LIVROS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
William Pereira da Silva
Com as mudanças ocorridas na educação nos últimos anos, a disciplina Educação Física também teve suas alterações, uma delas foi a implementação das aulas nos horários normais, juntamente com outras disciplinas. Temos de ministrar conteúdos teóricos em todos os anos do ensino fundamental. Até aí tudo bem, entretanto um fator nos leva a uma interrogação e nos coloca em xeque mate, pelo menos em nossa realidade. Acontece que do 6º ao 9º anos não existem livros didáticos seqüenciados dos conteúdos a serem ministrados em cada ano, orientando os professores qual deve ser a matéria dada para cada faixa etária de alunos e nos 6º, 7º, 8º e 9º anos, simplesmente não se conhece nenhuma editora que tenha lançado tais livros para os professores de Educação Física ter livros didáticos igualmente as outras disciplinas. Isso gera insegurança e incertezas como devemos aplicar os conteúdos ano após ano. Existem documentos em alguns Estados que orientam os professores dando um programa para cada ciclo, ainda os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física que indicam objetivos, estruturas, sínteses, organização de conteúdos, orientações didáticas que norteiam como deveríamos atuar nestes ciclos, mas não resolve o problema.
A literatura oferecida na Educação Física é ampla e vasta, principalmente no que se refere às modalidades esportivas, recreação, fitness, danças, ginásticas, etc. Não temos deficiência ao pesquisar qualquer assunto na área, seja em livros, revistas, apostilhas e internet, há uma infinidade de conteúdos a nossa disposição, porém a dificuldade de seqüenciar os temas para oferecer um método correto as faixas etárias e séries com os objetivos gerais do ensino fundamental e conteúdo seqüenciados para os ciclos da área não esta ao nosso alcance.
Leciono em duas escolas públicas no ensino fundamental do 6º ao 9º anos, duas realidades distintas, que requerem planejamentos e aplicação de conteúdos diferentes e diversificados, numa dou aulas em horário oposto ao de aula normal e as atividades geralmente são com atividades praticas com aulas de modalidades esportivas, recreação, ginástica, tem ginásio de esporte, muito espaço externo, quadra de areia de vôlei e tantos outros recursos e não tenho de obedecer a um padrão diferente para cada ano. Na outra as aulas são mais teóricas devido ao horário das aulas serem em momentos de temperaturas altas e não tenho como levar os alunos ao pátio, ficando restrito ao espaço da sala de aula que não é suficiente para em 80 aulas anuais satisfazer as exigências de colocar a turma em atividades de movimentos corporais em geral. Alguma turma que tem as aulas nos últimos horários e a temperatura é mais amena vamos ao pátio jogar futebol, voleibol e ter aulas de recreação além das aulas teóricas.
O cerne da questão é. Como ensinar os vários ciclos do ensino fundamental sem ter livros didáticos com conteúdos teóricos, respeitando as diversas faixas etárias dos alunos como também uma seqüência lógica dos conteúdos. O que se deve ministrar no 6º ano num ano letivo e dar seqüência no 7º ano e assim subseqüente os demais anos?
Neste ano apliquei conteúdos idênticos para todas as turmas do sexto ao nono ano, com metodologia diferenciada respeitando o nível de compreensão de cada uma, por exemplo, no sexto ano ensinei sobre a história da educação física com conteúdo resumido e explicação mais detalhada, entretanto no nono ano o assunto foi mais extenso e sugerido uma pesquisa na internet e assim foi feito em relação às outras turmas e outros assuntos.
Sugiro as secretarias de educação, editoras, estudiosos, pesquisadores e escritores, para elaborarem livros didáticos para Educação Física como é editado para as outras disciplinas em todos os ciclos do ensino fundamental e ensino médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário