EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

NA CRISE, CRIE! UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Por William Pereira
Uma frase do Dr. Lair Ribeiro ecoou na minha mente durante a crise institucional que passei no meu ambiente de trabalho, ele citou; "NA CRISE CRIE". Olhei ao redor, meditei sobre o caos que abatia sobre nós, a desordem existente tinha suas causas reais, era preciso realizar algo para driblar nossos maiores problemas ocupando um espaço que trouxesse benefícios tanto para mim como para meus discípulos xadrezistas. 

No dia dez de setembro do ano de dois mil e quatro reunidos numa sala fundamos O CLUBE DE XADREZ PENSART da Escola Estadual Jerônimo Rosado. Na ocasião o Professor William Pereira da Silva relatou os objetivos do clube na presença dos alunos (as) Miguel Franklin Ferreira, Carlos Alberto da Silva Filho, George Maia de Oliveira, Jeani Maria da Rosa, Antonio Ewerton de Sousa Amaral, Ítalo de Paula Frutuoso, e demais alunos do turno vespertino. Redigido a ata de fundação oficializamos nossa sede. 

Durante os quatros anos passados desde a sua fundação nossa trajetória foi de sucesso total, mesmo com as dificuldades impostas pelas pessoas que não compreendiam a importância do jogo de xadrez no meio Educacional. 

Sediamos com sucesso todos os jogos escolares na modalidade xadrez, realizamos diversos torneios a nível escolar, municipal e regional, adquirimos material suficiente para sessenta alunos jogarem ao mesmo tempo, professores das disciplinas de arte, matemática e História frequentemente levavam suas turmas para terem aulas de xadrez e relacionar com suas disciplinas fazendo o que chamamos de interdisciplinaridade, fizemos parcerias com o Clube de Xadrez Mossoroense – CXM -, Clube de xadrez do CDSL, Clube de Xadrez de Açu - CXA -, realizamos várias oficinas em escolas públicas estadual e municipal e também na rede privada, divulgamos projetos de xadrez em 50% das escolas particulares, fomos divulgados na imprensa escrita, falada e televisiva, executamos uma vasta programa em parceria com o CXM, criamos nossos blogs na internet, fizemos um intercâmbio com enxadristas de todo Brasil colhendo e trocando experiências. 

Agora no ano de dois mil e oito realizamos torneios com alunos de nossa escola e enxadristas de Mossoró, ( torneio volta as aulas, torneio do dia do estudante, torneio da integração, torneio da abolição, torneio da Proclamação da República ), realizamos torneios na última semana de novembro envolvendo todos ao alunos dos três turnos da escola que jogam o xadrez para confraternização de final de ano letivo, temos aulas diárias para os interessados, planejamos realizar cursos para todas as pessoas interessadas em especial para professores em geral, desenvolver o projeto xadrez na praça, promovemos um torneio no West Shooping com xadrezistas de Açu, Upanema e Mossoró, adquirimos recentemente cinco relógios de xadrez com recursos do PDE, enfim nosso trabalho esta solidificado e reconhecido por todos. 

No interregno do ano de dois mil e quatro a dois mil e oito envolvemos mais de quinhentos alunos nas atividades do Clube de Xadrez pensart. 

Ainda não realizamos todos os nossos sonhos e não alcançamos nossos objetivos maiores, mas com as sementes plantadas, projetamos para num futuro bem próximo, colher frutos maduros e saborosos. Nosso sonho é incentivar muitas escolas a criar seus clubes de xadrez, formar enxadristas com cursos completos e com certificados, ter uma sede própria climatizada, envolver todos os alunos da nossa escola em nosso projeto juntamente com os professores de todas as disciplinas, conseguir uma carga horária totalmente para o xadrez para professores de educação física e de outras disciplinas afins, conseguir recursos humanos e financeiros para ampliar e dar autonomia a diretoria do clube, realizar o xadrez na praça, exposição de xadrez na Biblioteca Municipal de Mossoró. Temos a certeza do dever cumprido e alcançado metas planejadas no passado e provamos que é possível criar fatos novos mesmo com o desinteresse de muitos que criam crises sucessivas e não querem ver um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, portanto na CRISE CRIE! 

Estávamos reunidos para escolher o nome do clube de xadrez e foi sugerido o nome PENSART por ter em mente que as pessoas que jogam xadrez pensam com arte e criei uma frase que será colocado na parede da sala do clube de xadrez: 

"Pensar com arte é pensar com sabedoria, a arte de pensar é uma viagem ao mundo da libertação, é saber ir mais além, ver o mundo pelos seus próprios olhos."


Texto publicado no Portal da Educação Física 

 http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=739

Nenhum comentário: