EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA

Este blog é a continuação de um anterior criado pelo Professor William( http://wilpersilva.blogspot.com/) que contém em seus arquivos uma infinidades de conteúdos que podem ser aproveitados para pesquisa e esta disponível na internet, como também outro Blog o 80 AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ ) que são conteúdos aplicados pelo Professor no seu cotidiano escolar.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

publicado em 23/08/2010 - William Pereira da Silva

PORTAL EDUCAÇÃO FÍSICA

 PortalEducaçãoFísica 
GLOSSÁRIO TÉCNICO: Luta Livre e Greco-romana  

 PortalEducaçãoFísica 
 ajuda as crianças a ter disciplina e boas notas na 

 PortalEducaçãoFísica 
Mapas tridimensionais mostram conexões do 

 PortalEducaçãoFísica 
Estudos associam doenças e aspectos psicológicos a características físicas 

 PortalEducaçãoFísica 
 infantil: Orientações para melhorar a qualidade dos lanches 


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO FISICA VIA TWITTER

Educação Física
Video: Alongamento de membros superiores
 
PortalEducaçãoFísica
Conheça nosso quadro de discussões via Facebook, participe do topico e :
 
Educação Física
Video: Como funciona o sistema respeiratorio
 
Educação Física
RT @ Ganhe 1 DVD de FISIOTERAPIA na ATM. Serão 2 dvds. Seja seguidor do @ e RT essa mensagem
 
 
 
 
 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GOOGLE CULTURA CORPORAL

Novo status para a expressão corporal

No jargão da disciplina, a influência da memória impressa no corpo e nos movimentos do aluno é a chamada cultura corporal. Algumas manifestações dessas inf ...
revistaescola.abril.com.br/.../novo-status-expressao-corporal-423950.shtml

[PDF]

Educação, lazer e cultura corporal

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de ACR Leiro - Artigos relacionados
Educação e cultura corporal como desafios contemporâneos ... encontramos as culturas corporais que, para além de um conceito, envolvem práticas ...
www.grupomel.ufba.br/.../educacao_lazer_e_cultura_corporal.pdf  

Cultura corporal e Educação Física: elementos para uma re ...

de RA Monteiro - Artigos relacionados
Cultura corporal e Educação Física: elementos para uma re-significação da prática docente. Rildevania Alves Monteiro y Adalberto dos Santos Souza.
www.efdeportes.com/.../cultura-corporal-e-educacao-fisica-re-significacao-da-pratica- 

[PDF]

REFLEXÕES SOBRE A CULTURA CORPORAL


Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
19 nov. 2006 ... entre a cultura e a natureza. Vou falar, portanto, da cultura corporal na perspectiva radical das Ciências Sociais, apoiada em estudos meus ...
www.rc.unesp.br/ib/efisica/def2006/artigoleila.pdf - Similares

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

COLUNISTAS DO PORTAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

PORTAL EDUCAÇÃO FÍSICA

PortalEducaçãoFísica
No nosso canal Downloads, veja esse e outros tipos de Contratos de Trabalho!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PORTAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

PortalEducaçãoFísica
pode assumir o cargo de Responsável Técnico?

PortalEducaçãoFísica
O de sucesso deve procurar sempre trabalhar com uma equipe multidisciplinar, dentre eles o nutricionista é muito importante

PortalEducaçãoFísica
Novas descobertas sobre os caminhos para a
 
PortalEducaçãoFísica
Conhece a síndrome da abstinência do ?
 

domingo, 21 de novembro de 2010

LIVROS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

LIVROS DIDÁTICOS  PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
William Pereira da Silva
Com as mudanças ocorridas na educação nos últimos anos, a disciplina Educação Física também teve suas alterações, uma delas foi a implementação das aulas nos horários normais, juntamente com outras disciplinas. Temos de ministrar conteúdos  teóricos em todos os anos do ensino fundamental. Até aí tudo bem, entretanto um fator nos leva a uma interrogação e nos coloca em xeque mate, pelo menos em nossa realidade. Acontece que do 6º ao 9º anos não existem livros didáticos  seqüenciados dos conteúdos a serem ministrados em cada ano, orientando os professores qual deve ser a matéria dada para cada faixa etária de alunos e nos 6º, 7º, 8º e 9º anos, simplesmente não se conhece nenhuma editora que tenha lançado  tais livros para os professores de Educação Física ter livros didáticos igualmente as outras disciplinas. Isso gera insegurança e incertezas como devemos aplicar os conteúdos ano após ano. Existem documentos em alguns Estados que orientam os professores dando um programa para cada ciclo, ainda os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física que indicam objetivos, estruturas, sínteses, organização de conteúdos, orientações didáticas que norteiam como deveríamos atuar nestes ciclos, mas não resolve o problema.
A literatura oferecida na Educação Física é ampla e vasta, principalmente no que se refere às modalidades esportivas, recreação, fitness, danças, ginásticas, etc. Não temos deficiência ao pesquisar qualquer assunto na área, seja em livros, revistas, apostilhas e internet, há uma infinidade de conteúdos a nossa disposição, porém a dificuldade de seqüenciar os temas para oferecer um método correto  as faixas etárias e séries com os objetivos gerais do ensino fundamental e conteúdo seqüenciados para os ciclos da área não esta ao nosso alcance.
Leciono em duas escolas públicas no ensino fundamental do 6º ao 9º anos, duas realidades distintas, que requerem planejamentos e aplicação de conteúdos diferentes e diversificados, numa dou aulas em horário oposto ao de aula normal e as atividades geralmente são com atividades praticas com aulas de modalidades esportivas, recreação, ginástica, tem ginásio de esporte, muito espaço externo, quadra de areia de vôlei e tantos outros recursos e não tenho de obedecer a um padrão diferente para cada ano. Na outra as aulas são mais teóricas devido ao horário das aulas serem em momentos de temperaturas altas e não tenho como levar os alunos ao pátio, ficando restrito ao espaço da sala de aula que não é suficiente para em 80 aulas anuais satisfazer as exigências de colocar a turma em atividades de movimentos corporais em geral. Alguma turma que tem as aulas nos últimos horários e a temperatura é mais amena vamos ao pátio jogar futebol, voleibol e ter aulas de recreação além das aulas teóricas.
O cerne da questão é. Como ensinar os vários ciclos do ensino fundamental sem ter livros didáticos com conteúdos teóricos, respeitando as diversas faixas etárias dos alunos como também uma seqüência lógica dos conteúdos. O que se deve ministrar no 6º ano num ano letivo e dar seqüência no 7º ano e assim subseqüente os demais anos?
Neste ano apliquei conteúdos idênticos para todas as turmas do sexto ao nono ano, com metodologia diferenciada respeitando o nível de compreensão de cada uma, por exemplo, no sexto ano ensinei sobre a história da educação física com conteúdo resumido e explicação mais detalhada, entretanto no nono ano o assunto foi mais extenso e sugerido uma pesquisa na internet e assim foi feito em relação às outras turmas e outros assuntos.
Sugiro as secretarias de educação, editoras, estudiosos, pesquisadores e escritores, para elaborarem livros didáticos para Educação Física como é editado para as outras disciplinas em todos os ciclos do ensino fundamental e ensino médio.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A NOVA DIETA DOS NUTRI-CHATOS


Artigonal
Adorei o título! :) "A Nova Dieta dos Nutri-Chatos" via @

BALÉ DA CHINA

Capital Comunicação
por painelbrasiltv
O Balé da China leva uma mensagem de paz e confraternização e se apresentou em mais de 20 países da Ásia, Europa e Américas.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A EDUCAÇÃO FÍSICA, OS MOVIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS

A Educação Física, os movimentos e seus benefícios

Por William Pereira da Silva 

Os movimentos corporais estão presentes na vida mesmo antes do nascimento, eles são parte integrante do nosso ser. Da mesma forma que precisamos do alimento, da água, de carinho, amor e afeto, necessitamos dos movimentos para nossa sobrevivência. A criança utiliza os movimentos para suprir suas necessidades básicas e é através deles que medimos o progresso da criança. Na idade pré-escolar a criança é um ser dinâmico, cheio de indagações espontâneas e com múltiplas habilidades físicas, sua habilidade motora é utilizada para a expansão do seu desenvolvimento global.

Os movimentos possibilitam uma maior proximidade com o mundo da criança, melhora a condição física e de saúde, ajudam a desenvolver o comportamento cognitivo e afetivo-social. A imagem corporal, a auto-estima, o conceito que ele terá sobre seu corpo será dado em maior parte pelos movimentos. Do zero aos sete anos toda educação da criança é feita através dos movimentos, ela tem necessidade de exercitar os músculos, reforças a estrutura óssea, desenvolver os pulmões, enriquecer o sangue, harmonizar as conexões nervosas... o exercício através dos movimentos é para criança tão indispensável quanto à alimentação. Daí se pode sentir a importância que a EDUCAÇÃO FÍSICA tem como disciplina e o que ela de trás benefícios para o desenvolvimento das crianças e do ser humano em geral.

É inconcebível a forma como a Educação Física é tratada nas escolas públicas e em muitas escolas particulares, não é dada a devida importância que ela tem por trabalhar a corporeidade através dos movimentos, pouco, muito pouco é investido em recursos humanos e financeiros para o desenvolvimento pleno das atividades da EDUCAÇÃO FÍSICA. Existe uma política errada de incentivar somente as modalidades esportivas e esquecer a grande maioria dos alunos que necessitam dos movimentos através da dança, artes marciais, ginástica, natação, caminhada, corridas, jogos e recreação. Quando trabalhamos somente as modalidades esportivas estamos fazendo uma grande exclusão da maioria que não tem habilidades motoras e é essa maioria que realmente necessita das atividades físicas para seu desenvolvimento global.

Os benefícios que a EDUCAÇÃO FÍSICA trás através dos movimentos são numerosos e podemos ver que eles atuam nos comportamentos humanos sejam ele cognitivo (operações mentais), o afetivo-social (sentimento e as emoções) e o principal o comportamento motor (fazem parte todos os movimentos). Em seguida veremos todos os benefícios que os movimentos trazem para os diversos sistemas que compões o corpo humano seja ela criança, jovem ou adulta.

No sistema muscular os movimentos dão aos músculos mais força, agilidade, flexibilidade, resistência, elasticidade, coordenação motora, equilíbrio e alongamentos. No sistema Nervoso harmoniza as conexões nervosas dando mais relaxamento, evitando o stress, a fadiga, a ansiedade e a depressão promovendo hábitos salutares de alimentação e higiene. No sistema circulatório tem a diminuição da freqüência cardíaca em repouso ou em movimento, o aumento das cavidades do coração com maior volume de ejeção de sangue nas veias e artérias evitando entupimentos e possíveis infartos. No sistema respiratório o aumento na capacidade da respiração levando maior volume de ar aos pulmões e conseqüentemente oxigênio mais puro para o sangue alimentando melhor as células e todo organismo, fortalecimento dos alvéolos evitando doenças e como terapia em várias doenças cardiorrespiratórias e maior capacidade aeróbica No sistema esquelético reforça toda estrutura óssea evitando no futuro a osteoporose.

Muitos são os benefícios que os movimentos trazem para um melhor desenvolvimento e desempenho do nosso corpo como os tratamentos na fisioterapia em recuperação de movimentos perdidos, na gravidez os movimentos adequados ajudam a mulher a ter melhor desempenho no parto, além de fortalecer as paredes abdominais dando maior rigidez evitando a chamada "barriga dágua", melhora o desempenho sexual, o cérebro passa a ter maior irrigação melhorando os pensamentos, a prática da ginástica, dança, natação diminui o interesse aos vícios das drogas e do álcool, melhora a estética do corpo, dando maior rigidez à pele, seios, nádegas, melhorando o tônus muscular.

Com a prática dos exercícios físicos teremos um coração mais vigoroso, artérias livres de gorduras, articulações azeitadas, níveis de açúcar normais, equilíbrio hormonal, sono mais tranqüilo, pressão normal, bom humor, postura correta, melhora da auto-estima, mais fôlego, as mulheres passam a ter mais alívio da TPM, mamas protegidas contra câncer, nos homens a próstata mais protegida, os dois passam a ter mais entusiasmo no sexo, memória mais afiada, ossos mais fortes e sistema imunológico reforçados.

Temos de ter em mente que a modernidade com toda sua tecnologia significou um retrocesso para os movimentos corporais e que o sedentarismo potencializa as ameaças de saúde para o ser humano. Na revista veja de dezembro, 2003, diz que a inatividade física está relacionada a 35% das doenças cardiovasculares fatais, a 35% dos óbitos por diabetes e a 32% das mortes por câncer de cólon. Cerca de Dois milhões de pessoas morrem por ano, no mundo todo, em decorrência do sedentarismo.

É hora dos poderes públicos atentarem para fazer valer a lei e colocar para funcionar A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, conscientizando diretores, supervisores, orientadores, coordenadores, professores em geral, que precisam pesquisar, estudar, compreender que a disciplina educação física é importante e deve ter destaque com mais investimentos, espaço e material dentro do contexto escolar valorizando mais os professores de EDUCAÇÃO FÍSICA.

O CORPO HUMANO É UMA MÁQUINA PROGRAMADA PARA O MOVIMENTO. MUITO MOVIMENTO. O CORPO HUMANO, DEFINITIVAMENTE, NÃO FOI PROGRAMADO PARA FICAR PARADO.