EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

domingo, 31 de julho de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


O que é Condoproteção

Posted: 30 Jul 2011 07:43 PM PDT


A cartilagem articular é um tecido altamente especializado, sem similar no organismo e, cuja fabricação ou reposição possui dependência da célula denominada condrócito. O fato de ser ela composta por uma grande estrutura de colágeno imersa em um tecido altamente hidratado e fabricado por uma única célula, sempre atraiu o interesse dos especialistas, visto que, a maneira com que é ele disposto no organismo lhe confere uma grande importância na absorção de traumas, funcionando como um verdadeiro amortecedor de choques.

É a cartilagem articular um tecido dependente de um fenômeno complexo de reparação e destruição que, apesar de ser lento, persiste a cada momento.

Preocupados com o fato de que, em determinadas condições, o equilíbrio entre reparação e destruição comporta-se de maneira desigual, acarretando danos e, por conseqüência, menor capacidade da absorção de impactos, estudiosos do fenômeno começaram a propor medidas alternativas, ou o uso de substâncias que pudessem retardar, ou inibir o processo de destruição cartilaginosa.

O surgimento do termo CONDROPROTEÇÃO, ocorreu há aproximadamente duas décadas, para explicar o papel preventivo que certas substâncias isoladas teriam em estimular a formação cartilaginosa ou diminuir a destruição, retardando ou revertendo com isso, o processo de OSTEOARTROSE.

No ano de 1987, já se visualizando a seriedade dos fenômenos degradativos crescentes na população em geral, a revista "Seminars in Arthritis and Rheumatism" publicou ampla matéria com o título CONDROPROTEÇÃO.

Atualmente, a ILAR (Internacional League of Association for Rheumatology) estabeleceu um amplo conceito de CONDROPROTEÇÃO - "Tratamento ou fármaco, capaz de prevenir, retardar ou mesmo reverter as lesões artrósicas da cartilagem articular em estudos in vivo"

Inúmeros fármacos já são enquadrados nesta categoria, e já estão disponíveis para uso, sendo que, somente o médico especialista poderá determinar qual o ideal para cada caso.

Previna-se contra a OSTEOARTROSE para uma melhor qualidade de vida.


Terapia assistida por animais

Posted: 30 Jul 2011 01:36 AM PDT


A Atividade Assistida por Animais, é um método lúdico em que se utiliza o animal na visita em diversos locais, (instituições, asilos, hospitais, lares...) onde através da relação entre homem e animal, é possível proporcionar momentos agradáveis, sensação de bem estar, melhorando o dia a dia dessas pessoas, pois o contato com o animal promove benefícios de ordem psíquica, física e social.

Neste caso o histórico ou perfil do paciente não é exigido, e a sessão pode ser conduzida apenas pelo proprietário do animal.

A Terapia Assistida por Animais, trata- se de um método terapêutico, onde o animal é parte principal da terapia. O objetivo dessa interação homem e animal terapeuta é oferecer aos pacientes diversos estímulos (táteis, visuais, olfativos, auditivos...) e principalmente atuar como agente facilitador das modalidades terapêuticas tradicionais, o que acelera a recuperação dos pacientes, e para aqueles que possuem um animal de estimação, desenvolve-se a questão de responsabilidade como a rotina e os cuidados do dia a dia, como hábitos de higiene, alimentação, lazer entre outros. Podemos ainda dizer que com a TAA, a proximidade com o animal nos possibilita que a pessoa com determinada deficiência, possa melhorar/manter a amplitude de movimento, trabalhar alongamento, força, coordenação motora, proporcionando maior qualidade de vida, reduzindo o "stress", ansiedade, depressão, estimulando o equilíbrio, a movimentação bem como a percepção espacial e favorecendo a autoconfiança e a auto- estima.

Nos casos de TAA é necessário ter acesso ao histórico do paciente, para que se possa desenvolver um trabalho específico para cada indivíduo, e a terapia deve ser conduzida por um terapeuta e/ ou condutor do animal.

Em 1792 foi criado, intuitivamente por William Tuke, a York Retreat, um centro de tratamento para pacientes com alterações mentais, no qual utilizavam jardinagem, exercícios, e vários animais domésticos para encorajar os pacientes a vestir-se, movimentar-se e comunicar-se, e essa interação trouxe resultados positivos.

Os animais podem agir como poderosos catalisadores sociais, facilitando o contato social. Este efeito é igual em diversas localidades e com animais e donos diferentes na aparência (McNICHOLAS; COLLIS, 2000).

