EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Exercícios que previnem dores na coluna vertebral

Posted: 29 Apr 2012 09:47 PM PDT


Se você sente de dor nas costas, deve consultar seu médico antes de fazer estes ou qualquer outro exercício.

Estes exercícios podem ajudar a evitar hérnia de disco, desde que, associados a cuidados de AVDs (Atividades de Vida Diária), posturas adequadas, evitar excesso de esforço físico e procurar sempre lazer para relaxar do estresse mental. Não são destinados a resolver, muito menos, curar uma hérnia de disco. Infelizmente não existe nada simples para se fazer em casa, para curar a hérnia de disco depois de instalada, apenas o tratamento adequado

Estes exercícios terapêuticos poderão aliviar alguma leve dor nas costas, desde que não haja hérnia de disco, nem osteófitos ou outro problema mais sério na coluna. Nestes casos é necessário tratamento e, somente depois que houver melhora, iniciar exercícios específicos.

1)        Deite em uma superfície reta (colchão firme, colchonete ou mesmo cobertor no chão). Puxe, inicialmente, uma das pernas e segure por 20 segundos. Depois faça o mesmo com a outra perna. Por último puxe as 2 pernas juntas e segure pelo mesmo tempo.

2)        Muito útil para alongar região posterior, relaxando a coluna lombar. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento já existente.

3)        Faça um movimento para frente e para baixo. Desta forma, estende-se nas nádegas e um músculo chamado íleo-psoas. Este músculo é muito forte e puxa demasiadamente a coluna lombar. Quanto mais deixá-lo alongado melhor para evitar hérnia de disco e outros problemas na coluna vertebral. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento já existente.

4)        Em uma cadeira, abaixe o peito e abrace os joelhos. Desta forma estará empurrando a pélvis e conseguindo alongamento da região posterior das costas e, conseqüente, alívio da compressão dos discos, podendo evitar hérnia de disco, protusão ou abaulamento discal. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento já existente.

5)        Sente-se no chão e com as mãos toque os dedos dos pés. Este exercício clássico é perfeito para alongar as costas e, em especial a região lombar. Descomprimindo os discos. Útil após trabalhar o dia todo sob estresse. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento já existente.

6)        Muitas vezes, este exercício é útil para fortalecer os músculos das costas e facilitar o movimento correto da pelve e coluna vertebral. Na posição observada na fig. 5 expire e abaixe a região da cintura, fique alguns segundo. Inspire e eleve a cintura, ficando alguns segundos. Repita 10 vezes, sempre muito lentamente. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento já existente.

7)        Deite em uma superfície reta (colchão firme, colchonete ou mesmo cobertor no chão). Puxe com a mão esquerda o seu joelho direito para o lado esquerdo, segure por 20 segundos. Depois inverta, ou seja, a mão direita puxará o joelho esquerdo para o lado direito. Útil para alongar toda musculatura posterior desde a lombar até a coxa. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento.

8)        Force levemente a cabeça para um lado, fique por 20 segundos. Depois repita do outro lado por 20 segundos. Bom para alongar a cervical lateral, após tensão no final do dia. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento.

9)        Forçar levemente a cabeça para o lado esq. com a mão esq. segurando por 20 segundos. Depois inverta o lado e segure por mais 20 segundos. Não faça este exercício, em hipóte alguma, se estiver com hérnia de disco ou osteófito cervical, pois seria muito perigoso. Lembrando que este exercício não é para curar hérnia de disco, protusão ou abaulamento.


Conheça sete benefícios de andar de bicicleta

Posted: 29 Apr 2012 09:40 PM PDT

A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte no mundo, mas hoje a história é bem diferente. Grande parte das pessoas nunca teve uma bicicleta própria ou deixa a sua cheia de teias de aranha na garagem. Seja por preguiça ou falta de tempo, quem não costuma pedalar está perdendo inúmeros benefícios - desde definir músculos até melhorar a frequência cardíaca.

Faz bem à saúde
Segundo o médico do esporte Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. "Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo", aponta. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. "Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada", afirma.

Trabalha os membros inferiores
"Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário", afirma Ricardo Nahas. Segundo o especialista, pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.

Funciona como meio de transporte
A bicicleta já foi amplamente utilizada como meio de transporte, mas mudanças culturais fizeram com que ela passasse a ser vista apenas como um instrumento de lazer ou de ciclista profissional. "A maior parte das pessoas pedala apenas no fim de semana, como se andar de bike fosse somente uma atividade de entretenimento", aponta Thiago Benicchio, diretor geral da Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

Outra grande razão que desestimula o uso da bike como meio de transporte é a falta de infraestrutura e educação de grande parte dos motoristas. Então, para quem não quer encarar os veículos motorizados, Thiago sugere usar a bike para trajetos curtos e de pouco movimento, como uma ida ao supermercado.

Melhora a frequência cardíaca
A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica. "Quem organiza treinos geralmente alterna a bicicleta com a caminhada ou a corrida, pois esses exercícios são equivalentes e, misturados, acabam com a monotonia", conta Ricardo Nahas.

Oferece baixo impacto
Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo, como explica o médico do esporte Ricardo. "Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso", diz.

Tem baixo custo de manutenção
De acordo com o biker Thiago Benicchio, é possível comprar uma bicicleta de boa qualidade por cerca de mil reais. Apesar do susto desse investimento inicial, a manutenção do instrumento é baixíssima. "Com apenas 50 reais por mês, é possível deixá-la sempre pronta para uso", explica. Segundo ele, são pequenos os reparos que devem ser feitos e grande parte deles pode ser realizado pelo próprio usuário, pois não exigem grande conhecimento sobre o assunto. Os maiores gastos ocorrem quando é necessária a troca de pneus ou uma revisão geral, o que ocorre apenas uma vez por ano.

Mulheres andando de bicicleta na praia - Foto Getty Images
Promove a sensação de liberdade e independência
Imagine poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente. Essa é a sensação de quem anda de bicicleta. "Em cima dela, é possível observar melhor tudo o que acontece a sua volta e você ainda foge do estresse de quem está preso no trânsito", lembra o biker Thiago. Segundo ele, os melhores locais para andar de bicicleta são os de terreno plano e arborizado.



Periodontite: não tratar pode levar à perda dos dentes

Posted: 29 Apr 2012 07:03 PM PDT

"Neste artigo você poderá encontrar inúmeras informações úteis sobre as doenças que acometem a gengiva e a região ao redor dos dentes. As causas, os tipos de manifestação da doença, as formas de tratamento e de prevenção estão abordadas através da opinião de diversos especialistas na área da periodontia. Uma doença relativamente simples e tratável em seus estágios iniciais pode progredir drasticamente, levando à perda dos dentes".

O que é

Conforme relata o Dr. Sérgio Lima, especialista em periodontia, a palavra periodontal deriva do Grego e significa "ao redor do dente".

De acordo com informações de especialistas, a doença periodontal acomete os tecidos em torno dos dentes (gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes). Convém destacar que a manifestação é, muitas vezes, indolor.

A periodontite deverá ser tratada por um dentista ou um periodontista (um dentista especializado no tratamento das doenças gengivais).

Segundo informa a Dra. Rosileine Uliana Rodrigues, periodontista, as doenças periodontais mais comuns são a Gengivite e a Periodontite e caracterizam-se por processos inflamatórios nos tecidos moles que, no caso da Periodontite, leva à reabsorção do osso alveolar, podendo levar à perda do dente, enquanto que na Gengivite não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.

Causas

Segundo o Dr. Eduardo Rubio, Professor assistente de Periodontia da Universidade Camilo Castelo Branco, o agente causador da doença é a placa bacteriana que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva. Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que suportam os dentes são comprometidos. Como decorrência, um ou mais dentes podem ficar abalados: é a conhecida reabsorção óssea. Segundo o Dr. Rubio, conforme o grau de destruição óssea, pode ocorrer a perda do dente sem nenhuma sintomatologia dolorosa.

Ainda, de acordo com a Dra Rosileine, o sangramento é o sinal mais característico da doença e deve ser investigado assim que for percebido pelo paciente.

O Dr. Sérgio esclarece que a placa bacteriana é como "uma massa grudenta de germes nocivos. Os cientistas descobriram que cerca de 6 dos 300 germes encontrados na boca podem causar doenças gengivais".

Diferenciando da Gengivite

A gengivite, como o nome indica, é uma infecção da gengiva. Como decorrência, a gengiva se torna avermelhada, inflamada e pode sangrar durante a escovação. Trata-se de uma forma branda de doença que não inclui qualquer perda do osso e dos tecidos que seguram os dentes. A gengivite pode ser geralmente revertida com a escovação regular e o uso do fio dental. Entretanto, os periodontistas esclarecem que, se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.

Tipos de Manifestação

A periodontite de progressão lenta tem como características: A inflamação gengival, formação de bolsa e perda óssea. Especialistas explicam que, em alguns casos, pode ocorrer mobilidade do dente e, até, em casos extremos, a migração. Regularmente, ela atinge a maioria dos dentes.

Outro tipo de manifestação é a periodontite de progressão rápida, que pode ocorrer em pacientes desde a puberdade, até a idade adulta. O Dr. Rubio explica que pode ocorrer a formação de bolsas muito profundas e perda óssea rápida.

Já a periodontite juvenil faz parte de um grupo de doenças periodontais severas que aparecem no início da puberdade e caracteriza-se pela destruição do periodonto de sustentação. Trata-se de uma doença crônica inflamatória, onde ocorre grande destruição óssea. Pode ser classificada de duas formas: localizada, afetando os primeiros molares e incisivos permanentes. Na manifestação generalizada, outros dentes são afetados, além dos molares e incisivos.

Novamente, segundo Dr. Rubio, a doença atinge crianças saudáveis na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade, preferencialmente meninas. A gengiva pode apresentar textura e cor normais, e pequena quantidade de placa em comparação ao grau de destruição óssea presente.

Outra manifestação é a periodontite de rápida progressão no adulto, doença agressiva com elevado grau de destruição óssea, que se manifesta em adultos acima de 20 anos. O tecido apresenta-se inflamado, ulcerado e muito vermelho; com sangramento espontâneo, ou frente a um leve toque. Especialistas acrescentam que em algumas áreas, como nas de perdas ósseas, pode ocorrer supuração. Em outros casos, o tecido gengival pode aparentar normalidade, contudo com bolsas profundas. Convém destacar que algumas pessoas apresentam perda de peso, depressão e outras deficiências imunológicas.

A periodontite crônica do adulto, outra forma da doença, ligada à placa bacteriana e à higiene bucal, apresenta progressão lenta, com inflamação gengival, perda de inserção periodontal e osso alveolar e formação de bolsa. Além disso, pode ocorrer sangramento gengival espontâneo, perdas ósseas e mobilidade dental. Esta doença acomete ambos os sexos, após os 30 anos.


Cobertura Oficial Fitness Brasil 2012 - Dia 2



Cobertura Oficial Fitness Brasil 2012 - Dia 2
Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
Cobertura Oficial Fitness Brasil 2012 - Dia 2
Cobertura Oficial Fitness Brasil 2012 - Dia 2
Cobertura Oficial Fitness Brasil 2012 - Dia 2
http://www.ricardoeletro.com www.educacaofisica.com.br Cobertura Oficial Fitness Brasil 2012 Cobertura Oficial Fitness Brasil 2012 Cobertura Oficial Fitness Brasil 2012 Portal da Educação Física - Twitter Portal da Educação Física - Facebook

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail educacaofisica@educacaofisica.com.br ao seu catálogo de endereços.

A Portal da Educação Física respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.


DIETA E SAÚDE: deixa a preguiça do feriado de lado e chegue aos 56 kg

Caso não consiga visualizar a newsletter, acesse aqui.
www.dietaesaude.com.br
Conheça Como funciona? Histórias de sucesso

conheça a Letícia e veja como ela se saiu em sua primeira semana de Dieta e Saúde.
Comece você também a sua dieta agora mesmo

Ande de bicicleta e colha esses 7 benefícios

Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-estar
Acesse aqui, caso não consiga visualizar a newsletter
Não deixe de receber nossa revista eletrônica, adicione
o email minhavida@minhavida.com.br à sua lista de contatos.
Melhor da Semana
30 de abril de 2012
Twitter Facebook Compartilhe
MATÉRIA
Conheça sete benefícios de andar de bicicleta
Além de queimar calorias, você foge do trânsito e trabalha os membros inferiores
Já ajudou 1561 pessoas
// Você usa as calorias a favor da dieta?
// Você sabe retirar a maquiagem sem prejudicar a pele?
// 10 maneiras de prevenir e controlar a hipertensão
// Qual a melhor dieta para você? Faça sua avaliação e descubra
MATÉRIA
Confira os alimentos ideais para serem consumidos antes dos exercícios
Dê um gás nos treinos com a alimentação adequada
Já ajudou 2978 pessoas
MATÉRIA
Acabe de vez com a prisão de ventre
Ingerir mais líquidos e evitar o consumo de gorduras estão entre as recomendações
Já ajudou 1437 pessoas
TV Minha Vida
Maquiagem rejuvenescedora
Já ajudou 3259 pessoas
Avaliação de Fitness
Você está preparado para correr?
Receba dicas para melhorar seu condicionamento físico, sua alimentação e saúde.
Descubra
Guias
Confira os novos
Guias do Minha Vida:
Guia de Autoestima
Guia da Moda
Guia de Sexualidade Feminina