EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

sábado, 30 de março de 2013

Notícias da Educação Física

Notícias da Educação Física


Faca musculação nos dias de treino menos desgastantes da corrida

Posted: 27 Mar 2013 02:56 AM PDT


A melhor forma é fazer a musculação nos dias de treino de menor volume e intensidade e reservar os intervalos para o descanso e recuperação. Foto: Getty Images/Terra

Como complemento aos treinos específicos de corrida, é importante que o atleta faça um trabalho de fortalecimento, que o ajudará não só na prevenção de lesões mas também terá reflexos positivos no seu desempenho. A musculação é uma opção bastante acessível, porém o atleta amador deve saber como encaixá-la na planilha de treinamento. Segundo André Villarinho, diretor-técnico da assessoria esportiva homônima, de Goiânia (GO), a melhor forma é fazer a musculação nos dias de treino de menor volume e intensidade, e não nos intervalos.

"O intervalo é necessário para que o corredor possa descansar e se recuperar dos treinos", explica o técnico, dizendo que o complemento pode ser feito de duas a quatro vezes por semana, de acordo com a disponibilidade do atleta. "O importante é trabalhar cada grupo muscular pelo menos duas vezes por semana para que o corredor também possa fazer o treino de musculação em quatro dias, dividindo o trabalho de membros inferiores e superiores", sugere.

Roda Livre
Especial para o Terra

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Artrite e artrose atingem articulações do corpo e podem ser genéticas

Posted: 29 Mar 2013 05:13 AM PDT


Atividades simples e corriqueiras, como abrir um pote, podem se tornar bastante complicadas para quem sofre de artrite ou artrose, doenças capazes de atingir as articulações do corpo todo.

As causas muitas vezes são genéticas, mas no caso da artrose também estão ligadas ao envelhecimento e a movimentos repetitivos ou incorretos.

Em estágios mais avançados, esses problemas reumáticos comprometem a função das mãos e de outros membros. Segundo a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo e a reumatologista Licia da Mota, a artrite reumatoide não pode ser prevenida, mas a artrose, sim. De qualquer forma, quem já sofre com dor nas juntas pode adaptar objetos e ações do dia a dia para facilitar a vida.

A artrite surge em qualquer idade, mas é mais comum dos 35 aos 50 anos e no sexo feminino. Já a artrose tem maior incidência entre os idosos e representa até 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.

Artrite e artrose valendo (Foto: Arte/G1)

O melhor momento para combater a artrite é nos primeiros três meses dos sintomas, quando ainda não há danos importantes às articulações. Rigidez, especialmente ao acordar, e dores nas juntas devem ser levadas a sério.

Com o frio, os sinais podem piorar. Isso porque as baixas temperaturas provocam contração dos músculos e das articulações.

Se você sentir dores reumáticas, procure orientação médica antes de fazer massagem ou exercícios. Até mesmo algumas atividades na água afetam as articulações, como é o caso da natação.

Medicamentos biológicos são aplicados contra a artrite como segunda opção, porque trazem maior risco de reações alérgicas – daí a necessidade de serem aplicados somente em ambulatórios.

Além disso, essas são drogas muito caras: enquanto os remédios mais usados custam R$ 360 por ano, um tratamento com substâncias biológicas saem por até R$ 100 mil por ano para um único paciente.

Ações para não sobrecarregar as juntas

- Ao segurar ou levantar um prato ou bandeja, coloque as palmas das mãos por baixo

- Ao ler livros e jornais, não os segure nem aperte com os polegares

- Use talheres com cabos mais grossos ou amplie as alças de facas e outros utensílios com tubos de espuma. Cabos maiores são mais fáceis de segurar

- Ao cortar algo com faca, pegue-a com as duas mãos para ter mais força e segurança. Ou tente usar um cortador

- Ao manipular ingredientes no preparo de alimentos, não prenda a colher com o polegar. Em vez disso, segure-a na palma da mão com os dedos enrolados em torno do punho

- Ao escovar os dentes e pentear-se, segure a escova com todos os dedos

- Lubrifique as fechaduras mais difíceis ou peça a um chaveiro para trocá-las

- Abuse dos antiderrapantes

- Use tesoura com mola para cortar objetos. Elas diminuem o trabalho dos músculos e das articulações

- Ao escrever, use uma caneta mais grossa ou emborrachada

- Sempre que possível, utilize aparelhos elétricos, como abridor de latas, escova de dentes e chave de fenda


Super Fim de Semana: ele chegou carregado de preços baixos!

Se você não conseguir visualizar essa mensagem, acesse este link.
Casas Bahia
Casas Bahia Frete
TV 42" LCD Slim CCE Full HD com Conversor Digital + Suporte Fixo Genius + Cabo HDMI Yasin
Superofertas de Racks e Painéis
Lavadora de Roupas Consul Facilite Motorola RAZRT i Diga alô ao Smartphone tela cheia
Computador Positivo Premium 3D com Intel Celeron e Windows 8 Câmera Digital Sony DSC-W610 com 14.1MP e Foto Panorâmica 360°
Grill George Foreman Curve Console Microsoft XBOX 360 GPS Discovery Channel com Tela Slim de 4,3" Touchscreen e Alerta de Radares
Panelas de Pressão Aparelho de Pressão de Pulso Premium Automático Tablet DL Note X1-N11 com Tela 10.1''
Carrinho de Praia Mor Complete Sua Coleção de LPs Relógio Feminino Analógico Dumont Bali Troca-Pulseiras
INFOGRÁFICO
Conheça todos os Departamentos
Eletrodomésticos Informática Eletrônicos Portáteis Móveis Celulares & Telefones Câmeras & Filmadoras
Utilidades Domésticas Esporte & Lazer Bebês Brinquedos Games DVDs & Blu-Ray Livros Ferramentas
Automotivo Saúde & Beleza Papelaria Cama, Mesa e Banho Relógios Malas Perfumaria Flores
Ambiente Seguro Garantido pelas Casas Bahia
Confira as regras de frete e parcelamento no nosso site.

As ofertas e promoções são válidas enquanto durarem os estoques ou de 30/03/2013 a 01/04/2013, somente para pedidos feitos pela Internet ou pelo TeleVendas (11) 4003-2773**.

** Para telefones fixos, o serviço 4003 tem custo de ligação local + impostos locais conforme o Estado de origem. Para celulares, o custo da ligação + impostos variam de acordo com a operadora.

*O pagamento com boleto bancário possui até 10% de desconto.
Alguns produtos e/ou marcas não possuem este benefício, conferir se há o selo de desconto neste meio de pagamento na página do produto desejado. Não cumulativo com outros descontos e promoções.

Este e-mail foi enviado para: wilpersil.educacaofisica@blogger.com

Central de Atendimento
Telefone: 4003-4336 (Capitais e Regiões Metropolitanas - custo de uma ligação local + impostos).
Horário: de segunda a sábado das 8h às 20h.

www.casasbahia.com.br - CNPJ:09358108/0001-25 - Caixa Postal exclusiva da loja virtual: 19083 Cep: 04505-970 São Paulo - SP

Todas as imagens deste e-mail são meramente ilustrativas. Consulte o site para maiores detalhes dos produtos anunciados.
Atenção: Esta é uma mensagem automática, não é necessário respondê-la.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Reumatismo e exercícios físicos

Posted: 29 Mar 2013 03:52 AM PDT


Os médicos falaram também sobre o reumatismo, termo utilizado para definir doenças reumáticas das articulações, músculos, ligamentos e tendões, comum em pessoas mais velhas, mas que também podem acontecer com jovens.

Segundo o reumatologista Roberto Heymann, existem mais de duzentos problemas que podem ser designados pelo reumatismo – os mais conhecidos são a artrite reumatóide e a artrose, que afetam cartilagens e articulações, causando dor e até deformação ou limitação dos movimentos.

No caso da artrite reumatóide, outros órgãos podem se prejudicar, como o pulmão, o coração, os olhos, os nervos e até o coração.

Apesar de ser um problema logo associado aos mais velhos, crianças e adolescentes também podem ter, como mostrou a reportagem da Marina Araújo. A pequena Kessia descobriu o problema aos 8 anos quando sentiu uma dor no pescoço, assim como a Caroline que também foi diagnosticada com a artrite aos 9 anos.

Segundo o pediatra e professor de reumatologia pediátrica Claudio Len, se a criança sentir uma dor persistente que atrapalha seu dia a dia, ela deve ser levada ao médico. Apesar de não ter cura, o diagnóstico precoce da artrite reumatóide é importante para prevenir danos irrecuperáveis na articulação. Com o problema bem controlado, a criança pode levar uma vida normal, praticando esportes e mantendo uma rotina saudável.

Já artrose é o desgaste da cartilagem, que pode ser causado, por exemplo, por uma lesão no ligamento cruzado do joelho, responsável pela estabilidade do membro. Com a lesão, o joelho fica instável, o que pode desgastá-lo.

De acordo com o reumatologista Roberto Heymann, nem toda pessoa com artrose tem que colocar prótese porque depende da evolução do problema – a prótese costuma ser indicada quando há perda funcional da articulação dos joelhos e do quadril, ou seja, quando ela não responde aos tratamentos e deixa de se locomover.

Artrite e artrose valendo (Foto: Arte/G1)

 


Exercício físico ajuda a diminuir dor no corpo causada pela fibromialgia

Posted: 29 Mar 2013 01:48 AM PDT


A fibromialgia é uma síndrome que aumenta a sensibilidade e faz com que o paciente sinta dor em todo o corpo, mesmo sem nenhuma lesão.

Apesar de não ter cura, esse problema não é fatal e não causa danos às articulações, músculos ou órgãos internos. Porém, é bastante incômodo e, por isso, a principal recomendação para aliviar as dores é a prática regular de atividade física.

Ao se exercitar, o corpo libera endorfina e neurotransmissores com ação analgésica no sistema nervoso central, diminuindo a dor. Além disso, os exercícios ajudam também a melhorar o sono e o humor do paciente, que normalmente fica alterado por causa da síndrome. No entanto, os médicos alertam para a importância de realizar uma avaliação antes de começar uma atividade física, que deve ser individualizada e prescrita por um médico.

Bem Estar - Infográfico fala sobre fibromialgia (Foto: Arte/G1)

De acordo com o reumatologista Roberto Heymann, os exercícios aeróbicos no solo, como a caminhada, ou os na piscina são os mais bem estudados e determinantes na melhora dos sintomas da fibromialgia. Já as atividades de fortalecimento e alongamento também são eficazes e podem ser prescritas com segurança para tratar a síndrome.

Os médicos explicaram que, além da dor no corpo, o paciente com fibromialgia sente também dor ao ser tocado – seja num abraço ou até numa simples carícia. Fora o toque, a dor pode piorar também por causa do excesso de esforço físico, estresse emocional, infecções, exposição ao frio, sono ruim ou também traumas.

Esses traumas, inclusive, geralmente desencadeiam a fibromialgia, que normalmente começa com uma dor localizada crônica que acaba se alastrando por todo corpo. Porém, o motivo pelo qual a pessoa desenvolve a síndrome ainda é desconhecido.

O que se sabe é que há uma relação com a depressão, apesar dos dois problemas serem condições clínicas totalmente diferentes.

Isso acontece porque o sentimento negativo do comportamento depressivo influencia na interpretação do cérebro, o que pode aumentar ainda mais a dor do paciente com fibromialgia – por isso, quem tem a síndrome e não trata o quadro de depressão pode ter uma dor muito maior.

Embora não exista cura, a síndrome não é progressiva, ou seja, pode melhorar com o tempo e até existem casos em que os sintomas retrocedem quase totalmente. Por isso, o problema não pode ser considerado uma doença, mas uma condição clínica que exige controle e acompanhamento médico.


Enc: Boletim de Cursos - 29Mar13


----- Mensagem encaminhada -----
De: Portal da Educação Física <educacaofisica@educacaofisica.com.br>
Para: WILLIAM PEREIRA DA SILVA <wilpersil2003@yahoo.com.br>
Enviadas: Sexta-feira, 29 de Março de 2013 11:09
Assunto: Boletim de Cursos - 29Mar13

BOLETIM DE CURSOS
Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
 
 
29Mar13
Boletim de Cursos
 
publicidade
clique na imagem ou título do curso/evento para mais informações
Congresso Pernambucano de Educação Física FIEP/PE
25 a 27 de Abril - Recife / PE
Cursos, palestras e workshops nas áreas de Musculação, Ginástica Coletiva, Treinamento Funcional, Natação, Marketing Esportivo, Avaliação Física, Nutrição, Dança, entre outros. Participação especial de Luiz Antonio Domingues, Personal Trainer do ano 2012 apresentando um curso especial no módulo Personal Trainer: Como aumentar os lucros e criar valores de atendimento. Inscrições abertas! Participe!!
Curso On Line de Ginástica Laboral
03 de Abril - On Line
O curso de Ginástica Laboral oferece aos profissionais da área a oportunidade em evidenciar os benefícios e desenvolver programas nas empresas e aplicações para a qualidade de vida do trabalhador.
Curso de Gestão em Academias
30 e 31 de Maio - Santos / SP
Dar subsídios aos gestores e colaboradores de academias no que diz respeito ao conhecimento aplicado à gestão objetiva e organizada, através de uma visão eclética, nas abordagens. Palestras com Jorge Gonçalves, Marco Túlio Pimenta e Leonardo Cabral.
Curso On Line de Fisiologia do Exercício
03 de Abril - On Line
O curso Fisiologia do Exercício por meio da Educação a Distância oferece ao profissional de Educação Física o conhecimento sobre Fontes energéticas, metabolismo aeróbio e anaeróbio, sistema cardiovascular, sistema respiratório e muito mais.
Curso On Line de Fibromialgia
03 de Abril - On Line
O curso Fibromialgia por meio da Educação a Distância oferece ao participante o conhecimento sobre história, sintomatologia condições clínicas, possíveis tratamentos e muito mais.
 
Portal da Educação Física
Av. Copacabana, 238 - 5º andar - 2005A
18 do Forte Empresarial / Alphaville
CEP 06472-001 - Barueri / SP
Como anunciar nesse boletim?

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail educacaofisica@educacaofisica.com.br ao seu catálogo de endereços.

A Portal da Educação Física respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.