Um psicólogo infantil envolveu em um dos seus estudos seu próprio cachorro com a finalidade de estabelecer uma ponte com as crianças que eram muito introvertidas. Ele comprovou que a criança, ao se importar com seu bichinho de estimação, adquiriu confiança, auto-estima, responsabilidade e autonomia, além de diminuir o estresse, ou seja, a companhia animal pode assistir a criança no seu desenvolvimento continuo (HAVENER et al., 2001).
O simples fato de tocar uma pessoa pode ajudá-la a superar a dor, não apenas fisiológica, mas também a dor emocional. Tal fato pode ser comprovado com uma paciente em estado terminal de câncer. Debilitada e fraca permanecia todo o tempo deitado na cama, recebendo doses de morfina para aliviar a dor. No dia da visita dos animais sentou-se lentamente na cama e acariciou uma cadela, sem queixas de dor ou desconforto. Havia sido o dia mais ativo da paciente (MENCH, 2001).

Qualquer pessoa pode fazer uso da terapia animal: os idosos, adultos ou crianças com problemas psiquiátricos, portadores de deficiência física ou mental, com câncer ou soropositivos e pacientes domiciliares ou hospitalizados. Apesar de a teoria sugerir que pacientes imunossuprimidos, susceptíveis a infecções oportunistas com histórico severo de alergias e problemas respiratórios ou internados nas unidades de terapia intensiva não façam uso da terapia, alguns projetos descrevem visitas a esses pacientes, pois pesquisas revelaram que visitantes humanos transmitem mais infecções aos pacientes do que os animais, quando devidamente limpos e imunizados. A restrição real compete ao paciente que possui medo ou aversão a animais (ANIMAIS ajudam na recuperação, 2001).

Os Benefícios da Terapia e a Atividade Assistida por Animais

Existem muitos estudos que indicam os efeitos fisiológicos positivos gerados nas pessoas que interagem com os animais, e através do trabalho desenvolvido por dois médicos sul africanos, Prof. Johannes Odendaal e a Dra Susan Lehmann obtiveram boas respostas sobre esses mecanismos. Tanto nos humanos com em cães há uma mudança hormonal benéfica que ocorre nas endorfinas beta, phenylethylamina,prolactina,dopamina e oxitocina (interação positiva). Além do bem estar, a liberação dessas substâncias químicas também reduz o cortisol (hormônio do estresse). Num estudo piloto foram caracterizados os efeitos normalizantes, do animal associado à terapia, exercem sobre os aminoácidos dos neurotransmissores em pessoas deprimidas. A realidade é que a relação terapêutica entre animais e humanos foi cientificamente medida e daqui a alguns anos poderá gerar uma mudança nas bases de algumas áreas da medicina. (CÃES, 2006).

Estudos dos benefícios do contato humano com animais mostram que o simples ato de acariciar um cão relaxa o corpo, diminui a freqüência cardíaca e a pressão arterial e estabiliza a respiração.
· Fazer o paciente acariciar, pentear e jogar bola para o cão é um ótimo exercício de coordenação de movimentos, além de ajudar a controlar o estresse, diminuir a pressão arterial e reduzir os riscos de problemas cardíacos, como comprovado pelo estudo onde sugere que a criação dos animais pode causar efeitos relaxantes, evidenciado pela redução da pressão sanguínea e aumento da temperatura corporal (BAUN et al., 1991);
· Constatou-se que os pacientes que cuidavam de animais gastavam 16% a menos de medicamentos e saíam dois dias antes dos hospitais do que os doentes que não mantinham contato com os bichos (BENEFÍCIO animal, 2000);
· O contato com animais aumenta as células de defesa e deixa o organismo mais tolerante a bactérias e ácaros, diminuindo a probabilidade das pessoas desenvolverem alergias e problemas respiratórios (BENEFÍCIO animal, 2000);
· O estímulo do animal faz com que aumente o nível de endorfina, ajudando a minimizar os efeitos da depressão;
· Amor incondicional e atenção, espontaneidade das emoções, redução da solidão, diminuição da ansiedade, relaxamento, alegria, reconhecimento de valor, troca de afeto;
· Dar nomes aos filhotes ou chamar os animais pelo nome são excelentes exercícios fonoaudiológicos a pacientes que possuem dificuldade de falar. Aqueles que não falam são estimulados a produzir expressões vocais;
· Diminui a percepção da dor;
· Aumenta o desejo de lutar pela vida;
· Melhora as relações interpessoais;
· O animal facilita e nutri a comunicação entre o profissional e o paciente;
· Oportunidade de comunicação e sentido de convivência;
· Recreação, diversão e alívio do tédio do cotidiano. Redução da sensação de isolamento;
· Possibilidade de troca de informações e de ser ouvido;
· Sentimento de segurança, socialização e motivação;
· Vínculo e aumento de confiança com o ser humano, com o foco nos participantes da terapia;
· Os benefícios continuam mesmo depois das visitas, através das lembranças e experiências positivas.

Na Obesidade Infanto Juvenil, sabemos que não é só mais um problema estético, motivo de gozação dos colegas, o excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde: ortopédicos, pulmonar, endócrinos, doenças cardiovasculares. As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores como: hábitos alimentares errados, estilo de vida sedentário, problemas de convívio familiar, distúrbios psicológicos, endócrinos e metabólicos, inclinação genética, entre outros, e tende a se manter a obesidade na vida adulta.

E como conseqüência da obesidade, podemos constatar uma redução significante da qualidade de vida dos indivíduos que não ocorre apenas em função de problemas médicos e fisiológicos, mas também por problemas psicológicos, onde apresentam baixa auto – estima, imagem corporal alterada e por esses motivos acabam se isolando e se excluindo do convívio social.
A Terapia e a Atividade Assistida por Animais têm por objetivo atuar nas conseqüências da obesidade infanto juvenil com base em todos os benefícios já citados.
Os objetivos específicos da TAA e AAA são:

· Proporcionar um bom equilíbrio emocional e corporal;
· Desenvolver e fortalecer funções psicomotoras e força muscular;
· Estimular capacidade de atenção e concentração;
· Desenvolver a autoconfiança e a auto-estima;
· Integrar as famílias, possibilitando a troca de experiências, inclusão social e fortalecimento dos vínculos familiares;
· Trabalhar socialização, interação e relações interpessoais;
· Expressão de sentimentos;
· Melhoria da conduta social;
· Promover a diminuição da sensação de solidão, de inutilidade;
· Melhorar e trabalhar a questão dos limites;
· Fomentar o interesse pela terapia, tratamento e/ou reabilitação;
· Contribuir para a diminuição do foco na dor;
· Evitar a depressão, ou até contribuir para o seu tratamento;
· Permitir a diminuição e o controle da pressão arterial;
· Favorecer a regulação dos batimentos cardíacos;
· Reforçar o contato físico;
· Diminuir os sintomas de estresse e ansiedade;
· Promover a reorganização do quotidiano do paciente;
· Promover e melhorar a percepção que tem de si e dos outros;
· Melhorar o sistema imunológico;
· Motivar para a prática de atividade física;

Todos esses objetivos serão alcançados na medida em que irá ocorrer a aproximação e aceitação geral dos animais pelas crianças, e familiares que estiverem presentes, estabelecendo assim empatia, confiança e carinho pelo animal. Elas poderão escovar, acariciar o pelo do animal, poderão correr com os cães, conduzi-los na guia, aprendendo e ensinando aos mesmos alguns comandos básicos, serão realizadas atividades com arcos, objetos coloridos, bola coleiras, presilhas, escova, etc., em sessões lúdicas de duração em torno de 50min.

O cão terapeuta leva à internalização de valores duradouros como o respeito e o comprometimento, aumenta a sua auto-estima, autocontrole e responsabilidade e a sua presença nas sessões de terapia faz as crianças se sentirem mais seguras em situações de estresse.

O mecanismo mais importante da interação homem-animal se baseia na afetividade e, quanto mais forte a ligação emocional existente, maiores os resultados benéficos obtidos. De acordo com opiniões recentes, a TAA age da mesma forma bioquímica que uma resposta de relaxamento do corpo uma vez que atua na adrenal (produção de epinefrina) e na produção de outros hormônios corticosteróides, o que induz uma redução de pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória, entre outros resultados benéficos. Estes são comparados àqueles observados na meditação e relaxamento, momento em que o cérebro humano entra numa freqüência mais baixa e gera respostas fisiológicas positivas.

Os animais oferecem às pessoas, um elo de ligação com a natureza, contribuem para o desenvolvimento de sentimentos positivos, aquisição de sentimentos de conforto e bem-estar,oferecem momentos de pura diversão e brincadeira com o animal, ao mesmo tempo que é terapêutico, permitem a estimulação mental, emocional e física, a promoção do contato e a troca de afetos (importante em terapia), permitem também a promoção de responsabilidade e oferecem acima de tudo amor e amizade incondicional sem quaisquer tipos de julgamentos.

Cães Terapeutas
· Cães selecionados pelo seu comportamento dócil e meigo;
· Cães adultos;
· Devidamente treinados e rigorosamente avaliados;
· Vacinados, vermifugados e com acompanhamento veterinário periódico;
· Banhos semanais e higienização antes de cada sessão;
· São dessensibilizados. Estes cães em ambientes hospitalares, casas de repouso, asilos, etc, são indiferentes a barulhos, odores, equipamentos e uniforme dos profissionais.

Os animais são sinceros em seus sentimentos, não nos julgam por aparência física, não fazem cobranças não precisam de riqueza e luxo, apenas esperam por alimento, carinho e amor e retribuem com um amor incondicional, podendo até falecer porque seu dono se foi.

" Bem Estar é: Sentir o pelo macio, o focinho gelado, as lambidas molhadas... é ser recebido com a alegria de um abanar de rabo... É sentir-se amado!"
Adriana Paravati Futema

Dra Adriana Paravati Futema - Fisioterapeuta - dricapf@ig.com.br
Elisângella Grillo – Adestradora



FisioImagens #4

Posted: 30 Jul 2011 01:10 AM PDT

http://i1236.photobucket.com/albums/ff443/chakalat/fisioimagens.gif



Enviadas por Fisiocasa Betim e-mail fisiocasabetim@gmail.com. Fisioterapeuta Thamara



Enviadas por Marcio Popo

foto

foto

foto


foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

foto

Fisio Imagens é uma seção dentro do blog para mostrar imagens da fisioterapia, seja de atendimentos ou lugares que são feitos esses atendimentos.

Acreditamos que uma imagem vale mais que mil palavras. E temos imagens tão lindas, que demonstram o quanto a Fisioterapia é linda... Por que não mostrá-las?

Dois leitores do blog mandaram suas fotos para essa seção. Mande a sua também. Basta enviar para o email facafisioterapia@gmail.com



sábado, 30 de julho de 2011

Newsletter da Saúde

Newsletter da Saúde


Você pode estar provocando sua dor nas costas

Posted: 29 Jul 2011 07:51 PM PDT

Quando a nossa atividade funcional exige muita concentração física e mental acabamos desenvolvendo um estado de estresse que pode provocar dores incômodas nas costas, que vão desde "fisgadas" localizadas até um estágio em que ficamos literalmente "travados".

A solução mais simples para atenuar esse problema é imitar nossos amigos gatos e cachorros e praticar um exercício em que eles são mestres: alongamento. Já reparou como eles se esticam, "espreguiçam" e alongam toda a musculatura antes de dar os primeiros passos toda manhã?

Pois é, se os homens aprendessem esse bom hábito de "aquecer" os músculos antes de começar a exigir deles uma boa performance, haveria menos casos de problemas relacionados à fadiga muscular. Quando fazemos exercícios de alongamento logo no começo do dia, literalmente aquecemos, realizamos uma volta de warm-up para "ligar" a musculatura do corpo. E você vai notar que o "motor" funciona muito mais solto durante todo o dia. Só que não vale praticar só uma sessão de alongamento matinal e achar que tudo está resolvido. Quem trabalha sentado precisa "esticar as pernas" em intervalos regulares de hora e meia de trabalho.

Tem o caso contrário: quem trabalha em pé o dia todo precisa ter um período regular de repouso, no mesmo regime de intervalos, para poder sentar e colocar as pernas numa posição esticada, que alivia o fluxo da circulação e promove uma agradável sensação de descanso.

Levantar os braços acima da cabeça enquanto estende as pernas, girar o pescoço, os punhos e os calcanhares, e caminhar de maneira descontraída e sem atropelos, também são exercícios interessantes.

Cuidar da saúde não é uma preocupação que devemos ter só quando temos problemas. Atitudes simples promovem resultados positivos ao longo dos anos. Os efeitos benéficos do alongamento também podem ser associados a outras práticas físicas, como a Ioga e o Pilates, por exemplo, que interagem e complementam os resultados positivos para nosso equilíbrio físico e mental, aumentando o tônus e a flexibilidade muscular.

Postura correta evita problemas

Temos hábitos posturais que são verdadeiras sessões de tortura para nossas costas e coluna. Andamos com as costas curvadas e sentamos de qualquer jeito. Depois, reclamamos de dores! Quando estamos em pé temos que manter a coluna ereta, firme, com os ombros levantados sustentando a estrutura da coluna. Ombros caídos nos tornam corcundas e muitas vezes são a causa das dores de que reclamamos.

Sentar,seja para trabalhar, para conversar, para ver televisão, para se alimentar, enfim, acomodar-se em uma cadeira, também exige um pouco mais de atenção da nossa parte. Alguns fatores parecem tão insignificantes, mas fazem uma grande diferença.

É preciso escolher um assento adequado ao tamanho de cada pessoa. O apoio das costas deve ser suficientemente rígido para que possamos manter uma postura correta. E o que é uma "postura correta"? Na explicação de um especialista em ergonomia, "as costas precisam estar bem apoiadas e as solas dos pés, em contato com o solo. O quadril deve estar dobrado a 90º e os joelhos, também". O mouse e o teclado do computador devem ficar sempre na altura dos cotovelos dobrados em ângulo reto.

Pise confortável

Os pés são a base de sustentação de toda nossa estrutura corporal. Por isso é preciso que eles estejam sempre confortáveis dentro de calçados que permitam uma distribuição uniforme do nosso peso sobre eles, sem nenhum ponto de pressão.

Como são os seus sapatos?

Além de ser confortável, um bom calçado deve proporcionar segurança no ato de caminhar. São regras simples, mas que se forem negligenciadas acabarão gerando prejuízos à nossa coluna. Quando o calçado não oferece segurança machuca algum ponto do pé, nossa reação natural é modificar nossa postura e até o jeito de caminhar, na tentativa de corrigir a instabilidade provocada pela inadequação do calçado. E aí os discos da coluna vertebral, as juntas e os ligamentos das costas sofrerão todo o impacto da mudança.

Para as mulheres, que gostam de crescer alguns centímetros usando saltos ousados, o sapato com tablado estilo "anabela" é o único sapato com salto que os ortopedistas aprovam. Os demais modelos disseminados pela moda provocam sobrecarga desigual e muitos estragos na coluna por causa da postura forçada que exige. Os sapatos de salto alto são destinados ao uso social e a utilização contínua deles não é recomendada porque pode ocasionar o surgimento de um distúrbio chamado hiperlordose, que torna mais acentuada a curva normal da nossa na coluna cervical e lombar. E ainda pode originar problemas nos joelhos e até anomalias nas panturrilhas (as chamadas "batatas da perna").

Não carregue peso demais

Essa é uma regra que quase ninguém obedece: o peso da pasta, da bolsa ou da mochila, carregadas diariamente, tem que ser limitado a 10% do peso corporal de quem a leva. Isso quer dizer que o peso da mala que uma garotinha de 40 kg carrega para a escola jamais deve superar os 4 kg. E a bolsa de uma mulher adulta que pesa 60 kg só pode pesar até 6 kg.

Claro que quanto menos carga levamos sobre os ombros, menos trabalho damos para nossa coluna. O excesso de peso sempre provoca uma modificação na postura e essa mudança nos deixa mais vulneráveis e suscetíveis ao aparecimento de lesões e dores nas costas.

O quê sua bolsa carrega?

Para finalizar lembre-se sempre de fazer uma faxina na sua bolsa ou mochila para manter sempre condições seguras de uso e não carregar excesso de peso sem necessidade. Outra atitude que devemos tomar é trocar o ombro em que apoiamos a alça da pasta ou bolsa. Quando se usa apenas um dos ombros como apoio desses volumes, podemos provocar desvios de coluna que causam muitas dores e situações desconfortáveis.

Os modelos de bolsas mais recomendáveis são as mochilas com alças para os dois ombros e que podem ser fixadas também na região do tórax. A carga fica distribuída de maneira mais uniforme quando há mais pontos de apoio para a mochila. E para as crianças, as mochilas com rodinha, que evitam o transporte de pesos diretamente apoiados no corpo, são a melhor opção.

Fonte: Dra. Elisabete F. Almeida


Etiologia da Tendinite Patelar

Posted: 29 Jul 2011 07:04 PM PDT

http://adoratual.files.wordpress.com/2009/09/plica.jpg?w=300&h=300

Diversas causas podem determinar o processo inflamatório reacional, que provocará a tendinite por uso excessivo.

As mais importantes são:

1- Patologia inflamatória de base - os pacientes portadores de doenças inflamatórias apresentam menor resistência ao esforço na transição músculo-tendínea. O exemplo característico é o paciente portador de gota úrica.

2- Mau alongamento da musculatura justarticular - A função muscular é basicamente elástica, sendo necessário o correto alongamento para ocorrer completa excursão sem resistência passiva. A retração da musculatura torna necessária uma força antagonista maior para a realização do movimento, além de representar um estado de maior rigidez inicial para o músculo efetor. Esta é sem dúvida a causa mais freqüente de tendinites ao nível do joelho, pois a maioria dos músculos são longos com funções biarticulares.

3- Atividade física eventual - a neuromodulação d deformação dos tendões é feita pelos corpúsculos de Golgi das células, e ocorre segundo uma evolução e adaptação . A atividade eventual não propicia esta evolução na neuromodulação, além de determinar solicitações desarmônicas, fato que não ocorre no atleta bem treinado.

4- Início tardio da atividade esportiva - a má adequação, aliada à perda de água, que ocorre fisiologicamente após a terceira década, determina condições desfavoráveis para o início de atividade física após os 35-40 anos.

5- Esforço constante e repetido- o tendão é um teclado mal vascularizado, tendo limites ao realizar as suas trocas metabólicas. A constância, aliada ao movimento repetido, impede uma correta adequação metabólica do tendão.

6- Alterações anatômico-estruturais - pacientes portadores de desvios angulares ou torcionais dos membros inferiores exigirão maior esforços da estrutura músculo-tendínea para a realização do movimento.


Ginástica Laboral como ação preventiva no trabalho

Posted: 29 Jul 2011 02:14 AM PDT

Fazer ginástica no ambiente de trabalho não significa malhação, perda de peso ou ganho de massa muscular. A Tecmedia adota a Ginástica laboral (ginástica dentro da empresa) desde 2006. O momento descontrai, previne lesões e integra a equipe.

Os colaboradores desenvolvem os exercícios diariamente. O expediente, que começa às 8h, é iniciado com alongamentos, movimentos marcados e dirigidos à prevenção, especialmente a Lesões por Esforços Repetitivos (LER). A empresa, que atua no ramo de desenvolvimento web, usa o computador como principal ferramenta de trabalho. Por isso, há o cuidado em prevenir doenças causadas pelo uso rotineiro do equipamento.

Legenda: Na foto, a equipe da Tecmedia pratica a Ginástica Laboral.

Resultados e novas ações

Após completar um ano da aplicação da atividade, os colaboradores afirmam que a GL (Ginástica Laboral) é uma grande aliada, não só pela prevenção. "Além de ser uma ocasião onde os colaboradores praticam exercícios de alongamento, a ginástica laboral é um momento de distração e divertimento entre os colaboradores", afirma a programadora web, Sheyla Fernandes. A colaboradora faz ressalvas ao tempo dos exercícios, que atualmente é de 10 minutos. "Acredito que com o aumento do tempo de duração e com a aplicação de novos exercícios, ela será melhor aproveitada e seu efeito será mais imediato," argumenta.

O diretor, Eder Cachoeira, justifica que a empresa investe na qualidade e conforto da equipe e, até o final de 2007, espera implantar novas ações que promovam o bem-estar de seus funcionários.
"Estudamos a possibilidade de disponibilizar um profissional da área da saúde para oferecer massagens relaxantes". Segundo ele, a prevenção deve ser incrementada com o uso de equipamentos ergonômicos. "Além de medidas preventivas como a ginástica, também utilizamos em todos os computadores apoios para os pés e o monitor", complementa.

Benefícios

  • Trabalha a reeducação postural,
  • Alivia o estresse,
  • Diminui o sedentarismo;
  • Aumenta o ânimo para o trabalho;
  • Promove a saúde e uma maior consciência corporal;
  • Aumenta a integração social;
  • Melhora o desempenho profissional;
  • Diminui as tensões acumuladas no trabalho;
  • Previne lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
  • Diminue a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.
Fonte: UOL

História

A Atividade Laboral surgiu em 1925 como ginástica de pausa para operários, inicialmente na Polônia, depois na Holanda, Rússia, Bulgária, Alemanha Oriental e em outros países, na mesma época. No Japão foi implantada pela 1ª vez em 1928 com os trabalhadores do correio.

Após a Segunda Guerra Mundial, o programa se espalhou por todo o país, e hoje, mais de um terço dos trabalhadores japoneses exercitam-se diariamente, tendo obtido como resultados, em 1960, a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria do bem-estar geral dos trabalhadores.

No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901.

Fonte: Site Cooperativa do Fitness