EDUCAÇÃO FÍSICA - 80 AULAS
O blog Educação Física - 80 Aulas é um trabalho de pesquisa com objetivo dar subsídios ou um roteiro para professores de Educação Física. Apresento em formato de Plano de Curso sequênciado, entretanto não é com planos de aulas prontos, feitos e pré-determinados, e sim conteúdos para ser estudado e retirar dali suas aulas de acordo com a realidade de cada um. Esperamos também receber conteúdos de outros professores visitantes, para enriquecer, ainda mais, nossas pesquisas e assuntos para planejamento mais adequados as nossas aulas. Aconselho a visitar o blog começando pelos arquivos que esta numa sequência mais lógica.
VER BLOG EM: http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/
PLANO ANUAL DE 80 HORAS AULAS
PLANO ANUAL DE EDUCAÇÃO FISICA - 80 HORAS
ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO
PLANEJAMENTO ANUAL 80 HORAS AULAS
ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2010
SÉRIES/ANOS: 5º, 6º, 7º,8º E 9º. DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Objetivos a serem alcançados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Os alunos deverão durante o ano letivo através dos conteúdos e metodologias aplicadas:ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO
PLANEJAMENTO ANUAL 80 HORAS AULAS
ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2010
SÉRIES/ANOS: 5º, 6º, 7º,8º E 9º. DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
• Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
• Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
• Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;
• Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
• Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;
• Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas;
• Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
• Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
Fonte: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf
CONTEÚDOS
1) Jogos de socialização – Recreação – Dinâmica em Grupo
Dinâmica do "O que você parece pra mim..."
Dinâmica do Desafio
Dinâmica "Tiro pela Culatra"
Dinâmica do Sociograma...
Fonte: www.cdof.com.br/recrea10.htm
2) Texto com objetivo de conscientização da disciplina na sala de aula e obediência ao mestre.
Uma aldeia chinesa
Há muitos anos atrás, um rei chinês pediu abrigo em uma aldeia, mas os habitantes se recusaram a abrigá-lo.
Com muita raiva no coração, o rei mandou que seu primeiro ministro dizimasse aquela aldeia da forma mais impiedosa possível, e que esta servisse de exemplo a todas as aldeias de seu reino.
Assim foi feito.
Exatamente um ano após, na repetição do evento que levou o rei para aquele recanto do país, ele se deparou com o que fora a aldeia mais promissora de seu reino. Era uma desolação total, as casas eram ruínas, os habitantes que sobraram estavam pobres, esfomeados, doentes.
Não havia plantação, não havia nada de útil. A ordem que ele mesmo dera há um ano atrás foi cumprida de forma total e impiedosa, como jamais se havia visto antes!
Pasmo, o rei mandou chamar seu primeiro ministro e perguntou-lhe qual método tão eficaz de destruição que fora empregado naquele caso, já que não houvera nenhum movimento bélico.
Recebera por resposta:
"Meu Rei, fiz apenas uma proclamação oficial na qual disse que era desejo do rei que todas as leis fossem abolidas, e que todos estariam autorizados por mandato real a fazer exatamente tudo o que desejassem".
Desta forma a aldeia foi dizimada sem o derramamento de uma gota de sangue sequer!
Fonte de pesquisa: http://www.lemaqui.com.br/conteudo/528/gerrenciamento-total-produtivo-as-regras-5s.html
3) Apresentação da disciplina:
História da Educação Física
Introdução a Educação Física ( Ginástica, jogos e desportos)
A importância da Educação Física
Finalidades e objetivos da Educação Física
Educação Física; Conceitos e Fundamentação.
A importância das Atividades Físicas
Pesquisa sobre a cultura do movimento com objetivos de organizar um evento esportivo na escola, estimular o conhecimento teórico, a prática e a disseminação das atividades físicas e esportivas pelos alunos.
Fonte; Internet; CDOF, NOVA ESCOLA.
TEIXEIRA, Hudson Ventura. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. São Paulo, Editora Saraiva, 1997
4) Projeto Esporte Brasil – PROESP-BR
Testes de aptidão física referenciada à saúde
Índice de massa corporal
Medidas de dobras cutâneas:
Capacidade aeróbia
Mobilidade Articular
Força Resistência abdominal
Testes de aptidão física referenciado ao desempenho esportivo
Medida de envergadura
Testes de aptidão física referenciada à prestação esportiva
Agilidade (Teste do quadrado ou quatro cantos)
Velocidade de deslocamento (corrida de 20 metros)
Capacidade de força explosiva de membros inferiores
Capacidade de força explosiva de membros superiores
Capacidade de força e resistência de membros superiores (opcional)
FONTE DE PESQUISA E CONSULTA : www2.ufrgs.br/proesp/
5) Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida.
Praticas Corporais
Controle da respiração (textos)
Importância dos alongamentos
Onze razões para correr e malhar
Atividade física regular e controle de peso
Aquecimento nas atividades físicas
Saúde e atividades Físicas
Artigos do Professor William Pereira (MALHAÇÃO CORPORAL, NEUROBICA, A EDUCAÇÃO FÍSICA, OS MOVIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS, O CORPO DA CRIANÇA É UM SÓ, OS MOVIMENTOS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE, A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO SOCIAL ATUAL, A OSTEOPOROSE, O MAL DE ALZHEIMER E SUA PREVENÇÃO COM ATIVIDADES FÍSICAS, IMC E OBESIDADE, O PROFESSOR DA BOLA...).Ver textos emhttp://textuariowpereira.blogspot.com/2010/02/texto-referentes-assuntos-relacionados.html
Fonte; http://www.efdeportes.com/
6) As Modalidades Esportivas (Desportos)
Atletismo ( Corrida, salto e arremesso)
Futsal, Voleibol, handebol, basquetebol, Futebol, Ginástica Olímpica, natação, xadrez... (História, regras, fundamentos, táticas e técnicas).
Fonte; Internet e TEIXEIRA, Hudson Ventura. EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. São Paulo, Editora Saraiva, 1997
7) Domínios do comportamento humano
Cognitivo, afetivo social e motor
O processo e a sequência do desenvolvimento motor
Estudo dos sistemas do Corpo humano e sua relação com a Educação Física ( Nervoso, muscular, ósseo, respiratório e circulatório).
Fonte: Internet e Educação Física Escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista / Go tani... [et.al.]. – São Paulo, 1988.
Passaporte para ciências/Ana Maria Pereira, Margarida Santana, Mônica Waldheim. – São Paulo: Editora do Brasil, 2006.
8) Higiene, Primeiros socorros e aspectos nutricionais na Educação Física.
9) Jogos de raciocínio lógico e fluidez de pensamentos: (Gamão, dominó, dama, sudoko, xadrez, cartas, banco imobiliário e outros...).
10) Jogos e recreação
11) Ginástica corporal, ginástica geral, ginástica laboral.
12) Culturas corporais, Danças folclóricas, Artes Marciais.
13) Jogos Escolares (JERNS E JEMS)
14) Jogos interclasses (Interno) e interescolares.
15) Gincanas culturais, esportivas e recreativas.
16) Parâmetros Curriculares Nacionais. (portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf )
17) Avaliações
Atividades de trabalhos individuais e em grupo,
Pesquisas.
Observações do comportamento disciplinar e respeito ao professor
Participação ativa, passiva e efetiva nas aulas durante os bimestres.
Acompanhamento da freqüência em sala de aula e interação com a comunidade escolar.
METODOLOGIAS
Aulas teóricas em sala de aula utilizando a Lousa, mural, cartazes, livros, apostilhas, revistas, notebook, computadores e data show.
Aulas práticas em sala utilizando os movimentos corporais, a recreação, os jogos e material para desenvolver o raciocínio lógico e fluidez de pensamentos como também o expressar corporal.
Aulas práticas com exercícios físicos, jogos, recreação, modalidades esportivas, que abranjam todos os movimentos humanos, no pátio da escola, no campo de futebol, na quadra de esportes e espaço conveniente as pratica de atividades físicas e esportivas.
William Pereira da Silva
Matrícula 39759/8 vínculos 1 e 2.
http://professorwilliampereira.blogspot.com/
http://textuariowpereira.blogspot.com/
http://cxpensart.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário