da falta de proteção contra a chuva e o frio, o piso áspero do pátio frequentemente expõe aos alunos as acidentes e machucados. "Toda vez que chove, o pátio fica todo molhado e tem mais quedas em função disso. Tem aluno que quebrou o braço, esfolou a perna", conta a diretora da escola, Tatiana Pinto dos Santos.

A Secretaria Estadual da Educação admite ter dificuldade para atender as demandas de todas as escolas. "Metade, por serem prédios antigos, estão em vistas de adequações. Mas eu diria que as adequações plenas não estão contempladas", afirma o diretor administrativo da Seduc, Cláudio Sommacal.

Para a Federação das Associações de Pais e Mestres, a fiscalização do espaço escolar dever ser responsabilidade de todos. "Eu dividiria essa responsabilidade com a escola propriamente dita e com a própria comunidade. Se os pais participassem mais, seriam mais críticos", opina a vice-presidente da associação, Berenice Cabreira da Costa.


A fadiga influenciando nas lesões esportivas

Posted: 06 Aug 2012 02:35 AM PDT


Que a prática do esporte ao limite do corpo é prejudicial e pode ocasionar lesões não é novidade para ninguém. Com a corrida de rua, onde atletas de fim de semana ou amadores se tornam praticantes, a incidência por aumentar.

Muitos praticantes, ao iniciar a atividade, não se preocupa com avaliação física e muito menos postural para saber possíveis problemas que podem apresentar, As vezes, com uma avaliação inicial é possível detectar futuros problemas musculares e articulares. Isso porque existe uma biomecânica estudada e definida como ideal e tudo que foge deste ideal, teoricamente, poderia levar a uma lesão. Na prática não é bem assim. Prever uma lesão se torna algo como tentar prever uma queda da bolsa de valores, pois apesar dos analistas usarem todo seu conhecimento, teorias e analises de gráficos, ainda assim eles erram.

É imprescindível que as forças rotacionais e de impacto que passam pelas articulações sejam devidamente absorvidas. Qualquer força que sofra dissipação, ou seja, qualquer erro biomecânico pode gerar lesões em curto prazo, como tendinopatias, as famosas tendinites por excesso de uso e, em longo prazo, desgastes articulares como a artrose.

Pode-se dizer que quando ocorre um desvio articular constante em um movimento repetitivo como na corrida, que há degradação do movimento. Esse fenômeno pode ocorrer com maior intensidade quando se corre no limite, pois o corpo já está exaurido e nesta hora é mais difícil para os músculos compensarem erros biomecânicos.

Portanto, quando falamos em lesões por fadiga não estamos falando apenas em lesões musculares, mas também processos crônicos que podem ser muito piores do que uma simples lesão muscular. Também temos que levar em consideração que é comum vermos pessoas com desvios articulares impressionantes que conseguem praticar esporte até a velhice, inclusive sem dor.

Certamente podemos dar crédito para o lado psicossocial da dor, pois algumas vezes temos indivíduos com dor e nenhuma alteração em exames de imagem que justifiquem e, às vezes, indivíduos com alterações importantes com degenerações articulares e nenhuma dor.


Video: O que é a Educação Física?

Posted: 05 Aug 2012 05:30 PM PDT




Reflexão e sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do que apenas "jogar", a Educação Física tem diversas nuances a serem exploradas!

Maneira lúdica de mostrar aos alunos sua importância e o prazer em participar desse momento maravilhoso!

Motive os seus alunos, veja o video:



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