EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sábado, 4 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA - 80 AULAS



EDUCAÇÃO FÍSICA - 80 AULAS


EDUCAÇÃO FÍSICA - 80 AULAS E PLANO DE CURSO

O blog  Educação Física - 80 Aulas é um trabalho de pesquisa com objetivo dar subsídios ou um roteiro para professores de Educação Física. Apresento em formato de Plano de Curso sequênciado, entretanto não é com planos de aulas prontos, feitos e pré-determinados, e sim conteúdos para ser estudado e retirar dali suas aulas de acordo com a realidade de cada um. Esperamos também receber conteúdos de outros professores visitantes, para enriquecer, ainda mais, nossas pesquisas e assuntos para planejamento mais adequados as nossas aulas. Aconselho a visitar o blog começando pelos arquivos que esta numa sequência mais lógica.

PLANO ANUAL DE 80 HORAS AULAS

PLANO ANUAL DE EDUCAÇÃO FISICA - 80 HORAS
ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO

PLANEJAMENTO ANUAL 80 HORAS AULAS
ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2010
SÉRIES/ANOS: 5º, 6º, 7º,8º E 9º. DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Objetivos a serem alcançados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Os alunos deverão durante o ano letivo através dos conteúdos e metodologias aplicadas:
 • Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
 • Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
 • Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;
 • Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
 • Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;
 • Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas;
 • Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
 • Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
Fonte: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf

CONTEÚDOS
1) Jogos de socialização – Recreação – Dinâmica em Grupo
 Dinâmica do "O que você parece pra mim..."
 Dinâmica do Desafio
 Dinâmica "Tiro pela Culatra"
 Dinâmica do Sociograma...
Fonte: www.cdof.com.br/recrea10.htm
2) Texto com objetivo de conscientização da disciplina na sala de aula e obediência ao mestre.
 Uma aldeia chinesa
Há muitos anos atrás, um rei chinês pediu abrigo em uma aldeia, mas os habitantes se recusaram a abrigá-lo.
Com muita raiva no coração, o rei mandou que seu primeiro ministro dizimasse aquela aldeia da forma mais impiedosa possível, e que esta servisse de exemplo a todas as aldeias de seu reino.
Assim foi feito.
Exatamente um ano após, na repetição do evento que levou o rei para aquele recanto do país, ele se deparou com o que fora a aldeia mais promissora de seu reino. Era uma desolação total, as casas eram ruínas, os habitantes que sobraram estavam pobres, esfomeados, doentes.
Não havia plantação, não havia nada de útil. A ordem que ele mesmo dera há um ano atrás foi cumprida de forma total e impiedosa, como jamais se havia visto antes!
Pasmo, o rei mandou chamar seu primeiro ministro e perguntou-lhe qual método tão eficaz de destruição que fora empregado naquele caso, já que não houvera nenhum movimento bélico.
Recebera por resposta:
"Meu Rei, fiz apenas uma proclamação oficial na qual disse que era desejo do rei que todas as leis fossem abolidas, e que todos estariam autorizados por mandato real a fazer exatamente tudo o que desejassem".
Desta forma a aldeia foi dizimada sem o derramamento de uma gota de sangue sequer!
Fonte de pesquisa: http://www.lemaqui.com.br/conteudo/528/gerrenciamento-total-produtivo-as-regras-5s.html


3) Apresentação da disciplina:
 História da Educação Física
 Introdução a Educação Física ( Ginástica, jogos e desportos)
 A importância da Educação Física
 Finalidades e objetivos da Educação Física
 Educação Física; Conceitos e Fundamentação.
 A importância das Atividades Físicas
 Pesquisa sobre a cultura do movimento com objetivos de organizar um evento esportivo na escola, estimular o conhecimento teórico, a prática e a disseminação das atividades físicas e esportivas pelos alunos.
Fonte; Internet; CDOF, NOVA ESCOLA.
TEIXEIRA, Hudson Ventura. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. São Paulo, Editora Saraiva, 1997

4) Projeto Esporte Brasil – PROESP-BR
 Testes de aptidão física referenciada à saúde
 Índice de massa corporal
 Medidas de dobras cutâneas:
 Capacidade aeróbia
 Mobilidade Articular
 Força Resistência abdominal
 Testes de aptidão física referenciado ao desempenho esportivo
 Medida de envergadura
 Testes de aptidão física referenciada à prestação esportiva
 Agilidade (Teste do quadrado ou quatro cantos)
 Velocidade de deslocamento (corrida de 20 metros)
 Capacidade de força explosiva de membros inferiores
 Capacidade de força explosiva de membros superiores
 Capacidade de força e resistência de membros superiores (opcional)
FONTE DE PESQUISA E CONSULTA : www2.ufrgs.br/proesp/
5) Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida.
 Praticas Corporais
 Controle da respiração (textos)
 Importância dos alongamentos
 Onze razões para correr e malhar
 Atividade física regular e controle de peso
 Aquecimento nas atividades físicas
 Saúde e atividades Físicas
 Artigos do Professor William Pereira (MALHAÇÃO CORPORAL, NEUROBICA, A EDUCAÇÃO FÍSICA, OS MOVIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS, O CORPO DA CRIANÇA É UM SÓ, OS MOVIMENTOS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE, A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO SOCIAL ATUAL, A OSTEOPOROSE, O MAL DE ALZHEIMER E SUA PREVENÇÃO COM ATIVIDADES FÍSICAS, IMC E OBESIDADE, O PROFESSOR DA BOLA...).Ver textos emhttp://textuariowpereira.blogspot.com/2010/02/texto-referentes-assuntos-relacionados.html
Fonte; http://www.efdeportes.com/
6) As Modalidades Esportivas (Desportos)
 Atletismo ( Corrida, salto e arremesso)
 Futsal, Voleibol, handebol, basquetebol, Futebol, Ginástica Olímpica, natação, xadrez... (História, regras, fundamentos, táticas e técnicas).
Fonte; Internet e TEIXEIRA, Hudson Ventura. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. São Paulo, Editora Saraiva, 1997

7) Domínios do comportamento humano
 Cognitivo, afetivo social e motor
 O processo e a sequência do desenvolvimento motor
 Estudo dos sistemas do Corpo humano e sua relação com a Educação Física ( Nervoso, muscular, ósseo, respiratório e circulatório).
Fonte: Internet e Educação Física Escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista / Go tani... [et.al.]. – São Paulo, 1988.
Passaporte para ciências/Ana Maria Pereira, Margarida Santana, Mônica Waldheim. – São Paulo: Editora do Brasil, 2006.
8) Higiene, Primeiros socorros e aspectos nutricionais na Educação Física.
9) Jogos de raciocínio lógico e fluidez de pensamentos: (Gamão, dominó, dama, sudoko, xadrez, cartas, banco imobiliário e outros...).
10) Jogos e recreação
11) Ginástica corporal, ginástica geral, ginástica laboral.
12) Culturas corporais, Danças folclóricas, Artes Marciais.
13) Jogos Escolares (JERNS E JEMS)
14) Jogos interclasses (Interno) e interescolares.
15) Gincanas culturais, esportivas e recreativas.
16) Parâmetros Curriculares Nacionais. (portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf )
17) Avaliações
 Atividades de trabalhos individuais e em grupo,
 Pesquisas.
 Observações do comportamento disciplinar e respeito ao professor
 Participação ativa, passiva e efetiva nas aulas durante os bimestres.
 Acompanhamento da freqüência em sala de aula e interação com a comunidade escolar.

METODOLOGIAS
 Aulas teóricas em sala de aula utilizando a Lousa, mural, cartazes, livros, apostilhas, revistas, notebook, computadores e data show.
 Aulas práticas em sala utilizando os movimentos corporais, a recreação, os jogos e material para desenvolver o raciocínio lógico e fluidez de pensamentos como também o expressar corporal.
 Aulas práticas com exercícios físicos, jogos, recreação, modalidades esportivas, que abranjam todos os movimentos humanos, no pátio da escola, no campo de futebol, na quadra de esportes e espaço conveniente as pratica de atividades físicas e esportivas.

William Pereira da Silva
Matrícula 39759/8 vínculos 1 e 2.
http://professorwilliampereira.blogspot.com/
http://textuariowpereira.blogspot.com/
http://cxpensart.blogspot.com/


Nenhum comentário: