EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Yoga é tratamento eficaz para pacientes com dor crônica nas costas

Posted: 20 Aug 2012 03:02 AM PDT


Aulas de yoga especializadas fornecem maneira efetiva de tratamento de pacientes com dor lombar crônica

O yoga pode ser um tratamento eficaz para pacientes que sofrem com dor lombar crônica ou recorrente. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido.

A pesquisa sugere que o tratamento alternativo com yoga durante 12 semanas é tão eficaz e mais rentável que o atendimento clínico convencional.

Os resultados sugerem ainda que a terapia reduz o período de afastamento do trabalho de 12 dias com o tratamento normal para apenas quatro dias.

"A dor nas costas representa um ônus significativo para o Sistema de saúde no Reino Unido e para a sociedade como um todo. Bem como os custos de cuidados de saúde associados, é também uma das principais causas de afastamento do trabalho que leva a uma perda de produtividade para a sociedade", afirma o pesquisador David Torgerson.

Embora o yoga tenha sido mostrado como uma intervenção eficaz para o tratamento da dor lombar crônica, até agora, havia poucas evidências sobre a sua eficácia de custo.

universityofyorkuk
Yoga é tratamento eficaz para pacientes que sofrem com dor lombar crônica.


O estudo avaliou a eficácia do yoga no tratamento da dor nas costas. O estudo envolveu dois grupos de pessoas que foram identificadas como tendo dor lombar crônica ou recorrente.

Um grupo de 156 pessoas recebeu aulas de yoga em grupo especialmente planejada para melhorar a função das costas, enquanto um segundo grupo controle de 157 pessoas recebeu apenas atendimento médico.

Eles descobriram que 12 aulas de grupo semanais, durante 12 meses, proporcionou uma intervenção custo-efetiva para o tratamento de pacientes com dor lombar crônica ou recorrente.

"Ficamos felizes em descobrir que o yoga não só ajuda as pessoas a gerir a dor nas costas, mas também é rentável, e resulta em menos dias doentes. Esperamos que mais pessoas com dor nas costas sejam encorajadas a assumir o yoga como tratamento", conclui o pesquisador Alan Silman.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).


Música no trabalho melhora rendimento profissional

Posted: 20 Aug 2012 02:19 AM PDT


O cara no cubículo ao lado está discutindo no telefone. Do outro lado da sala alguém amaldiçoa em voz alta uma máquina que deixou de funcionar. O fone de ouvido do outro lado da mesa de repente parece muito atraente. Alguém se importa se você colocar para tocar suas músicas do iTunes por um tempo? Há trabalhadores que gostam de ouvir suas canções preferidas quando acham que estão perdendo o foco. Há também aqueles que buscam escapar de um ambiente que é muito barulhento (ou muito baixo) para sentir a rotina se tornar de alguma maneira mais viva.

Uma pesquisa realizada por Teresa Lesiuk, professora de terapia musical na Universidade de Miami, investigou como a música afeta o desempenho no trabalho. Em um estudo envolvendo especialistas de tecnologia de informação, ela descobriu que aqueles que ouvem músicas durante o horário profissional concluem suas tarefas mais rapidamente e têm ideias melhores, já que a melodia altera o humor.

— Quando você está estressado pode tomar uma decisão equivocada por ter um foco muito estreito de atenção. Durante um estado de espírito positivo, porém, é capaz de pensar em mais opções — afirma Lesiuk.

A professora também descobriu que a escolha pessoal na música também é importante. Durante a pesquisa ela permitiu que os participantes selecionassem qualquer obra que eles gostavam. Os moderadamente habilidosos no trabalho se beneficiaram mais do artifício. Os já experientes não sentiram efeito e os novatos consideraram as melodias distrações.

Em termos biológicos, sons melodiosos ajudam a incentivar a liberação de dopamina na área de recompensa do cérebro. Segundo Amit Sood, doutor em medicina integratica da clínica Mayo, é a mesma sensação de quando uma pessoa come uma guloseima, olha algo apelativo ou cheira um aroma agradável.

— As mentes das pessoas tendem a vagar e sabemos que a mente, quando viaja, é infeliz — diz Sood. — Na maior parte do tempo estamos focando as imperfeições da vida. A música pode nos trazer de volta ao momento presente.

Poucas empresas têm algum tipo de regulamentação da música durante o horário de trabalho, conta Paul Flaherty,vice-presidente da agência de recursos humanos Robert Half Technology. Mesmo assim, segundo ele, ainda é uma boa ideia consultar o chefe quando ao uso de fonte de ouvido no escritório. Alguns supervisores podem achar que os trabalhadores não estão totalmente engajados no trabalho e presos dentro do próprio mundo.

— Se alguém não estiver fazendo um bom trabalho poderá ouvir do gerente que tudo o que faz é ouvir música todo dia — alerta Flaherty.


Tabagismo aumenta risco de leucemia e linfoma

Posted: 20 Aug 2012 01:57 AM PDT


O hábito de fumar está comprovadamente relacionado a diversas doenças, como câncer de pulmão, boca e pâncreas. Por isso, uma das primeiras recomendações dos especialistas para quem deseja ter longevidade é largar o vício. Agora, um estudo publicado no British Journal of Cancer dá mais um motivo para parar de fumar: o tabagismo também pode estar relacionado a um risco aumentado de desenvolver leucemia e linfoma.

A pesquisa conduzida por um especialista da Oxford University, na Inglaterra, acompanhou 1,3 milhão de mulheres adultas durante dez anos. Foi descoberto que o cigarro estava relacionado a diversas doenças do sistema linfático. Entre elas, o linfoma de Hodgkin. Fumar 20 cigarros por dia, por exemplo, pode dobrar as chances de desenvolver a condição.

Outro ponto relevante do estudo foi a associação do vício à leucemia. Ao longo da análise, 9 mil participantes desenvolveram a doença, ou seja, oito em cada mil participantes. Entre as não fumantes, a incidência foi de seis em cada mil mulheres.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, cuja característica principal é o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, substituindo as células normais. Sua origem é desconhecida na maior parte das vezes. Já o linfoma de Hodgkin é um câncer que afeta o tecido linfático e, assim como a leucemia, não tem causa conhecida.

Mais motivos para parar de fumar

Embora o cigarro seja diretamente associado ao câncer de pulmão, ele também traz inúmeros outros prejuízos não tão conhecidos entre a população. Conheça alguns deles:

1. Olfato e paladar
As substâncias químicas presentes no cigarro atuam como irritantes da mucosa bucal e olfativa. Por isso, o cigarro promove alterações nas papilas gustativas, impedindo que o fumante sinta o gosto verdadeiro dos alimentos e prejudicando a capacidade de sentir cheiros.

2. Doenças gastrointestinais
Até mesmo a digestão é prejudicada pelo tabagismo. Primeiro por conta das alterações no paladar. Depois pelo fato de a nicotina provocar irritação e diminuição da contração do estômago. O hábito também está relacionado a um risco maior de ter refluxo gastroesofágico, uma vez que enfraquece o músculo que impede o retorno do conteúdo estomacal para o esôfago.

3. Envelhecimento
Depois do sol, o cigarro é o fator que mais favorece o envelhecimento precoce da pele. Isso por duas razões principais. O movimento que se faz com a boca para tragar cria linhas de expressão. Para completar, deixa os dentes amarelados e diminui a produção de colágeno pela pele, favorecendo o aparecimento de rugas.

4. Visão
O risco de desenvolver catarata é duas vezes maior entre os fumantes. O risco desse público desenvolver degeneração macular, então, é três vezes maior. Outro prejuízo do cigarro é a queda das pálpebras, que pode diminuir o campo visual do fumante.


Nenhum comentário: