Newsletter da Saúde
|
- A beleza é vista pelos dentes
- Personal trainer de quatro patas
- Cirurgião plástico deve inibir exageros em procedimentos estéticos
- Exercícios aeróbicos aumentam a resistência do corpo
- 11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente
Posted: 27 Feb 2012 11:43 PM PST
Alterações na aparência da estética dos dentes podem provocar danos psicológicos, que podem variar desde uma simples forma de disfarçar o problema até uma introversão total, anulando totalmente a desenvoltura do indivíduo.
Há algum tempo, no cinema, nas revistas, na televisão e na mídia em geral, são mostrados artistas com os dentes brancos e alinhados, o que nos passa a sensação de saúde e bem-estar. O que antes era possível somente a eles, hoje está ao alcance de todos ter um sorriso saudável, agradável, mais bonito (com dentes brancos e alinhados) e uma vida mais feliz. Manchas nos dentesPara que se tenha sucesso no tratamento clareador é importante ter conhecimento do fator que causou o escurecimento e a origem da mancha nos dentes. Existem dois tipos e causas da alteração de cor nos dentes:- Manchas extrínsecas (fora do dente): provocadas por consumo de chá, café, cigarro, bebidas e alimentos contendo corantes e bactérias cromogênicas; que podem ser removidas facilmente com limpeza no consultório do dentista ou através do clareamento dental. - Manchas intrínsecas (no íntimo da estrutura do dente): são aquelas de origem genética ou causada por consumo excessivo de flúor (fluorose) ou antibióticos durante a formação dos dentes ou ainda provocadas por traumatismos, cáries e tratamento de canal. Atualmente, dentro da odontologia existem inúmeros tratamentos para problemas relacionados à alteração de cor dos dentes, dentre eles podemos citar técnicas menos invasivas como a micro-abrasão (que é um pequeno desgaste nos dentes) e o clareamento dental e, em caso de manchas mais severas, optamos por coroas totais metalocerâmicas, facetas estéticas em porcelana ou restaurações estéticas com o uso de resina composta. Você é uma pessoa especial e merece ter o sorriso dos seus sonhos! Procure um dentista de sua confiança e os realize. |
Posted: 27 Feb 2012 11:35 PM PST
Ruas congestionadas, motoristas a beira de um "ataque de nervos". Mesmo com toda essa situação caótica especialmente no início e final de um dia de trabalho, continuamos a utilizar o carro como um meio vital de transporte. Pegamos o carro para ir até a padaria na esquina, o elevador para subir um ou dois andares ou até enviamos um e-mail para o colega de trabalho em vez de andarmos até o fim do corredor.
Uma das consequências diretas desse comportamento cômodo e indolente é o sedentarismo. Aliás, você se acha sedentário? Se a resposta foi sim, você precisa de um cachorro, um dos meios mais simples de alcançar a boa forma. Causas do sedentarismoAs taxas de desistência são altas: por exemplo, um estudo norte-americano avaliou por um ano mulheres que iniciaram um programa de atividade física. Ele identificou que 50% das mulheres que se propuseram a realizar exercícios vigorosos abandonaram o programa de exercícios em três meses. E todo mundo conhece o caso daquela bicicleta ergométrica que virou um cabide caro. Um dado interessante é que a chamada auto-eficácia, isto é, a confiança de que você possui aptidão física para começar e o comprometimento emocional para continuar um programa de exercício, tem o seu nível mais baixo no dia seguinte ao início da atividade física. Esse desânimo se deve principalmente à impossibilidade de sentir de imediato os efeitos agradáveis de mexer o corpo. O incentivo da família, de amigos ou de um parceiro de exercício é fundamental para que a pessoa continue a se exercitar em longo prazo. Cão: amigo do homem e da boa formaUm dos grandes poderes dos cachorros é combater diretamente o sedentarismo com alegria, diversão e descontração, ao contrário de uma massacrante disciplina de séries de exercícios em ambientes fechados. Um estudo sobre atividade física concluiu que os donos de cães têm maior probabilidade de realizar três ou mais vezes exercícios vigorosos por semana. Caminhadas de 15 minutos no início da manhã e no final da tarde com o cachorro é o tipo de exercício moderado que corresponde ao indicado pela maioria dos cardiologistas. E é fato que as pessoas que têm um cão passam mais tempo caminhando do que quem não tem cão. Basta ir a uma praça ou a um parque para confirmar que raramente os donos de cães são gordinhos. Horácio, um labrador de coloração "chocolate", sabe identificar cada palavra-chave para o ato de passear, cada mudança de tom da voz do seu dono, conhece as dicas corporais do seu líder ou seus passos do outro lado da casa. Ele manifesta com muita personalidade sua vontade de dar uma voltinha e não aceita um não como resposta. O exemplo de Horácio ilustra que mais do que o assédio canino para obrigar o seu dono a levá-lo para passear, o convívio com animais de estimação aumenta a possibilidade de se ter, prazerosamente, um programa de exercícios. No livro O Poder Curativo dos Bichos, o doutor Marty Becker fala que caminhar ao lado de um cachorro ou jogar bolinha ou um galhinho para ele significa movimentar o corpo em compasso com o de um animal que somente quer se divertir e fazer o seu dono feliz. "Ele nos suplica para romper o ciclo de isolamento e inatividade para nos levar a conhecer o mundo novo, passear e conversar com os vizinhos e se sentir mais confiante e contente com o nosso eu físico e animal", explica Becker. Por Cibele Fabichak |
Posted: 27 Feb 2012 05:19 AM PST
Seios fartos e volumosos, bumbum arrebitado e barriga chapada é o sonho de qualquer mulher em busca da silhueta perfeita. Mas antes de desejar a melhor forma estética, é preciso ressaltar que são vários os riscos ao adotar uma prótese muito volumosa de silicone nos seios e no bumbum. O mesmo vale na hora de promover o contorno do rosto com a técnica do lifting - que, quando feito várias vezes, acaba provocando uma aparência artificial. A decisão de fazer uma plástica não requer apenas escolher a técnica mais adequada, que permite exibir o melhor contorno corporal, dentro dos padrões de beleza atuais.
De fato, existem pessoas obcecadas por plástica, sobretudo mulheres, que cometem exageros em nome da beleza, com pedidos abusivos de intervenções. O médico deve utilizar o bom senso, respeitando os limites da Medicina. A atitude correta é convencer o paciente dos exageros que não podem ser deliberados, e caso ele insista, recusar esse tipo de paciente. Nesse momento, a seriedade do profissional é que determina a relação médico-paciente no primeiro contato no consultório. A cirurgia plástica exige limites e critérios rígidos de avaliação. A ética é reconhecer a necessidade e indicar o procedimento adequado. Exagerar em prótese de silicone e operar paciente sem necessidade são condutas que não fazem parte da minha realidade dentro do centro cirúrgico. Não existem limites para se realizar uma plástica por ano, mas o bom senso e a ética médica devem reger constantemente essa busca pela silhueta perfeita. E, entre uma cirurgia e outra, é necessário respeitar o tempo de recuperação para evitar complicações e para evitar que o paciente tome uma atitude precipitada, sofrendo de arrependimento mais tarde. Não existem limites para se realizar uma plástica por ano, mas o bom senso e a ética médica devem reger constantemente essa busca pela silhueta perfeita.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não incentiva o médico que comete abusos e realiza muitas cirurgias plásticas no mesmo paciente, realizando todos os seus desejos de beleza sem respeitar os limites médicos. O médico brasileiro é muito conhecido mundialmente em cirurgia plástica. Esse prestígio também se deve pelo bom senso quando o assunto é limitar a quantidade de cirurgia plástica no mesmo paciente em pouco tempo.
Plástica bem feita é plástica segura Portanto, algumas questões fundamentais para se realizar uma cirurgia plástica com segurança são: o momento certo, os critérios de avaliação, como reconhecer o bom profissional, o local adequado e ter conhecimento do que é possível e o que é melhor. As técnicas estão mais avançadas e a prática se torna cada vez mais comum. Porém, com o surgimento de diversos casos de complicações operatórias, as dúvidas se multiplicam. Quando o procedimento é seguro e quais são os resultados satisfatórios? Não existem milagres em cirurgia estética. É preciso ter conhecimento dos avanços, mas também das limitações dela, para não desencadear problemas de saúde ou frustração pessoal. Antes de fazer qualquer cirurgia, o paciente deve ser submetido a uma série de exames que atestarão suas condições de saúde para a prática do procedimento. Na cirurgia plástica não é diferente. Avaliação cardiológica, hemograma completo, exame de urina, entre outros, são exames que dão segurança para a realização de um ato cirúrgico. Estando o paciente em plenas condições de saúde, não existem contraindicações específicas.
Quando a cirurgia é nos seios, sempre solicito uma mamografia. Deve-se estar atento para as condições de saúde do paciente, fazer uma avaliação estética da cirurgia e saber se a mudança desejada é realmente possível, ou se a correção do problema não tem solução estética efetiva.
Os resultados da aparência estética irão depender do organismo de cada um. É importante deixar claro para o paciente que a cirurgia plástica não é uma solução estética milagrosa. Vale destacar que muitas vezes a alteração é bem sutil, e os resultados também variam de uma pessoa para outra. A mesma técnica aplicada num paciente pode não ter o mesmo resultado em outro. É importante atentar para os critérios na escolha de um bom médico. É relevante que haja empatia e confiança entre o médico e o paciente, além de averiguar se o profissional é especializado em cirurgia plástica e membro da SBCP. Recomendo também que a pessoa busque referências do médico e apure as condições de realização da cirurgia, se a clínica ou hospital está devidamente autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), lembrando que não é permitida a realização de procedimentos operatórios em consultórios médicos. Seguindo todas essas recomendações são grandes as chances do paciente ficar satisfeito com o resultado, sem exageros, que geram frustração ou enganos de ordem pessoal. |
Posted: 27 Feb 2012 05:18 AM PST
Caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar ou realizar outras atividades aeróbicas é essencial para garantir boa forma e saúde. Esses exercícios aceleram o metabolismo contribuindo para o emagrecimento e melhoram o condicionamento físico, fazendo com que ações cotidianas como subir escadas, correr até o banco e carregar sacolas de supermercado sejam realizadas com menos esforço. Além disso, diminuem a chance de doenças cardiovasculares e aumentam a expectativa de vida. Por isso, pessoas de todas as idades devem incluir exercícios aeróbicos em seus treinos levando em consideração, claro, seu preparo físico.
Antes de começar qualquer tipo de atividade, porém, o professor da academia Bio Ritmo Alécio Sales recomenda procurar um médico para realizar uma avaliação física e um profissional de educação física para obter uma orientação sobre as opções mais adequadas para você e os limites que deve respeitar. Providenciar roupas confortáveis para a prática de exercícios e uma garrafa de água para manter o corpo hidratado também são essenciais.
Exercícios aeróbicos aumentam resistência para atividades do dia a dia
O personal trainer Júnior Brandão garante que 30 minutos de exercícios três vezes por semana são suficientes para que os resultados sejam notados a partir dos primeiros 45 dias. Segundo ele, iniciantes devem procurar mesclar modalidades, até para não perderem a motivação por acharem que a atividade está monótona. Assim, aliar dois dias de caminhada com um de pedalada, por exemplo, é perfeito.
O ideal é que a pessoa escolha os exercícios de acordo com seu gosto pessoal. Caso contrário, a baixa motivacional pode aparecer também. Porém, se o intuito é emagrecer o quanto antes, vale observar a quantidade de calorias gastas em diferentes atividades.
Confira as dez modalidades com os maiores gastos calóricos por hora no ranking elaborado pelos médicos do Instituto BR Esportes Marcelo Ortiz e Carlos Polazzo:
1. Corrida: 900 calorias 2. Andar de bicicleta: 840 calorias 3. Tênis: 800 calorias 4. Futebol: 780 calorias 5. Boxe: 660 calorias 6. Musculação: 720 calorias 7. Remar: 600 calorias 8. Natação: 540 calorias 9. Basquete: 480 calorias 10. Vôlei: 420 calorias Na academia, existem outras opções, como bicicleta ergométrica, transport, esteira e escada rolante. Segundo Sales, sendo regulados corretamente, esses aparelhos são indicados para todos os níveis de condicionamento físico.
A orientação do professor é que iniciantes usem intensidade leve ou moderada por um período de 20 a 45 minutos. "Um frequentador assíduo pode adotar qualquer método de corrida, por exemplo, o fartlek, em que a intensidade varia a qualquer momento, desenvolvendo capacidade aeróbica e anaeróbica por conta da variação de velocidade", explica.
Além de ter orientação profissional é essencial respeitar as suas limitações. Portanto, caso note que algo não está bem no seu corpo, diminua a carga e a velocidade lentamente até voltar ao normal. Passar dos limites pode causar dores, luxações, estiramentos e até lesões mais graves. |
Posted: 27 Feb 2012 05:14 AM PST
Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. Confira aqui e movimente-se:
1.Melhora a circulação
Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.
Dicas para começar a fazer caminhada e corrida
Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.
2.Deixa o pulmão mais eficiente
O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica. 3. Combate a osteoporose
O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.
Esteira
"Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.
4. Afasta a depressão
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.
Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia. 5. Aumenta a sensação de bem-estar
Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.
Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários. "Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento." 6. Deixa o cérebro mais saudável
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia.
O que comer antes dos exercícios físicos?
Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.
7. Diminui a sonolência
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp. 8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia.
E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.
Esteira
A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.
9. Controla a vontade de comer
Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.
Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.
"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia. 10. Protege contra derrames e infartos
Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.
A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom. 11. Diabetes
A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.
Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente. "Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp. |
You are subscribed to email updates from Notícias da Saúde To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário