EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sábado, 7 de maio de 2011

PILATES - POR ANA LÚCIA SANTANA - INFO ESCOLA

InfoEscola: Navegando e Aprendendo

O método Pilates  foi criado em princípios do século XX pelo alemão Joseph H. Pilates, que se dedicou a investigar inúmeras metodologias para criar seu próprio estilo, que une os princípios de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso Stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outros meios de resgate da consciência do corpo e de domínio do sistema motor.

Pilates desenvolveu esta técnica visando devolver ao organismo humano a destreza, o vigor e a harmonia perdidos na rotina acelerada do mundo moderno. Para ele este ritmo frenético, a posição errada do corpo, e a respiração ineficaz, produzem as enfermidades típicas dos nossos tempos. O objetivo desta disciplina é fortalecer os músculos, conferir-lhes a agilidade necessária, enfim, realizar uma profunda transformação que se inicia dentro do corpo e transborda para o seu exterior, proporcionando-lhe beleza, saúde, equilíbrio e delicadeza de expressão.


Os exercícios, que não devem se repetir, pois é imprescindível focar na qualidade deles e não na quantidade, têm como meta robustecer os músculos enfraquecidos, alongar os que estão mais curtos, e ampliar os movimentos das articulações. Os professores formam pequenos grupos, o que lhes permite uma maior dedicação às necessidades de cada aluno. Nas aulas os aprendizes devem realizar deslocamentos fluentes, sem velocidade, com muita calma e perfeito domínio, para se prevenir qualquer estresse. Em pouco tempo é possível perceber nos adeptos do Pilates uma postura global bem melhor.
A suavidade, a concentração, a meditação, os exercícios respiratórios, as aulas inovadoras, que evitam cair nas armadilhas da rotina, a utilização de aparelhos específicos para a prática do Pilates, que não exigem muito do organismo, as respostas instantâneas do corpo a este método, a conquista de uma postura mais saudável, enfim, todas as vantagens desta metodologia, possibilitam a qualquer indivíduo, de 12 a 100 anos, exercitar o Pilates.


Esta técnica inclui cerca de 500 exercícios, os quais alongam e fortalecem a musculatura, condicionam o organismo, melhoram a respiração e desenvolvem o poder da concentração, uma vez que muitos de seus movimentos são inspirados pelo Hatha Yoga, pelas técnicas de meditação e por métodos gregos e romanos. O Pilates promove, assim, a melhora da capacidade física e mental; um maior domínio do organismo; ameniza a rigidez muscular, o stress e dores de natureza crônica; excita a circulação do sangue e a sua oxigenação; revigora os órgãos do corpo; entre outros benefícios.
Muitos artistas e pessoas célebres aderiram a esta metodologia, desenvolvida no Brasil pela professora Inélia Garcia, que estudou diretamente com a discípula de Pilates, Romana Krizanowska, em Nova Iorque, depois de umcurso de pelo menos 800 horas. Ao voltar para sua terra natal, ela trouxe Romana e outra mestra, Sari Mejías, para ministrar o primeiro curso em terras brasileiras. A metodologia seguida por Inélia é a originalmente elaborada por Pilates em 1926.


Pilates se compromete, com sua técnica, a promover, depois de dez aulas, uma transformação corporal; após 20 uma visibilidade desta mutação; e depois de 30 uma modificação observada pelas outras pessoas. É preciso, porém, que o aluno realmente se dedique e seja fiel na prática constante dos exercícios.

Fontes
http://www.copacabanarunners.net/pilates.html
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/020812_fit_x_pilates2.htm
Bookmark and Share

Nenhum comentário: