William Pereira da Silva
Os professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Norte, especificamente da cidade de Mossoró, estão insatisfeitos com a implantação das aulas de Educação Física em sala de aula com aulas teóricas nos horários normais juntamente com as outras disciplinas.
A insatisfação dos professores de Educação física é justificável, em parte. Um dos motivos é justamente as condições desfavoráveis em que foram lançados a assumir uma situação nova sem os recursos didáticos como livros de 6º ao 9º ano do fundamental e Ensino Médio seqüenciados como tem as outras disciplinas, em que os professores recebem livros das editoras com todo conteúdo pronto e vasto material didático, e os de Educação Física vão tirar conteúdos de onde? A não ser de pesquisas onde encontrarão um a vasta literatura sobre o assunto, embora sem uma estruturação de conteúdos seqüenciais, são conteúdos aleatórios, teóricos, não servindo de referência como metodologia adequada ao ensino fundamental e médio.
Outro questionamento é a interferência dos Conselhos Regionais de Educação Física, que a meu ver, não deveria intervir nesta questão, a escola e professores da rede pública não precisa ser associado do conselho para atuar, temos o Conselho Nacional de Educação que nos regem, como também, supostamente temos o Conselho Escolar e as Escola por lei (LDB), tem autonomia suficiente para resolver esta questão, caso fosse um diretor, teria autonomia junto com a comunidade para decidir se as aulas de educação Física seriam em horário junto com as outras disciplina ou em horários diferenciados, isso a lei permite, basta pesquisar na LDB e nos Cadernos de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e ainda nos Parâmetros Curriculares Nacional.
O Grande problema é falta de informação correta e muita gente metendo o dedo onde não deve, todo mundo querendo tirar sarro e uma casquinha dos professores de Educação Física que ao longo dos anos vem sendo manipulados por todos, inclusive pela SEEC/CODESP que interfere diretamente nas nossas ações. Entendo que a carga horária dos Professores de Educação Física deveria ser todas de Educação Física e não ter que dividir em Modalidade Esportivas/Educação Física, deveria a carga horária corresponder como a de Português, Matemática, Ciências... Nas quais os professores podem ter até 60 horas semanais somente da sua disciplina. Seria Educação Física e pronto, 30 ou 60 aulas de Educação Física como vai ser aplicada é questão de cada comunidade escolar respaldada pelo Diretor. A escola juntamente com professores e comunidade deveria decidir se teriam modalidades esportivas, jogos e recreação, artes marciais, dança, academia, nas atividades de Educação Física por que a necessidades e peculariedades quem sabe é a comunidade escolar e não quem esta na burocracia sem conhecer a realidade de cada escola de cada professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário