William Pereira da Silva
Os professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Norte, especificamente da cidade de Mossoró, estão insatisfeitos com a implantação das aulas de Educação Física em sala de aula com aulas teóricas nos horários normais juntamente com as outras disciplinas.
A insatisfação dos professores de Educação física é justificável, em parte. Um dos motivos é justamente as condições desfavoráveis em que foram lançados a assumir uma situação nova sem os recursos didáticos como livros de 6º ao 9º ano do fundamental e Ensino Médio seqüenciados como tem as outras disciplinas, em que os professores recebem livros das editoras com todo conteúdo pronto e vasto material didático, e os de Educação Física vão tirar conteúdos de onde? A não ser de pesquisas onde encontrarão um a vasta literatura sobre o assunto, embora sem uma estruturação de conteúdos seqüenciais, são conteúdos aleatórios, teóricos, não servindo de referência como metodologia adequada ao ensino fundamental e médio.
Pessoalmente não encontro dificuldades em lecionar as aulas de Educação Física em sala de aula com teorias, isso pela experiência adquirida no antigo curso normal com a disciplina jogos e recreação e Educação física Aplicada ao Magistério, mas era outra realidade com fundamentação lógica dos conteúdos. Agora, erroneamente tentam impor aulas teóricas em sala de aula deturpando a filosofia a da Educação Física que é colocar o corpo em movimento, próprio de escola sem a mínima estrutura para aulas de Educação Física. Com esta ação colocam alunos e professores quietinhos dentro da sala de aula, o velho conservadorismo em querer todos acomodado sem aquela movimentação própria das aulas dinâmicas da Educação Física. Há de se entender também por estas aulas estarem situadas em horário coadjuvante com as outras disciplinas no mesmo horário, não significa propriamente que estas aulas devam ser teórica/pratica, ou somente teórica, pode e deve levar os alunos para o pátio, ginásio de esportes, quadras, espaços livres, ou mesmo em sala de aula dar aulas praticas, afinal uma academia fica em sala fechada ( Na cidade de Fortaleza-CE estão criando academias de Fitness nas escolas). O grande problema esta nas condições precárias de trabalho que é imposta aos professores de Educação Física, na qual não dão recursos humanos, financeiros e material para desenvolver nossa aulas satisfatoriamente, lançam uma realidade não compatível ao que aprendemos nas faculdades e contra toda uma estrutura deformada para os desenvolvimentos das atividades físicas. Essa questão teoria/pratica não deveria nem existir, quem tem autonomia como deve ser dada essas aulas é o Professor de Educação Física que estudou e sabe perfeitamente as necessidades da disciplina e dos alunos, mas historicamente o professor de Educação Física nunca é ouvido, é colocado sempre num cantinho da escola e de uma hora para outra querem a perfeição em aplicação das atividades.
Outro questionamento é a interferência dos Conselhos Regionais de Educação Física, que a meu ver, não deveria intervir nesta questão, a escola e professores da rede pública não precisa ser associado do conselho para atuar, temos o Conselho Nacional de Educação que nos regem, como também, supostamente temos o Conselho Escolar e as Escola por lei (LDB), tem autonomia suficiente para resolver esta questão, caso fosse um diretor, teria autonomia junto com a comunidade para decidir se as aulas de educação Física seriam em horário junto com as outras disciplina ou em horários diferenciados, isso a lei permite, basta pesquisar na LDB e nos Cadernos de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e ainda nos Parâmetros Curriculares Nacional.
O Grande problema é falta de informação correta e muita gente metendo o dedo onde não deve, todo mundo querendo tirar sarro e uma casquinha dos professores de Educação Física que ao longo dos anos vem sendo manipulados por todos, inclusive pela SEEC/CODESP que interfere diretamente nas nossas ações. Entendo que a carga horária dos Professores de Educação Física deveria ser todas de Educação Física e não ter que dividir em Modalidade Esportivas/Educação Física, deveria a carga horária corresponder como a de Português, Matemática, Ciências... Nas quais os professores podem ter até 60 horas semanais somente da sua disciplina. Seria Educação Física e pronto, 30 ou 60 aulas de Educação Física como vai ser aplicada é questão de cada comunidade escolar respaldada pelo Diretor. A escola juntamente com professores e comunidade deveria decidir se teriam modalidades esportivas, jogos e recreação, artes marciais, dança, academia, nas atividades de Educação Física por que a necessidades e peculariedades quem sabe é a comunidade escolar e não quem esta na burocracia sem conhecer a realidade de cada escola de cada professor.
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